http://www.psiquiatriainfantil.com.br/congressos/uel2007/071.htm |
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Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2
A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO (TICS) NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM
NECESSIDADES ESPECIAIS
Elyrose Sousa Brito Rocha
Patrícia de Carvalho Nagliate
RESUMO
Um dos desafios atuais dos diversos profissionais, incluindo o enfermeiro, é conhecer e utilizar
as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como recurso na assistência e
educação. Para melhor compreender este aspecto em relação ao individuo com necessidades
especiais, realizamos um revisão integrativa da literatura norteada pela questão: “Qual a
importância do uso das TICs no desenvolvimento social e cognitivo de indivíduos com
necessidades especiais?”. A amostra final constou de 15 publicações selecionadas nas bases
LILACS, MEDLINE, SCIELO e GOOGLE SCHOLAR. Foram incluídos estudos das
diversas áreas relacionadas ao tem de periódicos nacionais e internacionais. Os resultados
apontam que as TICs são instrumentos que possibilitam mudanças na Educação Especial com
vista à inclusão sócio-cultural de indivíduos com necessidades especiais.
Introdução
O interesse em investigar sobre as tecnologias de informação e comunicação (TICs)
vem se intensificando entre profissionais de diversas áreas. Estudos mostram, cada vez mais, a
importância desse recurso no desenvolvimento de processos como, por exemplo, a educação
especial.
Um dos desafios atuais dos indivíduos que exercem diversas profissões, incluindo os
enfermeiros, é conhecer e utilizar a informática como recurso na assistência e educação em
saúde.
Para compreender melhor este aspecto em relação ao individuo portador de
necessidades especiais realizamos uma revisão de literatura norteada pela questão: qual a
importância do uso da informação no desenvolvimento social e cognitivo de indivíduos com
necessidades especiais?
Foram incluídos estudos de diversas áreas relacionadas ao tema, de periódicos
nacionais e internacionais, no período de 1996 à 2006.
Metodologia
Os principais objetivos da revisão de literatura são explorar e demonstrar resultados
de pesquisas sobre temas relevantes, porém, ainda não conhecidos suficientemente, com o fim
de fornecer auxílio à pesquisadores (GANONG, 1987).
Assim, o percurso metodológico deste estudo seguiu as seguintes etapas de acordo
com o modelo de Ganong (1987) adaptado por Poletti (2000).
1. Seleção da questão para revisão;
2. Seleção das pesquisas, na literatura encontrada, que fariam parte da amostra;
3. Identificação das características dessas pesquisas utilizando para
tanto instrumento
especifico;
4. Análise dos achados;
5. Apresentação e divulgação dos resultados.
As publicações que compõem a amostra desse estudo foram levantadas nas bases de dados
MEDLINE, LILACS, SCIELO e no site de busca GOOGLE SCHOLAR. Para acesso aos artigos,
utilizamos as palavras chaves: educação especial, tecnologia e informática.
Como critério de inclusão estabelecemos que fariam parte da amostra:
· artigos
publicados no período de 1996 à 2006;
· artigos
que continham aspectos do uso das tecnologias de informação e
comunicação relacionados ao desenvolvimento social e/ou cognitivo de indivíduos
com necessidades especiais.
Resultados
O total de pesquisas identificadas foi de 27. Destes 15 (60%) atenderam aos critérios
estabelecidos, constituindo a amostra deste estudo.
Figura 1 – Distribuição dos artigos de acordo com a base de dados (Ribeirão Preto, 2007).
Tabela 1 – Distribuição das publicações por ano no período de 1996 à 2006 (Ribeirão Preto, 2007).
Ano
|
N°
|
%
|
1996
|
-
|
-
|
1997
|
01
|
7
|
1998
|
01
|
7
|
1999
|
-
|
-
|
2000
|
02
|
13
|
2001
|
-
|
-
|
2002
|
03
|
20
|
2003
|
-
|
-
|
2004
|
02
|
13
|
2005
|
-
|
-
|
2006
|
06
|
40
|
- Média de 1,36 publicações por ano.
Tabela 2 – Distribuição das publicações segundo a fonte/título do periódico (Ribeirão Preto, 2007).
Fonte/Período
|
Freqüência
|
IV Congresso RSBSE, Brasília, 1998
|
01
|
Ciência da Informação
|
01
|
ETD – Educação Temática Digital,
Campinas
|
01
|
Mundo Saúde
|
02
|
Future Child
|
01
|
Interface – Comunicação, Saúde, Educação
|
01
|
XX Congresso Nacional da APAE
|
01
|
Research in Development Disabilities
|
01
|
Temas de desenvolvimento
|
01
|
Núcleo de Informática Aplicada à Educação
– NIED/UNICAMP
|
01
|
Stud Health Technol Inform.
|
01
|
Hawaii Med. J.
|
01
|
Claves en Psicoanalises y Medicina
|
01
|
Não Identificado
|
01
|
Total
|
15
|
Tabela 3 – Distribuição dos artigos segundo a titulação/profissão do primeiro autor (Ribeirão
Preto, 2007)
Titulação/Profissão
|
Freqüência
|
Doutora em informática na educação
|
01
|
Doutoranda em informática na
educação/Bacharel em biblioteconomia
|
01
|
Bacharel em sistemas de informação
|
01
|
Doutora/Engenheira industrial eletricista
|
01
|
Ed. D./Bryan professor of special education
technology
|
01
|
Doutoranda/Prog. de Educação PUC-SP
|
01
|
Professor titular do Centro Universitário
Adventista – SP
|
01
|
Psiquiatra e Psicanalista/Presidente do
Centro de Informática e Informação sobre
Paralisia Cerebral
|
01
|
Prof. Titular do Departamento de Psicologia
da Universidade de Heiden-Netherlands
|
01
|
Prof. Titular da Faculdade Assis Gurgacz
|
01
|
Psicóloga/Doutrora
|
01
|
Doutoranda do Instituto de Estudos da
Linguagem (IEL) – UNICAMP
|
01
|
Pesquisador Center for Technology in
Education – USA
|
01
|
Pesquisador Department of Medicine –
Medical Center/USA
|
01
|
Coordenadora de informática educativa da
Escuela Jaim N. Bialik
|
01
|
Total
|
15
|
Tabela 4 – Distribuição de freqüência dos artigos quanto à natureza do estudo (Ribeirão
Preto, 2007).
Natureza do Estudo
|
Freqüência
|
%
|
Reflezão teórica
|
06
|
40
|
Relato de experiência
|
02
|
15
|
Exploratório-descritivo
|
07
|
47
|
Total
|
15
|
100
|
Tabela 5 – Distribuição de freqüência dos artigos quanto ao tipo de necessidade especial
abordada (Ribeirão Preto, 2007).
Necessidade Especial
|
Freqüência
|
%
|
Geral
|
08
|
53
|
Deficiência visual
|
02
|
13
|
Crianças e adolescentes com
necessidades especiais
|
02
|
13
|
Paralisia cerebral
|
01
|
7
|
Deficiência auditiva
|
01
|
7
|
Autismo
|
01
|
7
|
Total
|
15
|
100
|
Os discursos dos artigos analisados são unânimes em considerar as tecnologias de
informação e comunicação como de vital importância para o desenvolvimento de pessoas
com necessidades especiais.
“...com o uso das TICs, é possível promover a inclusão social e digital das pessoas
com necessidades especiais.”
Um ponto abordado foi o uso da realidade virtual (ambientes virtuais) no auxílio ao
processo terapêutico de reabilitação de pessoas portadoras de deficiências como fobias,
esquizofrenias, lesões encefálicas e outros.
“...essa tecnologia vem se destacando nessa área por apresentar uma interface mais
atraente, gerando motivação por parte do paciente e, consequentemente, maior aceitação e
participação no tratamento.”
Alguns artigos chamam a atenção para algumas técnicas e alternativas de interfaces,
salientando-se o que deve ser usado ou o que deve ser evitado em um ambiente informatizado
de acordo com algumas deficiências.
Outros relatam a atividade de acesso e do uso das TICs, bem como, as dificuldades
encontradas por parte de pessoas portadoras de deficiência visual.
Outro ponto bastante abordado nos artigos é a importância de investimento na área,
ressaltando a necessidade de um trabalho conjunto entre pais, professores, administradores e
estudantes. Destacam o treinamento inadequado de professores e os custos elevados como
uma barreira do uso das TICs em salas de aula.
“...As mudanças na abordagem educacional através do projeto de informática na
educação potencializou o processo educacional com vistas à inclusão. Porém, pontuamos a
necessidade da participação dos demais elementos neste processo para a construção de uma
pedagogia diferenciada, que valorize todos os protagonistas, apresentando uma visão de
escola democrática que privilegie a formação dos cidadãos e a construção de competências,
possibilitando, assim, que a pessoa com necessidades especiais possa ser incluída na
sociedade do conhecimento.”
Conclusão
Acreditamos que a revisão da literatura constitui um meio que facilita o acesso aos
resultados de pesquisas a respeito de um determinado assunto, portanto, o presente trabalho
nos permite indicar aspectos relevantes sobre o tema, à saber: dificuldades e sucessos de
pessoas com necessidades especiais ao fazerem uso das TICs, aspectos que devem ser
usados ou evitados na construção de ambientes virtuais que serão utilizados por pessoas com
necessidades especiais, a importância do uso das TICs no processo de reabilitação, educação
e inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais e a necessidade de maiores
investimentos, apoio e incentivo ao uso das TICs em salas de aula.
Consideramos, também, que os resultados apontam a necessidade de maior
exploração do assunto por parte dos enfermeiros, a fim de que este grupo possa contribuir
com sua experiência. Acreditamos que aliar a pesquisa prática seja uma forma de viabilizar o
fortalecimento das profissões enquanto ciência. Portanto, pretendemos que o pesquisador
enfermeiro ocupe-se como o tema em questão, baseando seus estudos nas evidências,
enriquecendo o assunto com sua vivência e, consequentemente, produzindo progresso,
impacto e transformação, tanto na profissão de enfermeiro como no desenvolvimento,
aprendizagem, profissionalização, autonomia e inclusão das pessoas com necessidades
especiais.
Referencias Bibliográficas
Poletti
Ganong
Livros da federal