http://www.psiquiatriainfantil.com.br/congressos/uel2007/093.htm | 
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Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2
 
CONSTRUINDO A CIDADANIA POR MEIO DE UM PROGRAMA 
PSICOEDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO
Andréia Parente da Silva; 
Jonas Gambá Fernandes  
Renata Grossi
I-INTRODUÇÃO
A Síndrome de Prader-Willi (SPW) é uma doença genética, com origem no cromossomo 15 e que 
ocorre no momento da concepção. Acomete meninos e meninas em um complexo quadro de 
limitações e que inclui, baixa estatura, retardo mental, desenvolvimento sexual incompleto, 
problemas de comportamentos característicos, baixo tônus muscular e necessidade involuntária de 
comer constantemente, a qual, unida a uma necessidade de calorias reduzida, leva invariavelmente à 
obesidade.
Os problemas de conduta que se incrementam com a idade seriam, predominantemente, de 
irritabilidade, alguns episódios violentos, hiperatividade, sonolência e o hábito de mexer em feridas 
cutâneas. A irritabilidade se manifesta mais comumente quando as pessoas com SPW tentam de 
maneira extrema obter comida. Os pacientes podem apresentar automutilação, causando o aumento 
de pequenas lesões cutâneas sem que a dor seja sentida em sua plenitude. Mesmo assim, de um 
modo geral, o caráter dos pacientes é amigável e sociável.
Os escolares com Síndrome de Prader-Willi provavelmente necessitam apoios educativos e serviços 
relacionados podendo realizar muitas atividades que as pessoas "normais" fazem, assim como 
desfrutar dos atendimentos da comunidade, obter trabalho entre outros. Mas mesmo com essa 
relativa autonomia, os adolescentes e adultos portadores dessa síndrome necessitam assistência 
especial para aprender, para adquirir responsabilidades e para ter boa relação com os demais, nos 
seus diferentes ambientes.
Por tanto, temos que desenvolver metas comportamentais específicas estabelecidas a partir de um 
Programa Psicoeducacional Individualizado (PPI) que atenda às reais necessidades destes 
indivíduos dentro da proposta do Currículo Funcional/Natural.
Na proposta do currículo funcional, natural, o planejamento da aprendizagem precisa ser funcional, 
ou seja, as habilidades a serem adquiridas devem úteis para a pessoa hoje e no futuro. As atividades 
propostas devem oportunizar situações de ensino que sejam motivadoras evitando-se eventos que 
promovam fracasso.
Além disso, para que haja uma aprendizagem com sucesso, é importante a adequação do ambiente 
e das situações em que o processo se dará, respeitando-se cuidados tais como a aprendizagem de 
habilidades funcionais que sejam condizentes com a idade cronológica da criança e que ocorram em 
ambientes naturais sendo eles: o ambiente doméstico, o ambiente escolar, o ambiente comunitário e 
o ambiente de trabalho.
Tendo claro os princípios norteadores do Currículo Funcional/Natural o próximo passo é 
estabelecer rotinas de atividades que visem otimizar o tempo para a execução das metas 
estabelecidas para o indivíduo.
II-Objetivo:
Este estudo teve como objetivo demonstrar o favorecimento da aquisição de diferentes 
comportamentos adaptativos por meio de uma rotina funcional, estabelecido de acordo com a idade 
cronológica do adolescente através do projeto: Retirada do RG,
III-Metodologia
1-Sujeito:
Adolescente com Síndrome de Prader-Willi, do sexo masculino, com idade de 18 anos, com 
transtornos psiquiátricos e problemas de comportamento associados.
2-Local:
O estudo foi realizado no ambiente comunitário da cidade de Londrina envolvendo os seguintes 
locais: calçadão de Londrina, Fotótica, Loja de Fotocópias, Banco, Ambiente doméstico, 
repartições públicas.
3-Procedimento:
-           Elaboração do projeto.
Inicialmente os profissionais procuraram avaliar qual seria a proposta mais funcional para se atingir 
as metas comportamentais necessárias para este adolescente e que promovessem o seu 
desenvolvimento global respeitando-se suas limitações e necessidades. Decidiu-se que, por este ter 
cumprido a maioridade, deveria ser ofereceida as condições para que pudesse providenciar e retirar 
todos os documentos necessários para garantir sua cidadania.
Nesta etapa foram estabelecidas as metas comportamentais a serem desenvolvidas com o cliente e 
as atividades que este projeto envolveria.
Este projeto teve duração de 6 meses por envolver tramites burocráticos. As rotinas foram 
elaboradas previamente e aplicadas numa freqüência de 05 vezes por semana, de segunda à sexta-feira, em meio período por seis meses. 
Acredita-se importante esclarecer que além do projeto intitulado, Retirada do RG, outras metas 
foram trabalhadas concomitantemente, nas diferentes áreas de condutas adaptativas.
2- Aplicação do projeto.  
As etapas para se desenvolver o projeto foram as seguintes:
2.1-Providenciar a foto 3x4 necessária para o documento.
Estabeleceu-se o local mais apropriado para a retirada da foto 3x4 levando-se em conta questões 
como: presença de estímulos que desencadeassem comportamentos inadequados como produtos 
comestíveis e DVDs, horário de menor fluxo de pessoas na loja, atendente mais habilidoso; levantar 
o itinerário exato para realizar a execução da fotografia, entre outros.
2.2-Providenciar alguns documentos exigidos;
Carlos recebeu orientação para solicitar com seus pais, os documentos necessários para a retirada 
do RG. Esta etapa envolveu ainda as atividades de ir até uma loja de fotocopiadora e tirar 
exemplares dos documentos.
2.3-Levar os documentos ao local determinado;
Nesta etapa Carlos organizou todos os documentos necessários e os encaminhou pessoalmente ao 
local determinado;
2.4-Encontrar o local. 
Por ser um local de difícil acesso, esta etapa foi importante por envolver metas comportamentais 
necessárias para o seu dia a dia.
2.5-Treino para a assinatura do documento. 
Durante 3 semanas, foi realizado treino de assinatura em um espaço similar ao encontrado no 
documento.
2.6-Execução dos procedimentos para a retirada do documento (assinatura e impressões digitais);
Estando no local, Carlos deveria seguir as orientações da profissional responsável pelo serviço 
devendo: - aguardar sua vez; dirigir-se ao local especificado e fornecer suas impressões digitais; - 
limpar os dedos; - assinar seu nome no espaço designado para tal.
2.7-Retirada do RG. 
Carlos deveria aguardar¸por 30 dias, os trâmites legais exigido para a retirada do RG no local.
 
3- Avaliação da execução-
Os registros foram realizados mensalmente por meio de uma planilha e por meio de fotos.
4-Resultados 
  
    
        
        
        
    
    
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     Atividades 
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     Metas 
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     Resultados 
     | 
    
    | 
     Providenciar a foto 
    3x4 
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     -           Auto controle diante de estímulos que 
    pudessem levá-lo a comportamentos 
    compulsivos (alimentos e DVD); 
    -           Habilidades sociais (cumprimentar 
    adequadamente, ouvir as instruções, despedir-se); 
    -           Esperar; 
    -           Reconhecer e respeitar locais privativos; 
    -           Aceitar regras; 
     | 
    
     Alcançado. 
    Alcançado. 
    Alcançado. 
    Alcançado. 
    Alcançado 
     | 
    
    | 
     Providenciar alguns 
    documentos 
     | 
    
     -           Utilizar tom de voz adequado para falar 
    com os pais; 
    -           Aguardar enquanto os pais procuravam 
    os documentos; 
    -           Guardar os documentos em local 
    seguro; 
    -           Comportar-se adequadamente no local 
    de tirar fotocópias do documento (esperar a 
    vez, apresentar comportamentos sociáveis, entre 
    outros). 
     | 
    
     Alcançado. 
    Alcançado. 
    Alcançado. 
    Alcançado. 
    Alcançado 
     | 
    
    | 
     Levar os documentos 
    ao local determinado 
     | 
    
     -           Aguardar e esperar sua vez; 
    -           Utilizar tom de voz adequado para falar 
    com a atendente; 
    -           Permanecer no local sentado; 
    -           Respeitar os lugares privativos; 
    -           Seguir as instruções da funcionária; 
    -           Aceitar limite. 
     | 
    
     Alcançado. 
    Alcançado Parcialmente. 
    Alcançado Parcialmente. 
    Alcançado. 
    Alcançado. 
     | 
    
    | 
     Encontrar o local 
     | 
    
     -           Esperar; 
    -           Auxiliar na identificação do local; 
    -           Auto controle da ansiedade; 
    -           Limite. 
     | 
    
     Alcançado. 
    Alcançado Parcialmente. 
    Alcançado Parcialmente. 
    Alcançado. 
     | 
    
    | 
     Treino para a 
    assinatura do 
    documento 
     | 
    
     -           Aceitar limite; 
    -           Auto controle no uso de borrachas (não 
    apagar excessivamente); 
    -           Aceitar e seguir instruções; 
    -           Permanecer na tarefa; 
    -           Prestar atenção. 
     | 
    
     Alcançado Parcialmente. 
    Alcançado Parcialmente. 
    Alcançado. 
    Alcançado. 
    Alcançado 
     | 
    
    | 
     Execução do 
    procedimento de 
    retirada do 
    documento 
    (execução) 
     | 
    
     -           Aguardar e esperar sua vez; 
    -           Utilizar tom de voz adequado para falar 
    com a atendente; 
    -           Permanecer no local sentado; 
    -           Respeitar os lugares privativos; 
    -           Seguir as instruções da funcionária; 
    -           Aceitar limite; 
    -           Aceitar o limite de não poder levar o 
    documento. 
     | 
    
     Alcançado. 
    Alcançado. 
    Alcançado. 
    Alcançado. 
    Alcançado 
    Alcançado 
     | 
    
    | 
     Retirada do RG 
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     -           Esperar; 
    -           Aceitar regras; 
    -           Habilidades sociais; 
     | 
    
     Alcançado. 
    Alcançado. 
    Alcançado. 
     | 
 
5-Discussão
Essa meta serviu para trabalhar as questões de cidadania com Allan, pois a retirada do documento 
de RG era importante para que ele conseguisse realizar outras atividades, como fazer sua carteirinha 
estudantil, tirar o passaporte, entre outros.
Para isso, vários passos foram realizados. Primeiramente, foi preciso providenciar a foto 3x4 
necessária para o documento. Nessa situação, foram trabalhadas com Allan algumas questões sobre 
regras. No momento da foto, Allan queria tirá-la com a pasta escolar, mas foi instruído que não 
poderia tirar a foto com a mesma, além de ter que vestir uma roupa apropriada para a retirada de 
documentos (terno e gravata). Assim, trabalhar a noção de aceitar as regras que são comuns a 
todos os cidadãos foi importante para aumentar o repertório de comportamentos adequados, já que 
em todos os contextos, há regras a serem seguidas. Questões relacionadas ao autocontrole também 
surgiram, como esperar o momento da foto sem se mexer e aguardar o tempo até que as fotos 
ficassem prontas.
Após a retirada da foto, foi necessário providenciar alguns documentos para serem levados no local 
determinado para a retirada do RG. Nesse passo, algumas situações de imprevistos surgiram, sendo 
possível trabalhar com Allan a como lidar com situações de frustração. No primeiro momento, a 
certidão de nascimento de Allan foi recusada, pois a cópia do documento não estava legível. Por 
isso, Allan teve que providenciar outra cópia e adiar a retirada do RG. Em uma outra situação, sua 
ida ao local da retirada do documento foi cancelada, pois não havia mais tempo hábil para realizar a 
atividade e mais uma vez houve um adiamento da tarefa. 
Durante esses imprevistos, a intervenção dos educadores foi no sentido de mostrar pra Allan que 
essas situações são comuns a todas as pessoas e que nem tudo poderia estar sobre o controle dele. 
Por isso, deveria pensar em soluções alternativas para resolver o problema, como fazer uma nova 
cópia da certidão de nascimento e agendar uma outra data para ir ao local da retirada do 
documento. Notou-se que Allan aceitou as recomendações dos educadores de maneira adequada, 
providenciando um novo documento e comparecendo ao local da retirada do documento assim que 
possível.
No dia da retirada do documento, várias situações de exigências seriam requeridas do mesmo. Por 
exemplo: foi preciso que ele assinasse seu nome completo por 3 vezes em um espaço restrito. Para 
antecipar uma possível situação de fracasso na retirada do documento, os educadores realizaram 
por um tempo de 3 semanas um treino para ensinar Allan a assinar seu nome no espaço que seria 
exigido na situação real. Foram trabalhadas questões sobre o tamanho da letra, o respeito ao 
espaço permitido para a assinatura e também a legibilidade da sua letra. Esse treino foi feito todos 
os dias. Com isso, Allan não apresentou dificuldades para realizar sua assinatura no dia da retirada 
do documento, conseguindo assinar as 3 vezes com sucesso.
Por fim, após os procedimentos para a retirada do documento, Allan teve que aguardar por volta de 
30 dias para o trâmite do mesmo. Nesse período, observou-se que Allan apresentou-se tranqüilo, 
esperando a finalização do documento sem nenhum problema e retirando-o assim que ficou pronto.
6-Conclusão
Podemos concluir que uma proposta de atendimento psicoeducacional individualizada traz ganhos 
na aquisição de repertório de comportamento adaptativo para a pessoa, mesmo diante da 
complexidade de um caso envolvendo adolescência, transtorno psicológico e distúrbio de conduta, 
de modo que esta pessoa ampliasse e retomasse uma rotina funcional e própria para sua idade.
Fica evidente que a adesão ao trabalho deve ser gradativa e continuada e este planejamento deve 
ser específico para cada necessidade. 
Contudo, podemos concluir, conforme evidenciamos neste caso, que mesmo ocorrendo 
dificuldades, o Programa Psicoeducacional Individualizado se faz efetivo, porém, para a efetivação 
do trabalho é necessário o envolvimento de profissionais capacitados para lidar com esta população 
específica.
7- Referências Bibliográficas
Golstone, A.P. Prader-Willi Syndrome: advances in genetics, pathophysiology and treatment. 
Review Trends in endocrinology and metabolism. Vol 15 nº1, January/February, 2004.
Grossi, R. & Almeida, M. A. (1998). Melhora na qualidade de vida 
de uma criança portadora de 
deficiência mental através da capacitação de atendimentos. In: Marquezine, C; Almeida, M. A.; 
Tanaka, E.D.O.; Mori, N.N.R. & Shimazaki, E.M. (orgs) Perspectivas Multidiciplinares em 
Educação Especial (pp. 193-96). Londrina: Editora U. E.L
Grossi, R., Buranello, A.S. & Silva, A.P. (1998) Aquisição 
de comportamentos adaptativos e 
extinção de comportamentos agressivos à partir da aplicação do currículo funcional em uma criança 
portadora de deficiência mental. . In: Marquezine, C; Almeida, M. A.; Tanaka, E.D.O.; Mori, 
N.N.R. & Shimazaki, E.M. (orgs) Perspectivas Multidiciplinares em Educação Especial (pp. 
187-91). Londrina: Editora U. E.L
Mendes, E. G. (2001). Comportamentos aberrantes ou desafiadores? In: Marquezine, C. C.; 
Almeida, M. A. & Tanaka, E. D. O. (eds.) Perspectivas Multidisciplinares em Educação . 
Especial II (pp. 321-332). Londrina.
Omote, S.  (2001). A concepção de deficiência e a formação do profissional em educação especial. 
In: Marquezine, C. C.; Almeida, M. A. & Tanaka, E. D. O. (eds.) Perspectivas Multidisciplinares 
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Windholz, M.H. & Meyer, S. B. (2000) Crianças com Problemas de Desenvolvimento. In: Silvares, 
E.F.M. (org), Estudos de Casos em Psicologia  Clínica comportamental infantil (v.II) (pp. 
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