Artigos Científicos

Aspectos afetivos e o desempenho acadêmico de escolares

Adriana Vilela Jacob; et al

8 de junho de 2015

Psic.: Teor. e Pesq. vol.15 no.2 Brasília maio/ago. 1999

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37721999000200008 

ARTIGOS

 

 

Aspectos afetivos e o desempenho acadêmico de escolares*

 

Affective behavior and academic achievement

 

 

Adriana Vilela Jacob1; Sonia Regina Loureiro; Edna Maria Marturano; Maria Beatriz M. Linhares; Vera Lúcia Sobral Machado

Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto

 

 


RESUMO

Objetivou-se caracterizar através do Desenho da Casa-Árvore-Pessoa (HTP) e do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC) o funcionamento afetivo de 50 crianças com idade entre 8 e 12 anos, de ambos os sexos, com nível intelectual médio. Elas foram distribuídas em dois grupos de 25 sujeitos, um deles com atraso escolar, e o outro grupo apresentando desempenho escolar satisfatório e idade compatível à série cursada. Observou-se através destas técnicas que o rendimento escolar rebaixado nas crianças do grupo com atraso escolar pareceu relacionado a sentimentos de fracasso e a uma auto-imagem depreciativa. No grupo de crianças sem atraso escolar predominou, uma melhor utilização dos recursos intelectuais e afetivos, contudo associado a elevado nível de exigência. O estudo das variáveis afetivas e sua associação ao rendimento escolar puderam favorecer uma compreensão mais aprofundada da maneira como as crianças estão experimentando esta etapa do desenvolvimento.

Palavras-chave: rendimento acadêmico; dificuldade de aprendizagem; técnicas projetivas.


ABSTRACT

Using the House-Tree-Person Drawing (HTP) and the Color Pyramid Test (CPT) we aimed at characterizing the affective behavior of 50 children of average intellectual level, male and female, aged from 8 to 12 years. Two groups of 25 subjects each were formed: one presenting school delay and another with satisfactory school performance and age compatible with school grade. The used techniques showed that low school performance among the children with school delay seemed to be related to feelings of failure and a low self-esteem. In the group with no school delay prevailed a better use of affective and intellectual resources, but associated to high demand. The study of affective variables and their association with school performance lead to a deeper understanding of the way the children are experiencing their developing stage.

Key words: academic achievement; learning disabilities; projective personality measures.


 

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* Trabalho desenvolvido como o apoio financeiro da FAPESP. Parte deste material foi apresentado na Dissertação de Mestrado: Crianças com atraso escolar: avaliação psicológica através do HTP e TPC, pela primeira autora, sob orientação da segunda. As demais autoras foram bolsistas de um projeto integrado do CNPq. 
1 Endereço: Rua João José Rofrigues de Moraes, 312, City Ribeirão. CEP: 14021-340 Ribeirão Preto ¾ SP. E-mail: oacintra@keynet.com.br 
2 Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Este Ambulatório presta atendimento psicopedagógico às crianças referidas pela rede de saúde.

 


Artigo original:

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