Psiquiatra Infantil

Artigos Científicos

Buscar artigo:

   

Procure pelos seguintes campos: Título, autor e conteúdo

Busca Avançada



O uso de medidas intelectuais na análise do monitoramento metacognitivo de crianças

Marília Zampieri; Patrícia Waltz Schelini
19 de janeiro de 2015
O monitoramento metacognitivo é uma das habilidades compreendidas pela metacognição. É avaliado utilizando-se instrumentos de autorrelato ou pela formulação de julgamentos...


Caracterização da comunicação entre progenitores e filhos em idade escolar: estudo com uma amostra portuguesa

Alda Marques Portugal; Isabel Marques Alberto
19 de janeiro de 2015
A comunicação parento-filial é uma dimensão central do exercício da parentalidade. O objetivo do presente estudo foi identificar e comparar as percepções de 467 progenitores e 329 crianças (entre 7 e 11 anos) sobre a comunicação parento-filial, através da Escala de Avaliação da Comunicação na Paren...


Sentimentos empáticos em crianças, adolescentes e adultos

Leonardo Rodrigues Sampaio; et al
19 de janeiro de 2015
O objetivo deste trabalho foi avaliar se os tipos de sentimentos empáticos variam em função da faixa etária...


Estudo de validação e fidedignidade de escalas de silhuetas brasileiras em adolescentes

Maria Fernanda Laus; et al
19 de janeiro de 2015
Objetivou-se avaliar a validade de construto e a fidedignidade das escalas de silhuetas de Kakeshita (2008) em adolescentes brasileiros...


Variáveis Psicossociais e Desempenho em Leitura de Crianças de Baixo Nível Socioeconômico

Luciane da Rosa Piccolo; et al
19 de janeiro de 2015
Este estudo longitudinal investigou a contribuição de fatores psicossociais para o desempenho em leitura de crianças. Participaram 59 mães e seus filhos aos 4 meses, 2, 5-6 e 9-11 anos...


Efeitos de uma Intervenção na Abordagem Fônica em Alunos com Dificuldades de Alfabetização

Maria Inês de Souza Vitorino Justino; Sylvia Domingos Barrera
19 de janeiro de 2015
Este estudo buscou avaliar os efeitos de uma intervenção baseada na utilização de abordagem fônica associada ao desenvolvimento da consciência fonológica, em alunos com graves defasagens na alfabetização...


A estrutura fatorial do Teste de Criatividade Figural Infantil

Tatiana de Cássia Nakano; Ricardo Primi
19 de janeiro de 2015
Com o objetivo de investigar evidências de validade do Teste de Criatividade Figural Infantil, instrumento que visa avaliar 12 características criativas (Fluência, Flexibilidade, Elaboração, Originalidade, Expressão de Emoção, Perspectiva Incomum, Perspectiva Interna, Fantasia, Movimento, Uso de Con...


Competência social, inclusão escolar e autismo: um estudo de caso comparativo

Síglia Pimentel Höher Camargo; Cleonice Alves Bosa
19 de janeiro de 2015
A presente pesquisa analisou o perfil de competência social (CS) de uma criança pré-escolar com autismo, na escola comum comparado a uma criança com desenvolvimento típico e investigou a influência do ambiente escolar (sala de aula ou pátio) no perfil de CS de ambas...


Direitos sexuais e reprodutivos na escola: avaliação qualitativa de um estudo piloto

Sheila Giardini Murta; et al
19 de janeiro de 2015
Este artigo descreve a avaliação de um programa preventivo para adolescentes, professores e familiares, focado em direitos sexuais e reprodutivos, resiliência e habilidades sociais assertivas...


Adolescência e jovem adultícia: crescimento pessoal, separação-individuação e o jogo das relações

Catarina Pinheiro Mota; Magda Rocha
19 de janeiro de 2015
O presente artigo procura problematizar a importância das dinâmicas relacionais no crescimento pessoal. Tendo como ponto de partida a teoria da apego, o desenvolvimento pessoal é pautado por processos de separação-individuação; são estes os processos que permitem a construção de um sentido de autono...



Total de artigos: 954
Página 22 de 96
Exibindo 10 artigos por página
O portal Psiquiatria Infantil.com.br já recebeu

46.950.978 visitantes