Para a realização deste estudo, foram utilizados: a) filmagem – A filmagem é um meio que possibilita assistir o fenômeno observado várias vezes (Guarda e Deliberato, 2006). Segundo Kreppner (2001) essa tecnologia de vídeo torna um importante recurso para melhorar o consenso intra e entre observadores, além disso, possibilita a reconstrução do material gravado.
b) registro cursivo – De acordo com Guarda e Deiberato (2006), o registro cursivo é uma técnica de descrição realizada no momento da observação, por um período de tempo interrupto em que é registrado detalhadamente o que ocorre numa determinada situação. As anotações do caderno de registro descrevem as relações professor-aluno surdo, além de ser um complemento das filmagens.
c) questionário investigatório do tipo de comunicação utilizada pelos professores
Procedimento:
Após o consentimento da Secretaria de Educação do Município, foi escolhida aleatoriamente a escola que possuía mais alunos surdos . Posteriormente, foi feito o contato com a diretora da escola a fim de obter autorização para iniciar a pesquisa. Após isso, foi iniciada a filmagem em sala de aula.
Deve ser enfatizado que a atividade filmada sempre foi preparada pela professora da sala sem nenhuma interferência da pesquisadora, de forma que o planejamento inicial da aula pudesse ser seguido de acordo com o cronograma de aula. Não houve também nenhuma interferência em relação aos conteúdos e métodos adotados.
As filmagens ocorreram em dias e horários alternados, com a duração média de 30 minutos totalizando 1hora e meia, realizada nas quatro salas de aula. A filmadora permaneceu no fundo da sala visando-se não atrapalhar a rotina diária da aula.
Resultados
Os dados coletados foram transformados em gráficos para melhor visualização.
Gráfico 2 – Distribuição das estratégias de comunicação utilizadas professores em sala de aula
Para análise dos resultados utilizou-se a categorização das estratégias de comunicação utilizadas por Boscolo e Santos (2002).
Em relação às estratégias de comunicação, como demonstra o Gráfico 2, as 4 professoras (100%) utilizaram repetições,falaram de costas para o aluno surdo voltadas para o quadro negro, ao menos em algum momento da aula; também todas utilizaram intensidade de voz alta e por alguns momentos falaram perto do aluno surdo ao nível de seu campo visual. Das avaliadas, 3 (75%) professoras utilizaram gestos e fala para se comunicar com o aluno surdo, 1 (25%) utilizou-se de LIBRAS.
Discussão
A comunicação professor x aluno surdo é um dos alicerces para o sucesso educacional dessa população. Com esse estudo, pode-se observar que os professores utilizam-se de algumas estratégias de comunicação adequadas e outras inadequadas para lidar com o aluno surdo. Deve ser ressaltado que as professoras avaliadas utilizam-se de repetições, procuram falar ao nível do aluno surdo e procuram utilizar-se de gestos, fala e sinais para comunicar-se com os alunos. Apenas 1 professora utilizou-se de LIBRAS, o que demonstra ainda ser um conhecimento precário dentre os professores. Uma professora relatou na aplicação do questionário que não conseguia estabelecer uma comunicação efetiva com seu aluno, porém durante a filmagem foi observado o uso de gestos representativos e algumas estratégias inadequadas para a comunicação com aluno surdo, como falar voltada para o quadro negro e longe do aluno. Observou-se que todas as professoras em algum momento da aula falaram de costas para o aluno surdo, utilizavam voz em intensidade alta, que além de oferecer riscos para uma disfonia funcional propicia uma distorção do som para o surdo. Embora a inclusão esteja acontecendo, o que se observa é uma falta de orientação adequada a esses professores. Culpa da escola? Nem sempre... Mais do governo em relação á necessidade de reformular grades curriculares e de oferecer cursos de formação para professores e garantir assim, a reciclagem de todo professorado. Um dos principais alicerces para que a inclusão aconteça de forma eficaz é a qualificação do professor, e o presente estudo nos mostrou que ainda faltam informações e orientações aos professores do ensino regular em relação ás estratégias de comunicação a serem utilizadas em salas de aula com surdos, corrobando com os estudos de Gutierrez, Lima, e Machado (2004). Cabe a nós, profissionais, propiciar uma proximidade maior entre fonoaudiólogos e professores de surdos, afim de orientá-los e ajudá-los na tarefa da inclusão. Incluir o aluno surdo requer preparo e dedicação por parte do professorado e escolas.
Conclusão: De acordo com esse estudo verifica-se que os professores de surdo utilizam muitas estratégias de comunicação adequadas, porém ainda necessitam de orientações mais aprofundadas nesse aspecto.
Referências bibliográficas:
BOSCOLO, C.C; SANTOS, T.M.M. A deficiência auditiva e a Família: sentimentos e expectativas de um grupo de pais de crianças com deficiência da audição. Revista Distúrbios da Comunicação, v.17, n.1, p. 69-75, 2005.
BUENO, J.G.S. A inclusão de alunos deficientes na classe comum do ensino regular. Temas sobre desenvolvimento. v.9, n.54, p. 21-27, 2001.
KREPPNER, K. Sobre a Maneira de produzir dados no estudo da interação social. Psicologia: teoria e pesquisa. V. 17, n.2, p. 97-107, 2001.