http://www.psiquiatriainfantil.com.br/congressos/uel2007/093.htm |
|
Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2
CONSTRUINDO A CIDADANIA POR MEIO DE UM PROGRAMA
PSICOEDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO
Andréia Parente da Silva;
Jonas Gambá Fernandes
Renata Grossi
I-INTRODUÇÃO
A Síndrome de Prader-Willi (SPW) é uma doença genética, com origem no cromossomo 15 e que
ocorre no momento da concepção. Acomete meninos e meninas em um complexo quadro de
limitações e que inclui, baixa estatura, retardo mental, desenvolvimento sexual incompleto,
problemas de comportamentos característicos, baixo tônus muscular e necessidade involuntária de
comer constantemente, a qual, unida a uma necessidade de calorias reduzida, leva invariavelmente à
obesidade.
Os problemas de conduta que se incrementam com a idade seriam, predominantemente, de
irritabilidade, alguns episódios violentos, hiperatividade, sonolência e o hábito de mexer em feridas
cutâneas. A irritabilidade se manifesta mais comumente quando as pessoas com SPW tentam de
maneira extrema obter comida. Os pacientes podem apresentar automutilação, causando o aumento
de pequenas lesões cutâneas sem que a dor seja sentida em sua plenitude. Mesmo assim, de um
modo geral, o caráter dos pacientes é amigável e sociável.
Os escolares com Síndrome de Prader-Willi provavelmente necessitam apoios educativos e serviços
relacionados podendo realizar muitas atividades que as pessoas "normais" fazem, assim como
desfrutar dos atendimentos da comunidade, obter trabalho entre outros. Mas mesmo com essa
relativa autonomia, os adolescentes e adultos portadores dessa síndrome necessitam assistência
especial para aprender, para adquirir responsabilidades e para ter boa relação com os demais, nos
seus diferentes ambientes.
Por tanto, temos que desenvolver metas comportamentais específicas estabelecidas a partir de um
Programa Psicoeducacional Individualizado (PPI) que atenda às reais necessidades destes
indivíduos dentro da proposta do Currículo Funcional/Natural.
Na proposta do currículo funcional, natural, o planejamento da aprendizagem precisa ser funcional,
ou seja, as habilidades a serem adquiridas devem úteis para a pessoa hoje e no futuro. As atividades
propostas devem oportunizar situações de ensino que sejam motivadoras evitando-se eventos que
promovam fracasso.
Além disso, para que haja uma aprendizagem com sucesso, é importante a adequação do ambiente
e das situações em que o processo se dará, respeitando-se cuidados tais como a aprendizagem de
habilidades funcionais que sejam condizentes com a idade cronológica da criança e que ocorram em
ambientes naturais sendo eles: o ambiente doméstico, o ambiente escolar, o ambiente comunitário e
o ambiente de trabalho.
Tendo claro os princípios norteadores do Currículo Funcional/Natural o próximo passo é
estabelecer rotinas de atividades que visem otimizar o tempo para a execução das metas
estabelecidas para o indivíduo.
II-Objetivo:
Este estudo teve como objetivo demonstrar o favorecimento da aquisição de diferentes
comportamentos adaptativos por meio de uma rotina funcional, estabelecido de acordo com a idade
cronológica do adolescente através do projeto: Retirada do RG,
III-Metodologia
1-Sujeito:
Adolescente com Síndrome de Prader-Willi, do sexo masculino, com idade de 18 anos, com
transtornos psiquiátricos e problemas de comportamento associados.
2-Local:
O estudo foi realizado no ambiente comunitário da cidade de Londrina envolvendo os seguintes
locais: calçadão de Londrina, Fotótica, Loja de Fotocópias, Banco, Ambiente doméstico,
repartições públicas.
3-Procedimento:
- Elaboração do projeto.
Inicialmente os profissionais procuraram avaliar qual seria a proposta mais funcional para se atingir
as metas comportamentais necessárias para este adolescente e que promovessem o seu
desenvolvimento global respeitando-se suas limitações e necessidades. Decidiu-se que, por este ter
cumprido a maioridade, deveria ser ofereceida as condições para que pudesse providenciar e retirar
todos os documentos necessários para garantir sua cidadania.
Nesta etapa foram estabelecidas as metas comportamentais a serem desenvolvidas com o cliente e
as atividades que este projeto envolveria.
Este projeto teve duração de 6 meses por envolver tramites burocráticos. As rotinas foram
elaboradas previamente e aplicadas numa freqüência de 05 vezes por semana, de segunda à sexta-feira, em meio período por seis meses.
Acredita-se importante esclarecer que além do projeto intitulado, Retirada do RG, outras metas
foram trabalhadas concomitantemente, nas diferentes áreas de condutas adaptativas.
2- Aplicação do projeto.
As etapas para se desenvolver o projeto foram as seguintes:
2.1-Providenciar a foto 3x4 necessária para o documento.
Estabeleceu-se o local mais apropriado para a retirada da foto 3x4 levando-se em conta questões
como: presença de estímulos que desencadeassem comportamentos inadequados como produtos
comestíveis e DVDs, horário de menor fluxo de pessoas na loja, atendente mais habilidoso; levantar
o itinerário exato para realizar a execução da fotografia, entre outros.
2.2-Providenciar alguns documentos exigidos;
Carlos recebeu orientação para solicitar com seus pais, os documentos necessários para a retirada
do RG. Esta etapa envolveu ainda as atividades de ir até uma loja de fotocopiadora e tirar
exemplares dos documentos.
2.3-Levar os documentos ao local determinado;
Nesta etapa Carlos organizou todos os documentos necessários e os encaminhou pessoalmente ao
local determinado;
2.4-Encontrar o local.
Por ser um local de difícil acesso, esta etapa foi importante por envolver metas comportamentais
necessárias para o seu dia a dia.
2.5-Treino para a assinatura do documento.
Durante 3 semanas, foi realizado treino de assinatura em um espaço similar ao encontrado no
documento.
2.6-Execução dos procedimentos para a retirada do documento (assinatura e impressões digitais);
Estando no local, Carlos deveria seguir as orientações da profissional responsável pelo serviço
devendo: - aguardar sua vez; dirigir-se ao local especificado e fornecer suas impressões digitais; -
limpar os dedos; - assinar seu nome no espaço designado para tal.
2.7-Retirada do RG.
Carlos deveria aguardar¸por 30 dias, os trâmites legais exigido para a retirada do RG no local.
3- Avaliação da execução-
Os registros foram realizados mensalmente por meio de uma planilha e por meio de fotos.
4-Resultados
Atividades
|
Metas
|
Resultados
|
Providenciar a foto
3x4
|
- Auto controle diante de estímulos que
pudessem levá-lo a comportamentos
compulsivos (alimentos e DVD);
- Habilidades sociais (cumprimentar
adequadamente, ouvir as instruções, despedir-se);
- Esperar;
- Reconhecer e respeitar locais privativos;
- Aceitar regras;
|
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado
|
Providenciar alguns
documentos
|
- Utilizar tom de voz adequado para falar
com os pais;
- Aguardar enquanto os pais procuravam
os documentos;
- Guardar os documentos em local
seguro;
- Comportar-se adequadamente no local
de tirar fotocópias do documento (esperar a
vez, apresentar comportamentos sociáveis, entre
outros).
|
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado
|
Levar os documentos
ao local determinado
|
- Aguardar e esperar sua vez;
- Utilizar tom de voz adequado para falar
com a atendente;
- Permanecer no local sentado;
- Respeitar os lugares privativos;
- Seguir as instruções da funcionária;
- Aceitar limite.
|
Alcançado.
Alcançado Parcialmente.
Alcançado Parcialmente.
Alcançado.
Alcançado.
|
Encontrar o local
|
- Esperar;
- Auxiliar na identificação do local;
- Auto controle da ansiedade;
- Limite.
|
Alcançado.
Alcançado Parcialmente.
Alcançado Parcialmente.
Alcançado.
|
Treino para a
assinatura do
documento
|
- Aceitar limite;
- Auto controle no uso de borrachas (não
apagar excessivamente);
- Aceitar e seguir instruções;
- Permanecer na tarefa;
- Prestar atenção.
|
Alcançado Parcialmente.
Alcançado Parcialmente.
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado
|
Execução do
procedimento de
retirada do
documento
(execução)
|
- Aguardar e esperar sua vez;
- Utilizar tom de voz adequado para falar
com a atendente;
- Permanecer no local sentado;
- Respeitar os lugares privativos;
- Seguir as instruções da funcionária;
- Aceitar limite;
- Aceitar o limite de não poder levar o
documento.
|
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado
Alcançado
|
Retirada do RG
|
- Esperar;
- Aceitar regras;
- Habilidades sociais;
|
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado.
|
5-Discussão
Essa meta serviu para trabalhar as questões de cidadania com Allan, pois a retirada do documento
de RG era importante para que ele conseguisse realizar outras atividades, como fazer sua carteirinha
estudantil, tirar o passaporte, entre outros.
Para isso, vários passos foram realizados. Primeiramente, foi preciso providenciar a foto 3x4
necessária para o documento. Nessa situação, foram trabalhadas com Allan algumas questões sobre
regras. No momento da foto, Allan queria tirá-la com a pasta escolar, mas foi instruído que não
poderia tirar a foto com a mesma, além de ter que vestir uma roupa apropriada para a retirada de
documentos (terno e gravata). Assim, trabalhar a noção de aceitar as regras que são comuns a
todos os cidadãos foi importante para aumentar o repertório de comportamentos adequados, já que
em todos os contextos, há regras a serem seguidas. Questões relacionadas ao autocontrole também
surgiram, como esperar o momento da foto sem se mexer e aguardar o tempo até que as fotos
ficassem prontas.
Após a retirada da foto, foi necessário providenciar alguns documentos para serem levados no local
determinado para a retirada do RG. Nesse passo, algumas situações de imprevistos surgiram, sendo
possível trabalhar com Allan a como lidar com situações de frustração. No primeiro momento, a
certidão de nascimento de Allan foi recusada, pois a cópia do documento não estava legível. Por
isso, Allan teve que providenciar outra cópia e adiar a retirada do RG. Em uma outra situação, sua
ida ao local da retirada do documento foi cancelada, pois não havia mais tempo hábil para realizar a
atividade e mais uma vez houve um adiamento da tarefa.
Durante esses imprevistos, a intervenção dos educadores foi no sentido de mostrar pra Allan que
essas situações são comuns a todas as pessoas e que nem tudo poderia estar sobre o controle dele.
Por isso, deveria pensar em soluções alternativas para resolver o problema, como fazer uma nova
cópia da certidão de nascimento e agendar uma outra data para ir ao local da retirada do
documento. Notou-se que Allan aceitou as recomendações dos educadores de maneira adequada,
providenciando um novo documento e comparecendo ao local da retirada do documento assim que
possível.
No dia da retirada do documento, várias situações de exigências seriam requeridas do mesmo. Por
exemplo: foi preciso que ele assinasse seu nome completo por 3 vezes em um espaço restrito. Para
antecipar uma possível situação de fracasso na retirada do documento, os educadores realizaram
por um tempo de 3 semanas um treino para ensinar Allan a assinar seu nome no espaço que seria
exigido na situação real. Foram trabalhadas questões sobre o tamanho da letra, o respeito ao
espaço permitido para a assinatura e também a legibilidade da sua letra. Esse treino foi feito todos
os dias. Com isso, Allan não apresentou dificuldades para realizar sua assinatura no dia da retirada
do documento, conseguindo assinar as 3 vezes com sucesso.
Por fim, após os procedimentos para a retirada do documento, Allan teve que aguardar por volta de
30 dias para o trâmite do mesmo. Nesse período, observou-se que Allan apresentou-se tranqüilo,
esperando a finalização do documento sem nenhum problema e retirando-o assim que ficou pronto.
6-Conclusão
Podemos concluir que uma proposta de atendimento psicoeducacional individualizada traz ganhos
na aquisição de repertório de comportamento adaptativo para a pessoa, mesmo diante da
complexidade de um caso envolvendo adolescência, transtorno psicológico e distúrbio de conduta,
de modo que esta pessoa ampliasse e retomasse uma rotina funcional e própria para sua idade.
Fica evidente que a adesão ao trabalho deve ser gradativa e continuada e este planejamento deve
ser específico para cada necessidade.
Contudo, podemos concluir, conforme evidenciamos neste caso, que mesmo ocorrendo
dificuldades, o Programa Psicoeducacional Individualizado se faz efetivo, porém, para a efetivação
do trabalho é necessário o envolvimento de profissionais capacitados para lidar com esta população
específica.
7- Referências Bibliográficas
Golstone, A.P. Prader-Willi Syndrome: advances in genetics, pathophysiology and treatment.
Review Trends in endocrinology and metabolism. Vol 15 nº1, January/February, 2004.
Grossi, R. & Almeida, M. A. (1998). Melhora na qualidade de vida
de uma criança portadora de
deficiência mental através da capacitação de atendimentos. In: Marquezine, C; Almeida, M. A.;
Tanaka, E.D.O.; Mori, N.N.R. & Shimazaki, E.M. (orgs) Perspectivas Multidiciplinares em
Educação Especial (pp. 193-96). Londrina: Editora U. E.L
Grossi, R., Buranello, A.S. & Silva, A.P. (1998) Aquisição
de comportamentos adaptativos e
extinção de comportamentos agressivos à partir da aplicação do currículo funcional em uma criança
portadora de deficiência mental. . In: Marquezine, C; Almeida, M. A.; Tanaka, E.D.O.; Mori,
N.N.R. & Shimazaki, E.M. (orgs) Perspectivas Multidiciplinares em Educação Especial (pp.
187-91). Londrina: Editora U. E.L
Mendes, E. G. (2001). Comportamentos aberrantes ou desafiadores? In: Marquezine, C. C.;
Almeida, M. A. & Tanaka, E. D. O. (eds.) Perspectivas Multidisciplinares em Educação .
Especial II (pp. 321-332). Londrina.
Omote, S. (2001). A concepção de deficiência e a formação do profissional em educação especial.
In: Marquezine, C. C.; Almeida, M. A. & Tanaka, E. D. O. (eds.) Perspectivas Multidisciplinares
em Educação Especial II (pp. 45-52). Londrina.
Windholz, M.H. & Meyer, S. B. (2000) Crianças com Problemas de Desenvolvimento. In: Silvares,
E.F.M. (org), Estudos de Casos em Psicologia Clínica comportamental infantil (v.II) (pp.
223-258). Campinas: Papirus.