http://www.psiquiatriainfantil.com.br/congressos/uel2007/093.htm


Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2

CONSTRUINDO A CIDADANIA POR MEIO DE UM PROGRAMA PSICOEDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO

Andréia Parente da Silva;
Jonas Gambá Fernandes 
Renata Grossi





I-INTRODUÇÃO

A Síndrome de Prader-Willi (SPW) é uma doença genética, com origem no cromossomo 15 e que ocorre no momento da concepção. Acomete meninos e meninas em um complexo quadro de limitações e que inclui, baixa estatura, retardo mental, desenvolvimento sexual incompleto, problemas de comportamentos característicos, baixo tônus muscular e necessidade involuntária de comer constantemente, a qual, unida a uma necessidade de calorias reduzida, leva invariavelmente à obesidade.
Os problemas de conduta que se incrementam com a idade seriam, predominantemente, de irritabilidade, alguns episódios violentos, hiperatividade, sonolência e o hábito de mexer em feridas cutâneas. A irritabilidade se manifesta mais comumente quando as pessoas com SPW tentam de maneira extrema obter comida. Os pacientes podem apresentar automutilação, causando o aumento de pequenas lesões cutâneas sem que a dor seja sentida em sua plenitude. Mesmo assim, de um modo geral, o caráter dos pacientes é amigável e sociável.
Os escolares com Síndrome de Prader-Willi provavelmente necessitam apoios educativos e serviços relacionados podendo realizar muitas atividades que as pessoas "normais" fazem, assim como desfrutar dos atendimentos da comunidade, obter trabalho entre outros. Mas mesmo com essa relativa autonomia, os adolescentes e adultos portadores dessa síndrome necessitam assistência especial para aprender, para adquirir responsabilidades e para ter boa relação com os demais, nos seus diferentes ambientes.
Por tanto, temos que desenvolver metas comportamentais específicas estabelecidas a partir de um Programa Psicoeducacional Individualizado (PPI) que atenda às reais necessidades destes indivíduos dentro da proposta do Currículo Funcional/Natural.
Na proposta do currículo funcional, natural, o planejamento da aprendizagem precisa ser funcional, ou seja, as habilidades a serem adquiridas devem úteis para a pessoa hoje e no futuro. As atividades propostas devem oportunizar situações de ensino que sejam motivadoras evitando-se eventos que promovam fracasso.
Além disso, para que haja uma aprendizagem com sucesso, é importante a adequação do ambiente e das situações em que o processo se dará, respeitando-se cuidados tais como a aprendizagem de habilidades funcionais que sejam condizentes com a idade cronológica da criança e que ocorram em ambientes naturais sendo eles: o ambiente doméstico, o ambiente escolar, o ambiente comunitário e o ambiente de trabalho.
Tendo claro os princípios norteadores do Currículo Funcional/Natural o próximo passo é estabelecer rotinas de atividades que visem otimizar o tempo para a execução das metas estabelecidas para o indivíduo.



II-Objetivo:

Este estudo teve como objetivo demonstrar o favorecimento da aquisição de diferentes comportamentos adaptativos por meio de uma rotina funcional, estabelecido de acordo com a idade cronológica do adolescente através do projeto: Retirada do RG,



III-Metodologia

1-Sujeito:

Adolescente com Síndrome de Prader-Willi, do sexo masculino, com idade de 18 anos, com transtornos psiquiátricos e problemas de comportamento associados.

2-Local:

O estudo foi realizado no ambiente comunitário da cidade de Londrina envolvendo os seguintes locais: calçadão de Londrina, Fotótica, Loja de Fotocópias, Banco, Ambiente doméstico, repartições públicas.

3-Procedimento:

-           Elaboração do projeto.
Inicialmente os profissionais procuraram avaliar qual seria a proposta mais funcional para se atingir as metas comportamentais necessárias para este adolescente e que promovessem o seu desenvolvimento global respeitando-se suas limitações e necessidades. Decidiu-se que, por este ter cumprido a maioridade, deveria ser ofereceida as condições para que pudesse providenciar e retirar todos os documentos necessários para garantir sua cidadania.
Nesta etapa foram estabelecidas as metas comportamentais a serem desenvolvidas com o cliente e as atividades que este projeto envolveria.
Este projeto teve duração de 6 meses por envolver tramites burocráticos. As rotinas foram elaboradas previamente e aplicadas numa freqüência de 05 vezes por semana, de segunda à sexta-feira, em meio período por seis meses.
Acredita-se importante esclarecer que além do projeto intitulado, Retirada do RG, outras metas foram trabalhadas concomitantemente, nas diferentes áreas de condutas adaptativas.

2- Aplicação do projeto. 

As etapas para se desenvolver o projeto foram as seguintes:
2.1-Providenciar a foto 3x4 necessária para o documento.
Estabeleceu-se o local mais apropriado para a retirada da foto 3x4 levando-se em conta questões como: presença de estímulos que desencadeassem comportamentos inadequados como produtos comestíveis e DVDs, horário de menor fluxo de pessoas na loja, atendente mais habilidoso; levantar o itinerário exato para realizar a execução da fotografia, entre outros.
2.2-Providenciar alguns documentos exigidos;
Carlos recebeu orientação para solicitar com seus pais, os documentos necessários para a retirada do RG. Esta etapa envolveu ainda as atividades de ir até uma loja de fotocopiadora e tirar exemplares dos documentos.
2.3-Levar os documentos ao local determinado;
Nesta etapa Carlos organizou todos os documentos necessários e os encaminhou pessoalmente ao local determinado;
2.4-Encontrar o local.
Por ser um local de difícil acesso, esta etapa foi importante por envolver metas comportamentais necessárias para o seu dia a dia.

2.5-Treino para a assinatura do documento.
Durante 3 semanas, foi realizado treino de assinatura em um espaço similar ao encontrado no documento.
2.6-Execução dos procedimentos para a retirada do documento (assinatura e impressões digitais);
Estando no local, Carlos deveria seguir as orientações da profissional responsável pelo serviço devendo: - aguardar sua vez; dirigir-se ao local especificado e fornecer suas impressões digitais; - limpar os dedos; - assinar seu nome no espaço designado para tal.
2.7-Retirada do RG.
Carlos deveria aguardar¸por 30 dias, os trâmites legais exigido para a retirada do RG no local.
 
3- Avaliação da execução-
Os registros foram realizados mensalmente por meio de uma planilha e por meio de fotos.

4-Resultados
  
Atividades
Metas
Resultados
Providenciar a foto 3x4
-           Auto controle diante de estímulos que pudessem levá-lo a comportamentos compulsivos (alimentos e DVD);
-           Habilidades sociais (cumprimentar adequadamente, ouvir as instruções, despedir-se);
-           Esperar;
-           Reconhecer e respeitar locais privativos;
-           Aceitar regras;
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado
Providenciar alguns documentos
-           Utilizar tom de voz adequado para falar com os pais;
-           Aguardar enquanto os pais procuravam os documentos;
-           Guardar os documentos em local seguro;
-           Comportar-se adequadamente no local de tirar fotocópias do documento (esperar a vez, apresentar comportamentos sociáveis, entre outros).
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado
Levar os documentos ao local determinado
-           Aguardar e esperar sua vez;
-           Utilizar tom de voz adequado para falar com a atendente;
-           Permanecer no local sentado;
-           Respeitar os lugares privativos;
-           Seguir as instruções da funcionária;
-           Aceitar limite.
Alcançado.
Alcançado Parcialmente.
Alcançado Parcialmente.
Alcançado.
Alcançado.
Encontrar o local
-           Esperar;
-           Auxiliar na identificação do local;
-           Auto controle da ansiedade;
-           Limite.
Alcançado.
Alcançado Parcialmente.
Alcançado Parcialmente.
Alcançado.
Treino para a assinatura do documento
-           Aceitar limite;
-           Auto controle no uso de borrachas (não apagar excessivamente);
-           Aceitar e seguir instruções;
-           Permanecer na tarefa;
-           Prestar atenção.
Alcançado Parcialmente.
Alcançado Parcialmente.
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado
Execução do procedimento de retirada do documento (execução)
-           Aguardar e esperar sua vez;
-           Utilizar tom de voz adequado para falar com a atendente;
-           Permanecer no local sentado;
-           Respeitar os lugares privativos;
-           Seguir as instruções da funcionária;
-           Aceitar limite;
-           Aceitar o limite de não poder levar o documento.
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado
Alcançado
Retirada do RG
-           Esperar;
-           Aceitar regras;
-           Habilidades sociais;
Alcançado.
Alcançado.
Alcançado.


5-Discussão

Essa meta serviu para trabalhar as questões de cidadania com Allan, pois a retirada do documento de RG era importante para que ele conseguisse realizar outras atividades, como fazer sua carteirinha estudantil, tirar o passaporte, entre outros.
Para isso, vários passos foram realizados. Primeiramente, foi preciso providenciar a foto 3x4 necessária para o documento. Nessa situação, foram trabalhadas com Allan algumas questões sobre regras. No momento da foto, Allan queria tirá-la com a pasta escolar, mas foi instruído que não poderia tirar a foto com a mesma, além de ter que vestir uma roupa apropriada para a retirada de documentos (terno e gravata). Assim, trabalhar a noção de aceitar as regras que são comuns a todos os cidadãos foi importante para aumentar o repertório de comportamentos adequados, já que em todos os contextos, há regras a serem seguidas. Questões relacionadas ao autocontrole também surgiram, como esperar o momento da foto sem se mexer e aguardar o tempo até que as fotos ficassem prontas.
Após a retirada da foto, foi necessário providenciar alguns documentos para serem levados no local determinado para a retirada do RG. Nesse passo, algumas situações de imprevistos surgiram, sendo possível trabalhar com Allan a como lidar com situações de frustração. No primeiro momento, a certidão de nascimento de Allan foi recusada, pois a cópia do documento não estava legível. Por isso, Allan teve que providenciar outra cópia e adiar a retirada do RG. Em uma outra situação, sua ida ao local da retirada do documento foi cancelada, pois não havia mais tempo hábil para realizar a atividade e mais uma vez houve um adiamento da tarefa.
Durante esses imprevistos, a intervenção dos educadores foi no sentido de mostrar pra Allan que essas situações são comuns a todas as pessoas e que nem tudo poderia estar sobre o controle dele. Por isso, deveria pensar em soluções alternativas para resolver o problema, como fazer uma nova cópia da certidão de nascimento e agendar uma outra data para ir ao local da retirada do documento. Notou-se que Allan aceitou as recomendações dos educadores de maneira adequada, providenciando um novo documento e comparecendo ao local da retirada do documento assim que possível.
No dia da retirada do documento, várias situações de exigências seriam requeridas do mesmo. Por exemplo: foi preciso que ele assinasse seu nome completo por 3 vezes em um espaço restrito. Para antecipar uma possível situação de fracasso na retirada do documento, os educadores realizaram por um tempo de 3 semanas um treino para ensinar Allan a assinar seu nome no espaço que seria exigido na situação real. Foram trabalhadas questões sobre o tamanho da letra, o respeito ao espaço permitido para a assinatura e também a legibilidade da sua letra. Esse treino foi feito todos os dias. Com isso, Allan não apresentou dificuldades para realizar sua assinatura no dia da retirada do documento, conseguindo assinar as 3 vezes com sucesso.
Por fim, após os procedimentos para a retirada do documento, Allan teve que aguardar por volta de 30 dias para o trâmite do mesmo. Nesse período, observou-se que Allan apresentou-se tranqüilo, esperando a finalização do documento sem nenhum problema e retirando-o assim que ficou pronto.

6-Conclusão

Podemos concluir que uma proposta de atendimento psicoeducacional individualizada traz ganhos na aquisição de repertório de comportamento adaptativo para a pessoa, mesmo diante da complexidade de um caso envolvendo adolescência, transtorno psicológico e distúrbio de conduta, de modo que esta pessoa ampliasse e retomasse uma rotina funcional e própria para sua idade.
Fica evidente que a adesão ao trabalho deve ser gradativa e continuada e este planejamento deve ser específico para cada necessidade.
Contudo, podemos concluir, conforme evidenciamos neste caso, que mesmo ocorrendo dificuldades, o Programa Psicoeducacional Individualizado se faz efetivo, porém, para a efetivação do trabalho é necessário o envolvimento de profissionais capacitados para lidar com esta população específica.


7- Referências Bibliográficas

Golstone, A.P. Prader-Willi Syndrome: advances in genetics, pathophysiology and treatment. Review Trends in endocrinology and metabolism. Vol 15 nº1, January/February, 2004.

Grossi, R. & Almeida, M. A. (1998). Melhora na qualidade de vida de uma criança portadora de deficiência mental através da capacitação de atendimentos. In: Marquezine, C; Almeida, M. A.; Tanaka, E.D.O.; Mori, N.N.R. & Shimazaki, E.M. (orgs) Perspectivas Multidiciplinares em Educação Especial (pp. 193-96). Londrina: Editora U. E.L

Grossi, R., Buranello, A.S. & Silva, A.P. (1998) Aquisição de comportamentos adaptativos e extinção de comportamentos agressivos à partir da aplicação do currículo funcional em uma criança portadora de deficiência mental. . In: Marquezine, C; Almeida, M. A.; Tanaka, E.D.O.; Mori, N.N.R. & Shimazaki, E.M. (orgs) Perspectivas Multidiciplinares em Educação Especial (pp. 187-91). Londrina: Editora U. E.L

Mendes, E. G. (2001). Comportamentos aberrantes ou desafiadores? In: Marquezine, C. C.; Almeida, M. A. & Tanaka, E. D. O. (eds.) Perspectivas Multidisciplinares em Educação . Especial II (pp. 321-332). Londrina.

Omote, S.  (2001). A concepção de deficiência e a formação do profissional em educação especial. In: Marquezine, C. C.; Almeida, M. A. & Tanaka, E. D. O. (eds.) Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial II (pp. 45-52). Londrina.

Windholz, M.H. & Meyer, S. B. (2000) Crianças com Problemas de Desenvolvimento. In: Silvares, E.F.M. (org), Estudos de Casos em Psicologia  Clínica comportamental infantil (v.II) (pp. 223-258). Campinas: Papirus.