Psiquiatra Infantil

Artigos Científicos

Buscar artigo:

   

Procure pelos seguintes campos: Título, autor e conteúdo

Busca Avançada



Indicadores cognitivos, lingüísticos, comportamentais e acadêmicos de pré-escolares nascidos pré-termo e a termo

Christyne Gomes Toledo de Oliveira; et al
19 de janeiro de 2015
Este estudo comparou o desenvolvimento de crianças, aos cinco anos de idade, nascidas prematuras e com baixo peso (PTBP), com crianças nascidas a termo (AT), avaliando-se indicadores acadêmicos (IAR), comportamentais (CBCL-1½-5 anos), linguísticos (LAVE-expressiva; TVIP-receptiva) e cognitivos...


Insatisfação com a imagem corporal e relação com estado nutricional, adiposidade corporal e sintomas de anorexia e bulimia em adolescentes

Cilene Rebolho Martins; Andreia Pelegrini; Silvana Corrêa Matheus; Edio Luiz Petroski
7 de dezembro de 2010
O objetivo deste artigo é Identificar a prevalência de insatisfação com a imagem corporal e de sintomas de anorexia e bulimia em adolescentes do sexo feminino da cidade de Santa Maria (RS) e verificar a associação da insatisfação com a imagem corporal com estado nutricional, adiposidade corporal...


Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar

Cilene Ribeiro de Sá Leite Chakur
8 de junho de 2015
O artigo aborda as relações entre a Psicologia e a Educação, tomando especialmente a perspectiva psicogenética, cujas teorias enriquecem tanto a Psicologia quanto a Educação. Apresenta, inicialmente, breve histórico dos estudos psicológicos do desenvolvimento humano, salientando as várias fases pela...


Psicologia Escolar e a formação continuada em serviço: encurtando distâncias entre teorias e práticas

Claisy Maria Marinho-Araujo; Marisa Maria Brito da Justa Neves
21 de outubro de 2014
Este artigo tem como objetivo apresentar ações ligadas à formação continuada em serviço de psicólogos escolares da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal...


Divagações a partir de um congresso: um olhar crítico sobre os

Clarisse Rinaldi Salles de Santiago;Rodrigo Pedalini Borges Pires
23 de outubro de 2008
Quando um Congresso Brasileiro de Psiquiatria precisa intitular-se "A Psiquiatria para a pessoa" fica a pergunta: e para quem mais ela seria?...


O Desafio das Línguas - Da má gestão ao bom senso

Claude Piron
23 de setembro de 2009
Para enfrentar os inúmeros problemas causados pela barreira das línguas, nossa sociedade se vale de paliativos que levam a resultados de precária qualidade. O autor, com uma sólida e bem documentada argumentação, aborda a questão da comunicação lingüística internacional como um consultor incumbido...


Versão abreviada do WISC-III: correlação entre QI estimado e QI total em crianças brasileiras

Claudia Berlim de Mello; et al
19 de janeiro de 2015
Com o objetivo de correlacionar o QI Estimado com o QI Total, quatro bancos de dados do WISC III de 207 crianças foram associados: 1) crianças com desenvolvimento típico; 2) crianças com diagnóstico do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; 3) crianças referenciadas por dificuldades de...


Desempenho operatório de crianças com queixas de desatenção e hiperatividade em jogos eletrônicos baseados em provas Piagetianas

Claudia Broetto Rossetti; et al
16 de maio de 2016
Realizou-se uma avaliação operatória em contexto virtual de 16 crianças entre sete e 10 anos com queixas de desatenção e hiperatividade por meio dos jogos eletrônicos "Zona Trash 3" e "Protocolos", construídos a partir de provas Piagetianas clássicas. Solicitou-se às pedagogas de uma escola pública...


O desenvolvimento da escrita nos anos pré-escolares: questões acerca do estágio silábico

Cláudia Cardoso-Martins; Marcela Fulanete Corrêa
4 de março de 2015
O presente estudo investiga a evolução da escrita em uma amostra de 20 crianças em idade pré-escolar. A habilidade de escrever palavras foi avaliada de seis em seis meses, por um período de aproximadamente dois anos...


A relação entre o processamento fonológico e a habilidade de leitura: evidência da síndrome de Down e da síndrome de Williams

Cláudia Cardoso-MartinsI; Juliane Ribeiro da SilvaII
15 de setembro de 2009
O presente artigo apresenta uma avaliação dos resultados de estudos que investigaram a relação entre o processamento fonológico e a habilidade de ler palavras em dois distúrbios do desenvolvimento: a síndrome de Down (SD) e a síndrome de Williams (SW). Os resultados sugerem que, como crianças sem...



Total de artigos: 954
Página 18 de 96
Exibindo 10 artigos por página
O portal Psiquiatria Infantil.com.br já recebeu

46.988.893 visitantes