http://www.psiquiatriainfantil.com.br/congressos/uel2007/124.htm |
|
Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2
BASQUETEBOL SOBRE RODAS: LIMITES E POSSIBILIDADES DE
TREINAMENTO DA EQUIPE DO UNIPAM
Profª. Lílian Soares de Oliveira Marques(Autora)
UNIPAM/FACISA/Curso de Educação Física
Profª Ms. Sônia Bertoni Sousa(Co-Autora)
UNIPAM/FACISA/Curso de Educação Física
RESUMO
Este estudo teve como temática central o treinamento em atletas com deficiência. Seu objetivo geral
foi verificar quais os limites e as possibilidades de treinamento da equipe de basquetebol sobre
rodas da cidade de Patos de Minas. Mais especificamente buscou verificar quais são os limites de
movimentos causados pela deficiência e identificar os resíduos musculares compatíveis com a
deficiência e com o esporte. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso. Foram aplicados
questionários aos atletas da equipe de basquete sobre rodas de Patos de Minas. As perguntas
contidas no questionário forneceram dados sobre a classificação funcional, a causa da deficiência de
cada atleta, o volume e o uso da cadeira de rodas no treino. As análises foram do tipo quantitativo-qualitativo. Os principais resultados nos mostram que a equipe de basquete de cadeiras de rodas de
Patos de Minas possui 08 atletas. Destes, 02 possuem poliomielite, 04 são lesados medular, 01
amputado e 01 com deficiência congênita. O rendimento da equipe do UNIPAM é alto, uma vez
que constatamos uma elevada resistência aeróbica nos atletas. A equipe de Patos de Minas é
praticamente uma equipe com ponto baixo, ou seja, possui 62,5% de atletas com baixo volume de
jogo sendo classificado funcionalmente como 1.0 ponto e que 37,5% dos atletas possuem alto
volume de jogo com classificação funcional 3.5 e 4.0. Dessa forma concluímos que este trabalho é
de suma relevância, pois consiste em uma forma de divulgação do esporte adaptado, oferecendo
aos estudiosos da área mais uma fonte de pesquisa nesse campo. Além disso, devemos considerar a
importância do esporte para os atletas, uma vez que eleva sua auto-estima e os integra à sociedade.
Introdução
O tema de nosso trabalho de pesquisa trata-se da questão do treinamento do esporte basquetebol
sobre rodas.
Nosso interesse por esta temática surgiu desde julho de 2004, quando foi formada a primeira equipe
de basquete sobre cadeiras de rodas, em Patos de Minas1. Era desafiador assumir uma equipe, uma
vez que não tínhamos conhecimento algum sobre este esporte. Eram dois desafios, um trabalhar
com pessoas com deficiência e o outro tratar com um conhecimento novo como o esporte
adaptado. O tempo foi passando e a cada dia fomos nos envolvendo mais com o trabalho e então
decidimos não só ensinar o esporte a essas pessoas como também iniciar um trabalho de
treinamento da equipe para participar de campeonatos.
E no sentido de fazer um trabalho consistente, que vise não só resultados como também ao bem
estar físico e social dessas pessoas, é que surgiu nosso interesse em pesquisar e estudar os limites e
as possibilidades de cada atleta em participar do treinamento em basquete sobre cadeiras de rodas.
1 Patos de Minas está situada na região sudeste de Minas Gerais e a população do município é de 123.811
habitantes . (PREFEITURA, 2005).
Segundo Freitas (1997) o esporte para o deficiente efetivou – se na Inglaterra, logo após a 2ª
Guerra Mundial quando o médico alemão Ludwing Guttmman introduz, no hospital de Stoke
Mandeville, o basquete sobre cadeiras de rodas com a necessidade de fazer com que
traumatizados, vindos da guerra, tivessem uma ocupação, um esporte, para auxílio na reabilitação.
Nos Estados Unidos, surge quase ao mesmo tempo, porém com o intuito de se praticar um esporte
para competição, com Benjamim Lipton.
As primeiras atividades desportivas tiveram seu início em 1944, com o arco e flecha, tênis de mesa
e o arremesso de dardo. Somente em 1947, foi introduzido o basquete sobre cadeiras de rodas. No
Brasil, o desenvolvimento do esporte para o deficiente chega em 1958, com dois brasileiros que
foram para os Estados Unidos para se reabilitarem, Robson Sampaio e Sérgio Del Grande.
Tanto o basquete convencional quanto o basquete sobre rodas, são jogos dinâmicos e rápidos, que
exigem do atleta muita coordenação motora, habilidade para que possa chegar mais rápido à cesta e
converter o ponto. É um esporte que necessita de grande precisão dos fundamentos como lançar,
arremessar, driblar, fintar, ou seja, grande domínio das habilidades específicas.
Para realizarmos esta pesquisa, procuramos na literatura e selecionamos alguns trabalhos que
tivessem uma relação direta ou indireta com o nosso estudo. Dentre eles citamos:
Borim (1997), acredita ser de fundamental importância para técnicos, preparadores físicos e
professores de Educação Física, saber qual a intensidade do esforço que um atleta se submete
durante uma partida. Ele estudou o comportamento da freqüência cardíaca durante a realização das
partidas conforme os tipos de fundamentos e posicionamentos da modalidade, ocorridos durante a
realização do campeonato paulista de basquetebol infanto-juvenil. Utilizou-se monitores de
freqüências cardíacas para registros dos batimentos cardíacos obtendo resultados com oscilações
dos batimentos segundo os tipos de fundamentos e posicionamentos dos atletas, tendo como
destaque os alas, por ocorrência de execução de diferentes gestos desportivos.
Labronici et al (2000), realizaram um estudo que mostra que o esporte é um método de reabilitação
de deficientes físicos nos aspectos físicos, psicológicos e sociais, especialmente com enfermidades
crônicas e que já não se encontram em programas de reabilitação. Foram utilizados a escala social
(Rivermead), a classificação funcional do esporte, a aplicação das escalas funcionais (Barthel e
Rivermead) e o teste do perfil psicológico (POMS). Este estudo mostra que o esporte pode trazer
para a pessoa com limitação física uma melhor integração social e adaptação à sua condição física.
Por sua vez, Freitas (1997), tem como objetivo em seu trabalho apresentar os conhecimentos
disponíveis no que se diz respeito ao ensino de basquete sobre cadeiras de rodas, bem como alguns
caminhos metodológicos para ajudar profissionais que tem interesse em trabalhar com este esporte.
Foram aplicados questionários aos técnicos que participaram do IV Campeonato Interclubes da 1ª,
2ª e 3ª divisão, realizado em Goiânia – GO. Os resultados obtidos desmistificam a idéia de ter
profissionais especiais para trabalharem nessa área, entretanto reforçam a necessidade de uma
melhor adequação curricular dos Cursos de Educação Física, com conteúdos que melhor auxiliem
os profissionais que queiram iniciar no basquete sobre cadeiras de rodas.
Miron (1995) descreve e analisa o desempenho de alunos com deficiência auditiva no aprendizado
dos fundamentos do voleibol, através de um programa de ensino de mini – voleibol. Os dados foram
coletados em quarenta sessões de aprendizagem que obedeceram a uma seqüência que está em
acordo com as regras prescritas pela Confederação Brasileira de Voleibol e pela Internacional
Volleyball Federation. Os resultados obtidos nos mostram que os alunos que pertenciam a este
projeto aprenderam as regras e fundamentos ensinados através do procedimento de programação
de ensino. O autor concluiu que a adoção desse procedimento é válida tanto para as aulas de
Educação Física quanto para o ensino dos desportos.
Por último apresentamos Carmo (1989), que trata de um estudo de caráter político-filosófico, cujo
objetivo foi analisar as propostas e realizações ocorridas no plano das políticas brasileiras de
Trabalho, Educação e Lazer, concernentes às pessoas com deficiência física. Constatou também
que o esporte para a pessoa com deficiência é de grande importância para a sua integração social e,
que é no esporte que ele se encontra e sua auto-estima melhora. O autor denunciou que a sociedade
brasileira cria, “recupera” e, ao mesmo tempo, discrimina as pessoas com deficiência.
Podemos dizer que os autores acima citados tiveram preocupações diferenciadas com o deficiente.
Abordaram desde a utilização do esporte enquanto uma política pública de integração social quanto
à utilização do esporte como forma de reabilitação. Porém, nenhum deles teve a preocupação de
saber quais os limites e possibilidades de treinamento de uma equipe de basquetebol sobre cadeiras
de rodas.
Neste sentido, elaboramos este estudo cujo objetivo é verificar quais os limites e as possibilidades
de treinamento da equipe de basquetebol sobre rodas da cidade de Patos de Minas.
Mais especificamente busca verificar quais são os limites de movimento causados pela deficiência e
identificar os resíduos musculares compatíveis com a deficiência e com o esporte.
Método
Caracterização da pesquisa
Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso. A pesquisa está delimitada à equipe de
Basquetebol sobre Rodas de Patos de Minas.
População
O nosso trabalho corresponde a todos os atletas da equipe de basquetebol sobre rodas do Centro
Universitário de Patos de Minas – UNIPAM.
Amostra
Corresponde a todos os atletas da equipe do UNIPAM, pelo fato da pesquisa possuir uma
população pequena.
Instrumentos de coleta de dados
Um questionário direcionado aos atletas de basquetebol do UNIPAM. As perguntas foram
construídas visando fornecer a classificação funcional, a causa da deficiência dos atletas, o volume e
uso da cadeira de rodas no treino.
Análise de dados
As análises realizadas foram do tipo quantitativo-qualitativo. Foram feitas comparações entre os
dados da classificação funcional, o resíduo muscular compatível com a deficiência de cada atleta, o
volume e uso da cadeira no treino.
Resultados/discussão
Os dados coletados por meio de questionário nos forneceu a classificação funcional, a causa da
deficiência de cada atleta e o volume e uso da cadeira de rodas no treino.
A equipe de basquete de cadeiras de rodas de Patos de Minas possui 08 atletas. Destes, 02
possuem poliomielite, 04 são lesados medulares, 01 amputado e 01 com deficiência congênita.
Primeiramente, falaremos dos grupos específicos de cada lesão, a começar pelos atletas com
poliomielite, que são: CPS e ORN.
A poliomielite, mais conhecida por pólio, é caracterizada por uma infecção viral que afeta as células
motoras da medula espinhal e pode ser considerada temporária se as células motoras não forem
destruídas, ou permanente se as células forem destruídas pelos vírus.
CPS teve pólio aos 2 anos de idade, no qual teve seu membro inferior direito afetado. Antigamente
utilizava muletas como meio de locomoção, já hoje, necessita de cadeiras de rodas para se
locomover. A classificação funcional de CPS no esporte Basquete sobre cadeiras de rodas é de
ponto 4.0. Seus movimentos são bastante amplos por ter grande domínio de tronco. Consegue um
grande volume da ação, ou seja, quando o jogador segura a bola com as duas mãos e são
determinados pela amplitude máxima da posição da bola no espaço. A classe 4.0 tem capacidade
de se mover nos três planos do espaço: axial, sagital e frontal.
ORN teve pólio aos 6 meses de idade e teve seus dois membros inferiores afetados. Quando
criança se locomovia com aparelho ortopédico e hoje se locomove com muletas. Sua classificação
funcional é de ponto 3.5. Essa classificação é volume de ação alta, porém possui algumas
dificuldades de movimento como de se mover no plano frontal, o que não se aplica ao atleta em
questão. Ele possui um grande volume de ação e os classificadores funcionais das federações
avaliaram-no mal. A adaptação na cadeira de rodas desses dois atletas é simples. Por possuírem
controle de tronco, o encosto da cadeira é baixo, o assento está em uma posição elevada e os
joelhos estão no mesmo nível do quadril ou até mesmo inferior. Os atletas lesados medulares de
acordo com Mello (2004) atingem cerca de 70% dos casos de componentes motor, sensitivo e
autônomo do segmento afetado, e são, de uma forma geral, produzidos por traumatismos ou por
lesões congênitas, ou ainda quadros infecciosos e inflamatórios. Esses atletas possuem uma maior
susceptibilidade às lesões crônicas pela diminuição da sensibilidade e a perda de controle autônomo
de movimentos, além de uma maior predisposição às lesões ósseas provocadas pela osteoporose
do desuso.
LGS ficou deficiente aos 25 anos quando descobriu que possuía um câncer benigno na medula, do
qual foi operado e nunca mais andou. Sua lesão se localiza no segmento torácico T3. Quatro anos
depois ele fez parte da equipe com a pontuação na classificação funcional de 1.0. Seu volume de
ação é baixo por não possuir controle de tronco. Dificilmente trabalha no jogo com as duas mãos
mantendo assim a sua classificação funcional com a pontuação baixa.
FGF ficou deficiente por um acidente, quando caiu de um pé de abacate e “rompeu” a medula
espinhal. Sua lesão se localiza no segmento torácico T7 e a sua classificação funcional é igual a de
LGS, 1.0 com pouco volume de ação.
SAR é o atleta que ficou deficiente mais recentemente. Estava viajando a trabalho e foi assaltado e
ao reagir levou um tiro perto da medula. Isso já foi o suficiente por causa do calor da bala, no qual
as suas células motoras foram destruídas. A classificação funcional de SAR é ponto 2.0. Sua lesão
podemos dizer que é baixa, ou seja, T12, facilitando alguns movimentos com o tronco com algum
volume de ação.
A adaptação dos atletas com lesão medular na cadeira de rodas segue esses critérios: encosto da
cadeira alto, profundo e folgado, com um assento bem baixo, cerca de 36/37 cm do chão que
coloca automaticamente os joelhos acima do nível do quadril.
Temos também um atleta amputado que é o PRR. Ele sofreu um acidente quando estava andando
na garupa de uma moto. No tratamento teve uma amputação acima do joelho da perna esquerda. A
amputação, segundo Winnick (2004) é a perda de um membro inteiro ou de um segmento
específico do membro. As amputações podem ser adquiridas, decorridas de algum trauma, tumor
ou doença e congênitas, quando o feto não se desenvolve nos três primeiros meses de gestação. A
classificação funcional de PRR no esporte basquete em cadeiras de rodas é ponto 4.0. Seus
movimentos são bastante amplos por possuir equilíbrio de tronco. Seu volume de ação é alto,
conseguindo fazer todos os movimentos sem muitos desequilíbrios. Sua cadeira tem o encosto muito
baixo ou inexistente, com assento na posição elevada. Os joelhos estão no mesmo nível do quadril
ou a um nível inferior.
E por último, temos o atleta RPS que nasceu aos 7 meses de gestação com má formação fetal. RPS
é ponto 1.0, no qual seus movimentos são prejudicados pelo fato de ter implante metálico no
quadril, dificultando a flexão do tronco e, além disso, possui diferenças de comprimento de
membros inferiores. Seu volume de ação é baixo por causa dessas limitações. Sua cadeira de rodas
possui encosto médio e assento na medial alta, o nível dos joelhos localiza-se na mesma altura do
quadril ou até mesmo inferior.
O trabalho realizado no basquete em cadeiras de rodas, com a equipe de Patos de Minas, é feito
com um planejamento específico para cada deficiência.
Para os amputados as modificações e adaptações necessárias serão determinadas pelo grau de
comprometimento físico, experiência motora, nível de interesse e objetivos gerais de treinamento.
Existem diretrizes gerais que podem ser aplicadas às pessoas amputadas como a segurança, a
aptidão física, o desenvolvimento motor e as implicações do esporte. As técnicas de cada
fundamento são aprimoradas de forma em que o rendimento dentro da quadra seja mais eficaz.
Já nos atletas com lesão medular, a avaliação é o segredo para abordar as necessidades ligadas ao
esporte. O técnico deve ter os dados da avaliação de que precisa para proporcionar um ensino
adequado. O educador físico deve ser capaz de avaliar as habilidades físicas e motoras típicas de
atletas com lesão medular.
Segundo Winnick (2004), atualmente existe apenas um teste relacionado a saúde – o Brockport
Physical Fitness Test (Teste Brockport de Aptidão Física) (BPFT). O BPFT recomenda que os
lesionados medulares sejam avaliados em termos de função aeróbica, composição corporal e função
musculoesquelética.
De acordo com Winnick (2004) os programas de aptidão física para lesionados medular devem
enfocar o desenvolvimento de todas as capacidades que a compõe.
A flexibilidade das articulações deve ter metas a serem alcançadas dando ênfase a evitar ou reduzir
contraturas nas articulações cujos músculos são inervados. Este trabalho deve ser intenso e
rotineiro, pois deve mobilizar as articulações ao longo de toda a amplitude de movimento (ADM).
Os exercícios de força ou fortalecimento muscular devem ser trabalhados tomando cuidado para
não gerar desequilíbrios musculares, fortalecendo em demasia os músculos cujos antagonistas foram
afetados. Durante todas as atividades de fortalecimento muscular, é preciso enfatizar a postura e a
mecânica corporal correta.
O treinamento cardiorespiratório é uma das áreas mais difíceis de serem trabalhadas pelo fato de
haver perda dos grandes grupos musculares dos membros inferiores. Embora seja a aptidão física
mais difícil de ser conseguida, ela não é impossível, pois temos maratonistas em cadeiras de rodas,
bem condicionados, que provam claramente a possibilidade de se atingir níveis altos de aptidão
aeróbica.
A obesidade é muito comum em lesionados medulares, sobretudo pela perda dos grandes grupos
musculares, que diminui a capacidade de queima de caloria. O controle de peso depende da
ingestão calórica e a queima desta. Como em muitos casos o gasto calórico é bastante limitado
pelos grandes danos dos grupos musculares, a solução óbvia é controlar a ingestão de alimentos.
A segurança é importante ao trabalhar a questão da aptidão física dos deficientes medulares,
principalmente se a lesão for acima de T6, na qual estão sujeitos às hipotensões, problemas de
termorregulação e limites na freqüência cardíaca máxima durante o exercício.
Além das áreas de aptidão física e habilidades motoras, os educadores físicos devem se preocupar
e se concentrar na postura e na mecânica corporal. Com freqüência os lesionados medulares
possuem uma mecânica corporal inadequada em decorrência de desequilíbrios musculares e
contraturas.
Para os atletas com pólio, deve-se enfatizar o desenvolvimento dos músculos que ele possui, que
não foram comprometidos pela doença.
LGS, SAR, FGF, ORN tiveram tratamentos no hospital de reabilitação Sara Kubitschek em
Brasília
e Belo Horizonte até hoje retornam pelo menos duas vezes ao ano para se reabilitarem. Nossa
equipe não tem problemas no que se refere ao material específico para o treinamento do basquete,
como bolas, quadra e cadeiras de rodas adequadas, porém nota-se uma grande ansiedade antes
dos jogos de competições, o que no nosso entendimento precisa ser melhor trabalhado com os
atletas.
Portanto, durante a realização desse trabalho pudemos constatar a escassez de estudos realizados
na área do treinamento esportivo na modalidade basquete sobre cadeira de rodas.
Um crescente envolvimento de profissionais em pesquisas nessa área resulta em um maior
aperfeiçoamento da técnica, melhora na performance, e volume do treino para cada atleta além de
ser um estímulo para educadores físicos.
As informações contidas neste trabalho auxiliam outros técnicos a desenvolverem planejamentos
específicos aos seus atletas, respeitando e aceitando as limitações e possibilidades da equipe, bem
como levando-os a identificar limites de movimentos causados pela deficiência com seus respectivos
resíduos musculares.
É preciso considerar num treino que cada deficiência possui uma cadeira característica, que se
adeque às suas especialidades, obedecendo a critérios como o encosto, a altura e inclinação do
acento e do grau de inclinação das rodas.
Assim, pudemos verificar por meio do planejamento, da prática do esporte e das informações
colhidas no questionário utilizado na pesquisa que o rendimento da equipe do UNIPAM é alto, uma
vez que se constatou uma elevada resistência aeróbica nos atletas.
A equipe de Patos de Minas é praticamente uma equipe com ponto baixo, ou seja, possui 62,5% de
atletas com baixo volume de jogo sendo classificado funcionalmente como 1.0 ponto e que 37,5%
dos atletas possuem alto volume de jogo com classificação funcional 3.5 e 4.0.
Dessa forma concluímos que o treino para a equipe colabora no seu rendimento, melhorando assim
os resultados em cada campeonato, contribuindo também com a auto- estima dos atletas.
Esperamos que este trabalho consista em uma forma de divulgação do esporte adaptado e mais
especificamente subsidie aos estudiosos da área que trabalham com treinamento em atletas de
basquetebol sobre rodas. Além disso, esperamos também incentivar, de alguma forma, os atletas a
praticarem o esporte adaptado por saber que eleva a auto-estima, melhora a qualidade de vida e os
integram à sociedade.
Referências Bibliográficas
BORIN, João Paulo. Explorando a intensidade de esforço em atletas de basquetebol,
segundo tipos de fundamentos e posições: estudo a partir de equipe infanto-juvenil do
campeonato paulista de 1997. 77f. Dissertação. (Mestrado em Ciência do Esporte Faculdade de
Educação Física da Universidade Federal de Campinas, Unicamp, Campinas, 1997. 77p
CARMO, Apolônio Abadio do. Deficiência física: a sociedade brasileira cria, "recupera" e
discrimina. 244f. Dissertação.(Doutorado em Educação) Faculdade de Educação Física da
Universidade Federal de Campinas, Unicamp, Campinas, 1989.
FREITAS, Patrícia Silvestre de. Iniciação ao basquetebol sobre rodas. Uberlândia: Gráfica
Breda, 1997.
LABRONICI, et al. Esporte como fator de integração do deficiente físico na sociedade.
174f. Tese (Doutorado em Neurociências) UNIFESP, São Paulo, 2000.
MARQUES, Ruy. Regras oficiais de basquetebol em cadeiras de rodas IWBF: resumo e
comentários das mudanças das regras para 2004-2006. FBCRERJ, Rio de Janeiro, mar. 2005.
disponível em: https://www.fbcrerj.org.br/regras.htm.
Acesso em: 15 out.2005.
MELLO, Marco Túlio. Avaliação clinica e da aptidão física dos atletas paraolímpicos
brasileiros: conceitos, métodos e resultados. São Paulo: Atheneu , 2004.
MIRON, Edison Martins. Avaliação de um programa de iniciação ao voleibol, aplicado em
um grupo de deficientes auditivos. 133f. (Mestrado em Educação Especial). Faculdade de
Educação Física da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos 1995.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PATOS DE MINAS. Patos de Minas, 2005. Apresenta textos
informativos sobre a cidade de Patos de Minas. Disponível em:
http//www.patosdeminas.mg.gov.Br/cidade/cidade.asp. Acesso em: 30 mai. 2005.
WINNICK, Joseph. Educação física e esportes adaptados. São Paulo: Manole, 2004.