http://www.psiquiatriainfantil.com.br/congressos/uel2007/088.htm


Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2



A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA ATUAÇÃO DE PACIENTES COM SÍNDROME DE RETT

Araujo, A.R.
Araujo, E. F.
Almeida, D.
Baldin, A.C.
Cestaroli, A.J.
Silva, W.J.


RESUMO

A Síndrome de Rett é uma anomalia genética, caracterizada, segundo Andréas Rett (1966), por uma deteriorização neuromotora, tendo descrito como uma “Atrofia Cerebral Associada à Hiperamonemia”. Acomete funções motoras, intelectuais, comunicativas, assim como distúrbios de comportamento e a dependência. Nesses casos, é de extrema importância o trabalho de reabilitação da equipe multidisciplinar, como fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, pedagogo e arte-terapeuta.
Para que a criança tenha uma bom desenvolvimento, os profissionais de reabilitação atuam diretamente em suas especialidades. Na Fonoaudiologia é realizado um trabalho direcionado as alterações oromiofuncionais, das funções neurovegetativas, comunicativas e desenvolvimento de linguagem; em Fisioterapia são feitos trabalhos de manutenção da deambulação, espasticidade, contraturas, deformidades articulares e hidroterapia; em Psicologia, é dado um suporte emocional aos familiares, criando novos caminhos de comunicação; em Terapia Ocupacional, a atuação é voltada a melhora das apraxias manuais, treinamento das atividades de vida diária (AVD’s), treinamento de esfíncteres e recreação; em Pedagogia é desenvolvido um trabalho de estimulação precoce, que vai da estimulação precoce até uma provável alfabetização e por fim, em Arte-Terapia, através de atividades artísticas, leva criança ao processo terapêutico de reestruturação emocional, melhorando sua alto-estima. É importante ressaltar que a atuação de toda essa equipe faz com que atue na manutenção da sua própria sobrevida e de toda a sua qualidade de vida.
Com isso, podemos concluir que a Síndrome de Rett, por ser umas das mais freqüentes da deficiência múltipla severa no sexo feminino e pelas características apresentadas, necessita de um acompanhamento especializado e diferenciado de toda a equipe multidisciplinar, proporcionando a essa criança uma melhora no seu desenvolvimento global.

Referência Bibliográfica:

Rett A. Úbere in elgenartiges Hirnatrophisches syndron bei Hyperammonamie in kindesalter. Wein Med Wochenschr, 1966; 116: 723-6