http://www.psiquiatriainfantil.com.br/congressos/uel2007/133.htm


Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2

O ESPORTE NA SAÚDE E NA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM PARAPLEGIA POR LESÃO MEDULAR1
Rosangela Marques Busto2
Abdallah Achour Junior2
Fausto Orsi Medola2
Ângela Farah Marçal2
Carlos Alberto Veiga Bruniera2

1  Projeto desenvolvido com recursos da Fundação de Esportes de Londrina – Fundo de
2  Docentes da Universidade Estadual de Londrina, participantes do Grupo de Estudos Dimensões do Esporte Adaptado.


RESUMO

A atividade física e/ou esportiva, para pessoas portadoras de deficiência, ajuda na prevenção de deficiências secundárias e a promover a integração do indivíduo consigo mesmo e com a sociedade. É utilizada ainda como um meio de vivenciar sensações de bem estar, contribuindo para a diminuição da ansiedade e depressão, com melhora das funções cognitivas, no autoconceito, na auto imagem, na auto estima e na autoconfiança. Este projeto tem como objetivo geral avaliar os benefícios da prática esportiva sistematizada na saúde e na qualidade de vida de pessoas com paraplegia por lesão medular. Caracteriza-se como uma pesquisa quase experimental descritiva do tipo longitudinal. Participarão do estudo 10 indivíduos do gênero masculino com idade entre 19 e 30 anos com paraplegia por lesão medular atendidos pelo setor de fisioterapia do H.U. As variáveis do estudo serão: a) avaliação antropometria; b) testes motores relacionados à saúde; c) exames laboratoriais; d) avaliação cardiorrespiratória; e) questionário de qualidade de vida SF36. Serão realizadas 6 avaliações ao logo de 36 meses. Inicialmente os participantes passarão pelas duas modalidades esportivas propostas, Atletismo e Basquete. Para análise estatística será utilizado o pacote estatístico SPSS versão 12. Os trabalhos serão desenvolvidos nas instalações esportivas do Centro de Educação Física e Esportes da Universidade Estadual de Londrina. A avaliação do projeto se dará através dos artigos publicados e a distribuição de material didático.

Palavras chave: Lesão medular, Paraplegia, Esporte, Saúde, Qualidade de Vida.

Introdução

A Universidade Estadual de Londrina, no ano de 1998 criou o curso de Ciência do Esporte, hoje denominado apenas de Esporte. Após sete anos de atuação foram necessárias algumas alterações no currículo do curso de Esporte no ano de 2006 buscando atender as demandas emergentes da população. Dentre essas mudanças foi detectada a necessidade de ser incluída a disciplina Esporte Paraolímpico em virtude das conquistas brasileiras nas últimas edições das Paraolimpíadas.
Além do esporte paraolímpico, torna-se necessário preocupar-se com a população com deficiência física especificamente o paraplégico. Dessa forma, foi proposto um trabalho interdisciplinar do curso do Esporte com o  setor de Neurologia da Fisioterapia do Hospital Universitário Norte do Paraná.
Foi Iniciado então um primeiro contato com os pacientes do Hospital Universitário procurando saber se havia interesse em realizar atividades de esportes.
Após este primeiro contato, foi apresentando o Centro de Educação Física com     possibilidades de praticarem as seguintes  modalidades esportivas paraolimpicas: Atletismo, Basquete, Halterofilismo, Natação, Tênis de Mesa e Tênis de Campo.
Dos 20 pacientes atendidos pelo setor de Neurologia da Fisioterapia do Hospital Universitário Norte do Paraná, todos demonstraram interessados em participarem das praticas esportivas.
 Embora tenham aumentado significativamente o número de trabalhos científicos com deficientes físicos, é insuficiente o número de trabalhos direcionados especificamente a esta clientela.
Esta escassez de informações aliada a constantes nas pesquisas da necessidade de se desenvolver estudos a clientelas específicas é que submetemos este projeto com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
Buscando atender a esta população o Centro de Educação Física e Esportes da Universidade Estadual de Londrina, já com excelente estrutura física, adaptou suas instalações possibilitando dessa forma o fácil acesso dos portadores de deficiência física. 
A UEL é um conjunto de 9 centros de estudo, conta atualmente com 43 Cursos de graduação, sendo 11 na área de Ciências Biológicas e da Saúde; 8 na área de Ciências Exatas e Tecnológicas e 24 na área de Ciências Humanas. Contamos ainda com 25 cursos de mestrado e 8 cursos de doutorado. Estes dados demonstram a amplitude do atendimento prestado. O intercambio entre os cursos amplia a possibilidade do atendimento a ser prestado, 2 o projeto hora apresentado conta com a participação de 3 doutores e 2 mestres de dois cursos da área da saúde.
A atividade física e/ou esportiva, para pessoas portadoras de deficiência, ajuda na prevenção de deficiências secundárias e a promover a integração do indivíduo consigo mesmo e com a sociedade. É utilizada ainda como um meio de vivenciar sensações de bem estar, contribuindo para a diminuição da ansiedade e depressão, com melhora das funções cognitivas, no autoconceito, na auto imagem, na auto estima e na autoconfiança.

Objetivos:
·          Gerais:
Avaliar os benefícios da prática esportiva sistematizada na saúde e na qualidade de vida de pessoas com paraplegia por lesão medular.
·          Específicos:
Analisar os efeitos da prática do esporte (Atletismo e Basquete) na qualidade de vida de pessoas com paraplegia por lesão medular.
Analisar os efeitos da prática do esporte (Atletismo e Basquete) na capacidade cardiorrespiratória de pessoas com paraplegia por lesão medular.
Analisar os efeitos da prática do esporte (Atletismo e Basquete) na composição corporal de pessoas com paraplegia por lesão medular.
Analisar os efeitos da prática do esporte (Atletismo e Basquete) na força de membros superiores máxima de pessoas com paraplegia por lesão medular.
Analisar os efeitos da prática do esporte (Atletismo e Basquete) na força de membros superiores de resistência de pessoas com paraplegia por lesão medular.
Analisar os efeitos da prática do esporte (Atletismo e Basquete) na flexibilidade de pessoas com paraplegia por lesão medular.

Metodologia:
1 - Caracterização da pesquisa
Pesquisa quase-experimental descritiva do tipo longitudinal envolvendo variáveis que buscam analisar os benefícios da prática esportiva sistematizada na saúde e na qualidade de vida de pessoas com paraplegia por lesão medular.
2 - Sujeitos
Serão sujeitos deste estudo 18 (dezoito) indivíduos do gênero masculino, com idade entre 19 e 30 anos, com paraplegia por lesão medular atendidos pelo setor de fisioterapia do H.U.
3 - Coleta de dados:
Inicialmente será assinado o consentimento livre e esclarecido pelos atletas a seguir os dados serão  coletados no Centro de Educação Física e Esportes da Universidade Estadual de Londrina e Hospital Universitário.
Serão feitas seis avaliações que compreenderão os seguintes períodos:
1ª. Avaliação realizada antes do início do trabalho no mês de março/2007;
2ª. Avaliação realizada no mês de agosto/2007;
3ª. Avaliação realizada antes do início do trabalho no mês de março/2008;
4ª. Avaliação realizada no mês de agosto/2008;
5ª. Avaliação realizada antes do início do trabalho no mês de março/2009;
6ª. Avaliação será realizada no mês de agosto/2009.
Os resultados dos testes serão anotados em fichas apropriadas.
4 - Variáveis de estudo
4.1 Antropometria
·    Estatura (cm);
·    Massa corporal (kg);
·    Espessura de dobras cutâneas;
·    Medidas de circunferência;
·    Avaliação postural.
4.2 Testes Motores relacionados à saúde
·    Potência de membros superiores;
·    Força de preensão manual;
·    Wingate;
·    Espirometria;
·    VO2 (medida direta).
4.3 Exames laboratoriais
Os exames laboratoriais serão realizados pelo Hospital Universitário
·    Sangue
·    Urina
4.4 – Avaliação Cardiorrespiratória
·    Pressão Arterial (Pa);
·    Freqüência cardíaca (FC).
4.5 – Questionário de Qualidade de Vida – SF-36
Na avaliação da qualidade de vida empregou-se o questionário Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey (SF-36). O SF-36 é um instrumento genérico de avaliação da qualidade de vida, sendo atualmente um dos instrumentos mais conhecidos e difundidos na área de saúde , já traduzido e validado no Brasil. É um questionário multidimensional, composto por 11 questões e 36 itens, com oito componentes ou domínios: capacidade funcional (10 itens), aspectos físicos (4 itens), dor (2 itens), estado geral de saúde (5 itens), vitalidade (4 itens), aspectos sociais (2 itens), aspectos emocionais (3 itens), saúde mental (5 itens). Cada componente do SF-36 corresponde a um valor, que varia de zero a 100, onde zero corresponde ao pior e 100 ao melhor estado de saúde.
5. Procedimentos metodológicos
·     Na primeira semana os sujeitos serão convidados a participar da pesquisa.
·     Expressarão sua aceitação voluntária  assinando um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Resolução 196/96 do CNS/MS) que era lido pelo indivíduo e a pesquisadora.
·     Aplicação de questionário para identificação dos participantes
·     Seleção dos estagiários que irão participar do projeto
·     Treinamento dos estagiários sobre os protocolos dos testes que serão aplicados.
·     Aplicação do pré-teste
·     Os questionários de qualidade de vida serão aplicados individualmente, na mesma sessão
·     Intervenção com iniciação esportiva das modalidades: Atletismo e Basquetebol.  Estas modalidades foram escolhidas por estarem incluídas como modalidades Paraolimpicas. Local da intervenção (Pista de Atletismo, Quadra Poliesportiva). (anexo)
·     Os participantes do estudo passarão por todas as modalidades esportivas.
·     O trabalho será desenvolvido duas vezes por semana com duração de 2 horas cada sessão.
·     Será elaborado um calendário das atividades de iniciação esportivas em sistema de rodízio.
·     Filmagens das sessões de iniciação esportiva para produção de material didático.
·     Aplicação de pós-teste
·     Análise dos dados
·     Redação de artigos
·     Edição dos filmes e elaboração dos conteúdos a serem inseridos.
6. Tratamento estatístico
O tratamento estatístico será constituído por uma estatística descritiva (média e desvio padrão) seguido de “Wilcoxon” adequado a teste não paramétrico, utilizando o programa estatístico SPSS, versão 12.0.
Duração Total Solicitada: (  36   meses)
(máximo de 36 meses)
Cronograma:
2007
2008
2009
2010
PERÍODO (MÊS/ANO)
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ATIVIDADES
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Selecionar os acadêmicos para atuarem no projeto
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Abrir inscrição para participação dos atletas no projeto
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Organizar e selecionar o referencial bibliográfico das variáveis a serem avaliadas no projeto.
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Planejamento das atividades a serem desenvolvidas
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Preparar os equipamentos a serem utilizados nas avaliações
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Treinar discentes colaboradores quanto aos métodos a serem aplicados na coleta dos dados
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Controlar a aplicação dos protocolos dos testes
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Reunião da equipe
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Coleta de dados (Pré-teste)
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Intervenção
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Filmagem das atividades
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Coleta de dados (Pós Teste)
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Análise e interpretação dos dados
 
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Elaboração de material didático das modalidades (Atletismo e Basquete)
 
 
 
 
 
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Preparação de artigos científicos a serem submetidos a periódicos indexados
 
 
 
 
 
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Orientar discentes bolsistas de iniciação científica
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Elaboração de relatórios
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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Bibliografia Básica:

ADAMS, R. C.; DANIEL, A. N. & RULLMAN. Jogos, Esportes e Exercícios para o Deficiente Físico. São Paulo: Editora Manole Ltda. 1985.
Associação de Assistência a Criança Deficiente. Disponível em http://www.aacd.org.br/centro_setores.asp?sublink2=33 Acesso em: 02 de novembro de 2006.
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LIMA, S. M. T.; DUARTE, E. D. &  SILVA, J. L- A formação e os procedimentos de ensino utilizados pelos professores do curso de educação física mediante a inclusão de alunos com deficiência física. Disponível em  http://www.efdeportes.com/efd71/defic.htm. Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - N° 71 - Abril de 2004 
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