http://www.psiquiatriainfantil.com.br/congressos/uel2007/048.htm | 
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Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2
 
EDUCAÇÃO ESPECIAL A DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Andréa Tonini
José Luiz Padilha Damilano
Vera Lucia Marostega
Universidade Federal de Santa Maria – RS
RESUMO
A UFSM vem ofertando Cursos de Formação de Professores para atuar na Educação Especial a 
mais de quatro décadas, sendo que a partir de 2005 introduziu-se a modalidade de educação a 
distancia para essa formação, por meio de um projeto piloto implementado na região centro-oeste 
do Rio Grande do Sul, especificamente nos municípios de Bagé, Santana do Livramento e 
Uruguaiana. Em cada município foram ofertadas quarenta vagas a serem preenchidas mediante o 
processo de vestibular. O Curso de Graduação a Distância de Educação Especial tem com ênfase 
três categorias das necessidades educacionais especiais para formação: surdez, déficit cognitivo e 
dificuldade da aprendizagem. Tendo como objetivo geral formar professores a distância para a 
Educação Especial, curso de Licenciatura, Graduação Plena, em nível superior, para atuar na 
Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas diferentes modalidades da Educação 
Especial, usando tecnologias de comunicação e informação em diferentes ambientes educacionais. 
O Curso está no quarto semestre e teve como evasão um índice considerado significativamente 
baixo em se tratando da modalidade de educação a distância. Avaliamos que a construção de 
conhecimentos dos alunos a cada semestre torna-se mais autônoma em um processo cada vez mais 
complexo, crítico, reflexivo e multidisciplinar. O Curso de Graduação a Distância de Educação 
Especial está provocando espaços de discussão e atuação dos acadêmicos em ambientes 
educacionais inclusivos nas comunidades pólos, por meio das atividades práticas relacionadas às 
disciplinas e com isso transformando a realidade local. 
Introdução
A evolução e a transformação da sociedade, especialmente a brasileira, coloca a necessidade de 
pensar a educação como um processo no qual as diferentes situações possam oportunizar uma 
melhoria da qualidade de vida para todos, assim como um sistema educativo preparado para dar 
conta de toda a demanda escolar existente hoje. Toda a humanidade constitui-se de pessoas 
diferentes nas suas concepções e modelos, porém iguais em direitos e responsabilidades.
Assim, com essa realidade presente, é reveladora a necessidade de a Educação Especial repensar a 
prática até então implementada com os alunos que tem necessidades educacionais especiais, bem 
como com a formação dos professores que irão atuar com essas crianças, jovens e adultos que por 
um motivo estão limitados em suas expectativas ou capacidades de integrarem-se socialmente, 
incluírem-se na escola e de serem produtivos economicamente.
Estamos diante da modificação dos fundamentos legais para a formação de professores, 
especialmente no que trata a Resolução CNE/CEB n° 02 de 11 de setembro de 2001. Esse 
documento recomenda a necessidade de trabalho pedagógico específico com as pessoas que tem 
necessidades especiais. O Curso de Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de 
Santa Maria, fundamentado no resultado do trabalho de ensino, pesquisa e extensão que vem 
desenvolvendo, também se identificou com a necessidade de rever seu modelo de formação de 
professores e prover as alterações devidas em seu Currículo e modalidade.
Método
Como o processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais é uma 
prática que se pretende efetivar e consolidar acreditamos, que o Curso de Educação Especial 
deverá reestruturar-se para atender este paradigma educacional, consoante as tendências mundiais, 
inclusive na forma de educação a distância.
As Universidades públicas brasileiras localizadas nos grandes centros têm desfavorecido o acesso 
de grande parcela da população brasileira. Essa situação tem reflexo na formação do professor, que 
não tendo oportunidade de se deslocar aos centros de formação fica sujeito a freqüentar Cursos 
Superiores pagos, quando é possível. Surge assim, uma nova possibilidade de formação de 
professores, com uma abrangência que vai além dos limites geográficos daqueles que pretendem 
essa formação, isto é, sem que haja a necessidade de deslocamento aos centros formadores, que é 
a modalidade de educação a distância.
Com a urgência e necessidade de formar educadores críticos e reflexivos visando à criação de 
ambientes realmente inclusivos, percebemos a educação a distância como uma alternativa para a 
formação desses profissionais. Assim, por meio desse ambiente, pode-se criar uma rede de 
aprendizagem na qual, formadores, mediadores e cursistas interajam constantemente, tornando 
possível ampliar os conceitos relacionados ao currículo proposto, desenvolver competências, 
habilidades, atitudes e hábitos relativos ao estudo, à profissão e à sua própria vida, de forma 
significativa e contextualizada. Nesse sentido, esse Curso buscará transformar os educadores e seus 
respectivos alunos em autores e construtores ativos de seu próprio conhecimento com o uso da 
tecnologia.
A UFSM vem ofertando Cursos de Formação de Professores para atuar na Educação Especial a 
mais de quatro décadas, sendo que a partir de 2005 introduziu-se a modalidade de educação a 
distancia para essa formação, por meio de um projeto piloto implementado na região centro-oeste 
do Rio Grande do Sul, especificamente nos municípios de Bagé, Santana do Livramento e 
Uruguaiana. Em cada município foram ofertadas quarenta vagas a serem preenchidas mediante o 
processo de vestibular. 
O Curso de Graduação a Distância de Educação Especial tem com ênfase três categorias das 
necessidades educacionais especiais para formação: surdez, déficit cognitivo e dificuldade da 
aprendizagem. Tendo como objetivo geral formar professores a distância para a Educação Especial, 
curso de Licenciatura, Graduação Plena, em nível superior, para atuar na Educação Infantil e Anos 
Iniciais do Ensino Fundamental nas diferentes modalidades da Educação Especial, usando 
tecnologias de comunicação e informação em diferentes ambientes educacionais.
Os objetivos específicos do Curso são:
- Proporcionar conhecimentos relacionados ao déficit cognitivo, à dificuldade de aprendizagem e à 
surdez a fim de subsidiar os graduandos para a atuação pedagógica e inclusão educacional da 
pessoa com necessidades especiais.
- Estimular por meio da interação a distância a ação-reflexão-ação como forma de perceber e 
intervir nas necessidades educacionais especiais dos alunos,  valorizando a educação inclusiva;
- Favorecer ações pedagógicas a distância nas diferentes áreas de conhecimento de modo 
adequado às necessidades especiais de aprendizagem, de acordo com o contexto do cursista;
- Propiciar a distância o domínio de métodos e técnicas pedagógicas que viabilizem a mediação de 
conhecimentos para os alunos nas etapas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino 
Fundamental nas modalidades de Educação Especial;
- Proporcionar vivências no contexto do cursista, visando o conhecimento da gestão escolar, nas 
instituições de ensino, desde os primeiros semestres do curso;
- Possibilitar um trabalho de campo, por meio de estágios no ambiente do cursista, nas etapas da 
Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas modalidades de Educação Especial;
- Proporcionar outras formas de construção do conhecimento por meio de mídias e tecnologias, tais 
como teleconferência, vídeoconferência, e ferramentas disponibilizadas pela plataforma a ser 
utilizada pelo curso.
A área de atuação prevista no curso é: docência em classes especiais ou escolas especiais que 
atendam alunos com dificuldades de aprendizagem, déficit cognitivo e surdez nas etapas da 
Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental; docência nos serviços de apoio 
pedagógico especializado dando suporte aos professores generalistas visando a inclusão de alunos 
que apresentem necessidades educacionais especiais nas etapas da Educação Infantil e anos iniciais 
do Ensino Fundamental, bem como nas demais modalidades de atendimento que permeiam essas 
etapas: em salas de recursos; em classes hospitalares; em ambiente domiciliar;  em serviços de 
orientação pedagógica por meio de serviço itinerante.
Para efetivação do Projeto Político Pedagógico bem como para o desenvolvimento do Currículo do 
Curso utilizamos das seguintes estratégias pedagógicas:
- Promoção das atividades de ensino, pesquisa e extensão que facilitem e complementem a 
formação, desenvolvendo projetos práticos (trabalho de campo) relacionados com as teorias 
estudadas;
- Implementação de projetos de estágio envolvendo professores orientadores da disciplina, 
mediadores pedagógicos/tutores e os orientadores presenciais, que serão desenvolvidos pelos 
cursistas no sistema de ensino adequado as demandas da Educação Especial, que está explicitado 
detalhadamente nas normas de estágio;
- Reflexão crítica durante as vivências das práticas pedagógicas desde o início do Curso, tendo 
contato com instituições de Educação Especial e Escolas Regulares de Ensino, nas disciplinas 
teórico-práticas, com orientação a distância por meio das ferramentas da plataforma e-proinfo e 
atividades previstas nos cadernos didáticos;
- O professor orientador da disciplina cria condições de aquisição de conhecimentos teórico-práticos em Educação Especial para os cursistas por meio da ação-reflexão-ação, 
em todas as 
atividades previstas no Curso.
- Recursos tecnológicos e metodologias que sejam facilitadoras da aprendizagem e desenvolvimento 
dos cursistas, como o caderno didático e as ferramentas da plataforma e-proinfo;
O Currículo tem uma parte flexível que possibilite a reflexão, através de Disciplinas Complementares 
de Graduação (DCGs), cujos temas ou conteúdos emergentes oportunizem o enriquecimento na 
formação dos cursistas. Estes temas surgem das necessidades percebidas pelos alunos ou sugeridos 
pelo Colegiado do Curso. Outra possibilidade que a parte flexível do Currículo contempla são as 
Atividades Complementares de Graduação (ACGs)  que possibilitem a participação dos cursistas 
em ações que deverão ser sistematizadas e aprovadas pelo colegiado do Curso tais como: 
participação em projetos, participação em eventos, publicações, entre outros, conforme lesgislação 
da UFSM.
A maioria das atividades a distância são desenvolvidas no ambiente virtual que tem como suporte a 
plataforma e-Proinfo.
Vale ressaltar que essa ferramenta possibilita o registro do desenvolvimento da aprendizagem do 
aluno e o acompanhamento quantitativo e qualitativo da sua participação no curso, favorecendo uma 
avaliação contínua e formativa sobre o processo de evolução do cursista por meio dos recursos a 
seguir: fórum de discussão, diário de bordo, chat ou bate-papo, biblioteca, agenda. 
A avaliação dos cursistas, em cada disciplina da matriz curricular, tem como base os recursos acima 
citados, e uma prova presencial semestral em cada disciplina, a ser realizada nos respectivos pólos. 
Os alunos devem alcançar média igual ou superior a sete (7,0) ao final do semestre, considerando 
todos os itens de avaliação, para ser aprovado na disciplina. Os alunos que não alcançam média 
sete submetem-se a uma avaliação final presencial - exame final. A nota mínima de aprovação neste 
caso é cinco (5,0), obtida pela média aritmética das notas da avaliação semestral e da avaliação 
final. Nas disciplinas reprovadas os alunos deverão ser re-matriculados conforme a disponibilidade 
de oferta do Curso.
A Coordenação do Curso é colegiada composta por: 
- um Coordenador Geral e uma Coordenadora Substituta  com as atribuições de administrar o 
Curso junto ao Sistema Acadêmico da Plataforma e-ProInfo, de implementar o Projeto Político 
Pedagógico do Curso, de presidir  as reuniões do Colegiado do Curso e providenciar as matrículas 
dos alunos. 
-uma Coordenadora Pedagógica e de oferta com as atribuições de administrar a oferta das 
disciplinas do Curso junto aos professores e tutores, de organizar o cronograma das atividades do 
Curso e deslocamento dos professores aos pólos para atividades presenciais e de enviar materiais 
aos pólos.
-uma Coordenação de Produção de Material com as atribuições de representar o curso junto a 
equipe multidisciplinar, como gestor desta produção, realizar a intermediação das relações e das 
atividades da equipe multidisciplinar: comissões de revisão, editoração, produção de multimeios e de 
direitos autorais, definir, distribuir e acompanhar os programas, cronograma de atividades, linha 
metodológica do Curso (tipo de material), orientações gerais da produção;
-acompanhar o fluxograma da produção do material e de receber os relatórios das 
atividades/cronograma dos professores conteudistas e de seus bolsistas e encaminhar para a 
coordenação do EAD.
-uma Coordenadora dos Pólos e Tutoria com as atribuições de coordenar a definição do número de 
tutores por disciplinas, de definir o perfil e seleção dos tutores junto a Coordenação geral do Curso, 
de organizar os relatórios dos tutores, de organizar a capacitação dos tutores, de coordenar as 
atividades dos tutores no Curso e de manter contato com os coordenadores dos pólos do Curso.
A estrutura dos Pólos está organizada da seguinte forma: Um Coordenador do Pólo, dois Tutores 
presenciais e um Técnico em informática. 
A estrutura física dos pólos e composta por um laboratório de informática, uma biblioteca, uma sala 
de aula e uma sala da coordenação e tutoria.
O sistema de tutoria abrange os presenciais e os a distância com funções distintas. Os  tutores que 
atuam a distancia nas disciplinas tem a função de acompanhar e auxiliar o desenvolvimento das 
atividades da disciplina,  verificar a participação dos alunos na disciplina, identificar os avanços e 
dificuldades dos alunos na disciplina a fim de subsidiar o professor,  manter o professor da disciplina 
informado permanentemente sobre o desenvolvimento das atividades e ser facilitador da interação 
com os alunos por meio dos recursos disponíveis na plataforma utilizada pelo Curso, como: agenda, 
bate-papo, e-mail, biblioteca, diário de bordo, aviso entre outros. Estes tutores são alunos da 
UFSM que estão cursando a graduação ou pós-graduação em educação. Para tanto, ter cursado e 
sido aprovado na disciplina a qual atua e um dos pré-requisitos para se tutor.   
Os tutores que atuam presencialmente nos pólos são responsáveis pela mediação entre aluno e 
ambiente virtual; não têm responsabilidade em termos de conteúdos das disciplinas e sim em termos 
de esclarecimentos dos recursos do e-proinfo para o desenvolvimento da disciplina; pela 
organização das atividades em grupo solicitadas pelos professores e tutores das disciplinas e demais 
atividades necessárias para o bom andamento do Curso. E, manter os alunos informados sobre a 
atualização da agenda e informações gerais sobre o Curso. Para tanto, os professores e tutores das 
disciplinas manterão contato diários com os tutores dos pólos. Estes tutores são alunos do Curso de 
Especialização a Distância em Educação Especial que está sendo ofertado pela UFSM, nos 
mesmos pólos.  
O curso está organizado por semestres e disciplinas totalizando oito semestres com carga horária 
total mínima a ser vencida de 2.865 horas. Desta forma para cada disciplina há um tutor à distância 
por pólo e um professor para atender os três pólos.
As disciplinas são desenvolvidas semanalmente por meio de atividades síncronas onde cada 
professor e seus tutores estão online em dia e horário da semana (de segunda a sexta-feira das 18h 
às 22h) predefinido pela coordenação, e se estende por todo o semestre. As atividades assíncronas 
os alunos desenvolvem postando nas ferramentas disponíveis no ambiente virtual determinadas pelo 
professor e seguindo uma agenda disponibilizada aos alunos no inicio de cada semestre.  
Além dos contatos semanais que o aluno mantém com seus professores e tutores, uma vez no 
semestre é realizada a aula presencial da disciplina no pólo e em outro momento a avaliação 
presencial da disciplina.
A faixa etária dos alunos ingressos no curso é de 19 a 55 anos de idade. A grande maioria dos 
alunos desempenha atividades profissionais, muitos deles como professores da rede municipal e 
estadual de educação.  
Por ser a primeira experiência na modalidade de educação à distância, professores envolvidos neste 
projeto piloto, optaram pelo uso do material didático impresso como suporte básico para o 
desenvolvimento das disciplinas. 
O material foi elaborado por uma equipe multidisciplinar formada por: uma coordenadora da 
produção do material, professores pesquisadores (conteúdistas), programadores visuais, comissão 
de revisão pedagógica e de estilo e de revisão textual. Participaram da elaboração dos conteúdos 
dos cadernos didáticos professores pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria, 
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina e da 
Universidade Estadual de Maringá. Foram produzidos quarenta e seis (46) cadernos didáticos 
correspondentes ao número de disciplinas do curso. 
Resultados e Discussão
O Curso está no quarto semestre e teve como evasão um percentual baixo: o pólo Bagé de 40 
alunos ingressos está com 39 alunos, o pólo Santana do Livramento de 40 alunos ingressos está 
com 38 alunos e o pólo Uruguaiana de 40 alunos ingressos está com 32 alunos. Portanto, 
consideramos tais índices significativamente baixos em se tratando da modalidade de educação a 
distância.
Em relação aos professores que atuam até o presente momento podemos inferir que as angústias e 
incertezas sobre a possibilidade de ensino e aprendizagem a distância foram minimizadas pelo fato 
de terem o apoio necessário relacionado a infra-estrutura do Curso que os subsidiavam por meio de 
cursos de capacitação, reuniões de professores com a coordenação colegiada, trabalhos semanais e 
sistemáticos com os tutores do curso e o permanente espaço dialógico entre os profissionais 
envolvidos no curso.
Sobre o uso do caderno didático impresso consideramos ser um recurso de apoio ao ambiente 
virtual que é a base para a mediação do professor responsável pela disciplina, tutores e alunos. 
Quanto ao uso do ambiente virtual consideramos que foi, para os alunos, inicialmente um processo 
complexo e desafiador, pois para muitos este foi o primeiro acesso ao computador.  Este recurso 
tecnológico utilizado com fins educacionais proporcionou a eles a inclusão digital ao mesmo tempo 
em que está proporcionando suas formações profissionais.  
Avaliamos que a construção de conhecimentos dos alunos a cada semestre torna-se mais autônoma 
em um processo cada vez mais complexo, crítico, reflexivo e multidisciplinar. 
O Curso de Graduação a Distância de Educação Especial está provocando espaços de discussão e 
atuação dos acadêmicos em ambientes educacionais inclusivos nas comunidades pólos, por meio 
das atividades práticas e extensionistas relacionadas às disciplinas e atividades do curso  e com isso 
transformando a realidade local. 
Referências Bibliográficas
-Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação à Distância de Educação Especial. 2005, 
UFSM – RS.  
-BRASIL, LDB. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em 
www.planalto.gov.br  
-CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 2, de 
11 de setembro de 2001: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na 
Educação Básica. Disponível em www.mec.gov.br