http://www.psiquiatriainfantil.com.br/congressos/uel2007/179.htm


Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2

A EDUCAÇÃO DO SURDOCEGO-DIRETRIZES BÁSICAS PARA PESSOAS NÃO ESPECIALIZADAS
Shirley Rodrigues Maia
AHIMSA-GRUPO BRASIL


RESUMO

Essa pesquisa consiste no levantamento das necessidades e dificuldades de famílias e de pessoas não especializadas para o atendimento da pessoa surdocega nas cidades de: Juiz de Fora (Minas Gerais), Dourados (Mato Grosso do Sul), Angra dos Reis (Rio de Janeiro), São José (Santa Catarina) e Alagoinhas (Bahia).
Através de questionários e entrevistas foram coletados dados que permitiram arrolar os recursos básicos necessários para orientação de pais e de pessoas não especializadas  para o atendimento à pessoa surdocega, e disseminação de informações, implantações de serviços e formação continuada.

Introdução
Este trabalho foi resultado da solicitação de várias Secretarias de Educação municipais e instituições e também na qualidade de responsável pela difusão de informações sobre surdocegueira através de: palestras e mini cursos,
Durante as visitas deparamos com inúmeros casos de crianças e jovens com essas deficiências. As regiões Centro Oeste (Mato Grosso do Sul – Dourados e Campo Grande e Distrito Federal-Brasília) Sudeste (Minas Gerais – Juiz de Fora, Belo Horizonte, Prata e Uberaba-São Paulo - São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Caçapava, Rio de Janeiro – Angra dos Reis e Rio de Janeiro) Sul (Santa Catarina - São José) e Nordeste (Bahia- Alagoinhas e Barreiras), apresentam um grande número de surdocegos pré e pós-lingüísticos ainda sem um atendimento especifico de profissionais com capacitação adequada. Assim essas pessoas surdocegas contam apenas com a luta incansável de suas famílias que batem de porta em porta em busca de um atendimento, visando um futuro com mais qualidade para essas pessoas com deficiência, e orientações que possam auxiliar nesse sentido.
Nessas regiões visitadas a partir das solicitações das Secretarias e Instituições deparamos com a carência de serviços nas áreas de Saúde e Educação e iniciamos, em alguns locais, atendimentos domiciliares e, em outros locais, em instituições, sendo que atenção dada a eles era apenas por intuição.
Em contato nesses locais com as famílias e com suas necessidades foram levantadas situações do dia a dia que precisavam ser enfrentadas. Não havia ali alguém que respondesse as indagações das famílias de surdocegos. Isso exigia mais do que intuição exigia clareza sobre as orientações a serem fornecidas às famílias dessa população. Requeria que fossem sistematizados dados de situações mais comuns enfrentadas, para lidar com a criança surdocega* e para delinear as orientações básicas imprescindíveis a serem dadas a pessoas não especializadas.
Apesar da Educação do Surdocego existir no Brasil há quarenta e três anos, a realidade nacional ainda é de um grande número de pessoas surdocegas e deficientes múltiplas sensoriais sem atendimento ou com atendimento inadequado devido as: a) a falta de informação b) ausência de serviços de Saúde e Educação, sendo que muitos casos de Surdocegueira e Deficiência Múltipla poderiam ser evitados se houvesse um trabalho efetivo de prevenção, informação e conscientização da população, c) falta de professores especializados.
Nesta realidade este trabalho visa sugerir algumas orientações básicas à família e a profissionais não especializados nesta área, buscando assim contribuir para que sejam oferecidas as pessoas surdocegas condições mínimas necessárias de qualidade de vida.

Objetivos:
Geral: Descrever as necessidades dos pais e as dificuldades das pessoas não especializadas na educação de surdocegos, a fim de definir os recursos mínimos necessários para se estabelecer um contato inicial com a pessoa surdocega.
Específicos:
1)   Descrever e sistematizar as necessidades dos pais perante a deficiência do filho.
2)   Descrever e sistematizar as dificuldades de pessoas não especializadas para o atendimento da pessoa surdocega.
3)   Arrolar os recursos didáticos para pais e pessoas não especializadas.
4)   Através dos levantamentos das necessidades dos pais, dificuldades dos profissionais para atuar nesta área, organizar sugestões e orientações básicas para organização de programas e também atividades que apoiassem o desenvolvimento da comunicação.
5)   Elencar quais as causas mais freqüentes que levam a surdocegueira no Brasil
6)   Informar quais as Ajudas Técnicas que podem ser utilizadas para promover a Acessibilidade de informação, Comunicação e Orientação e Mobilidade.
Metodologia:
Para realizar esta pesquisa sobre a Educação do Surdocego-Diretrizes básicas para Pessoas não especializadas, foi seguida as diretrizes de pesquisa qualitativa por ser mais apropriada para compreender as necessidades das famílias e pessoas não especializadas no atendimento ao surdocego.
"Em geral, as investigações que se voltam para uma análise qualitativa, tem como objeto situações complexas ou estritamente particulares. Os estudos que empregam uma metodologia qualitativa podem descrever a complexidade de determinado problema, analisar a interação de certas variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos vividos por grupos sociais, contribuir no processo de mudança de determinado grupo e possibilitar, em maior nível de profundidade, o entendimento de particularidades do comportamento dos indivíduos" (RICHARDSON, 1999, p.80).
A escolha de um questionário para as pessoas não especializadas teve como objetivo a obtenção de dados uniformes entre os entrevistados. A qual é denominado de entrevista padronizada ou estruturada. Segundo Lüdke e André (1986), a entrevista é um dos instrumentos básicos para coleta de dados na pesquisa qualitativa, sendo uma das principais técnicas utilizadas nas ciências sociais. A entrevista permite captar a informação imediata, esclarecer e adaptar questões quando necessário.
A escolha de uma entrevista semi-estruturada para os pais tem como objetivo permitir que os pais não se sintam constrangidos em seus lares, como também de se sentir importante no processo de desenvolvimento de seus filhos e pela flexibilidade de possuir apenas um roteiro básico, sem uma seqüência rígida de perguntas, que propiciará que ao entrevistado discorra mais livremente sobre o tema proposto e as perguntas sejam introduzidas de forma mais significativas no decorrer de suas respostas.
Para Lüdke e André (1986), a entrevista semi-estruturada é o tipo de entrevista mais adequada para o trabalho de pesquisa em educação, pois as informações que se quer obter e os informantes que se quer contatar são mais convenientemente abordáveis com um instrumento mais flexível.

Procedimento para coleta dos dados:
A entrevista semi estruturada com os pais foi realizada durante as visitas domiciliares nos municípios de São José, Dourados, Alagoinhas e Juiz de Fora com acompanhamento das pessoas contatos do Grupo Brasil.  As perguntas foram realizadas durante a observação da pessoa surdocega em seu lar, no qual estávamos observando  como ocorria sua comunicação, a independência para atividades de vida diária e o que realiza em seu tempo livre, e a relação do pai com essa pessoa e como conseguia favorecer o processo de comunicação de seu filho.
A entrevista estruturada com profissionais não especializados ocorreu durante cursos e palestras sobre a Educação do Surdocego, nos municípios de Angra dos Reis, São José, Alagoinhas, Juiz de Fora e Dourados, esse trabalho inicialmente teve como objetivo esclarecer o que é surdocegueira e quais as formas de comunicação com a pessoa surdocega pré e pós–lingüística.
O período da realização de coleta de dados foi de Janeiro de 2003 a Novembro de 2003.
Os dados foram registrados pelos temas e objetivos da pesquisa: (descrever e sistematizar as necessidades dos pais perante a deficiência do filho, descrever e sistematizar as dificuldades de pessoas não especializadas para o atendimento da pessoa surdocega e arrolar os recursos didáticos para pais e pessoas não especializadas) e partindo do referencial teórico, estabelecemos um roteiro de itens, que procuraremos garantir que durante as entrevistas sejam contemplados.
Em relação á família:
v              Quais são as dificuldades para a família na educação da pessoa surdocega.
v              Quais são as necessidades da família para favorecer um bom desenvolvimento para pessoa surdocega.
Em relação ás pessoas não especializadas:
v             Quais são as dificuldades encontradas para educação da pessoa surdocega.
v             Quais são necessidades para iniciar um atendimento á pessoa surdocega.
Em relação ao projeto:
v              Quais os recursos mínimos necessários para dar atendimento à pessoa surdocega.
v              A importância da família no atendimento da pessoa surdocega.
v              O papel da pessoa que iniciará o atendimento a pessoa surdocega.
Resultados
A partir de uma criteriosa análise dos dados obtidos através das entrevistas realizadas com pessoas não especializadas na educação da pessoa surdocega e das entrevistas com as famílias observou-se que, o desconhecimento sobre a surdocegueira é o grande gerador das maiores dificuldades enfrentadas.
Tanto as pessoas não especializadas como os pais encontram as mesmas dificuldades no que se refere à informação sobre as causas da deficiência, seu prognóstico (muitas vezes sem saber o diagnóstico), desconhecendo formas de comunicação que poderão ser utilizadas com o surdocego para que ele tenha acesso à informação da melhor maneira possível, mesmo com a sua limitação visual e auditiva.

Discussão
Com relação ao Questionário de Pessoas não Especializadas
Os dados dos questionários foram agrupados em quadros para facilitar a visualização das respostas.
O Quadro V referente a perguntar Sobre o conhecimento e atuação na Surdocegueira agrupa as respostas sim, não e pouco, assinaladas pelos respondentes com X.
Na análise dos itens referentes ao Conhecimento na área de Surdocegueira, conforme Quadro V foi observado que é grande o número das pessoas que não têm conhecimento sobre a área. As pessoas que responderam que tinham ou tinham um pouco de conhecimento, geralmente se referiam ao caso de Helen Keller, devido ao filme “O milagre de Anne Sullivan”. Poucas pessoas já tinham tido contato direto com pessoas surdocegas. Algumas não receberam informação de como ocorre a surdocegueira e quando esclarecidas conseguiam até identificar casos que já conheciam.
A Segunda questão, que se referia a ter bibliografia na área, foi quase unânime a resposta para Não. As pessoas que responderam que já tinham alguma bibliografia, conseguiram através de acesso a internet e redes como: a Solidariedade Apoio Comunicação e Informação - Rede SACI.
Com relação a estar disponível para atuação na área, a maioria expressou o desejo de enfrentar esse desafio de  educar uma pessoa surdocega.
Quando solicitados a responder se conheciam casos de surdocegueira sem atendimento, a maioria respondeu que não conhecia e que após as informações recebidas nos cursos e palestras teriam condições de identificar uma pessoa surdocega.
As perguntas do questionário sobre Dificuldades – Quadro VI e o quadro VII têm algum interesse específico que apresentavam respostas abertas foram categorizadas por ordem decrescente de freqüência, visando por em evidência as áreas que requeriam maior atenção em nosso trabalho.
A maior dificuldade assinalada para atuar na área, foi a falta de informação e formação na área, e que sem dúvida constitui impedimento ao processo de ampliação de serviços para o atendimento da população surdocega.
O segundo fator mais apontado foi o não saber se comunicar com a pessoa surdocega.
Quanto às respostas à pergunta interesse específico-Quadro VII - Comunicação foi a categoria mais apontada como interesse de aprendizagem pelas pessoas não especializadas.
O que chama à atenção nessa questão é a dificuldade das pessoas em responder qual era a sua necessidade em um tema especifico, sendo a segunda resposta em ordem decrescente de maior número.
Geralmente quando falamos de surdocegueira as pessoas especializadas ou não, pensam que para entender e trabalhar com pessoas surdocegas é necessário conhecer todas as deficiências, principalmente as deficiências visuais e auditivas. Isso ocorre porque ainda pensam que a surdocegueira é a somatória das deficiências visuais e auditivas. O tema -Saber sobre todas as deficiências foi terceiro maior número de resposta do questionário.
Com relação às Entrevistas Semi- estruturadas as Famílias
As respostas foram organizadas em quadros, considerando os tópicos mais importantes, para entendermos quais são as maiores dificuldades dos pais em lidar com a deficiência do seu filho e como apoiá-los em suas necessidades.
O Quadro VIII - referente aos respondentes com relação a Parentesco apresentou respostas superiores aos números de famílias entrevistadas. Este fato ocorreu devido à presença de mais de um membro da família (pai, mãe, irmãos) ter estado presente e responder aos questionários.
O maior índice de faixa etária para mães está entre 30 a 39 anos e para os pais entre 40 a 49 anos. Esse resultado mostra-nos que as famílias das pessoas surdocegas que foram identificadas, continuam lutando para encontrar respostas às suas necessidades e para conseguirem atendimento adequado aos seus filhos, buscando através do governo recursos.

Conclusão
A partir de uma criteriosa análise dos dados obtidos através das entrevistas realizadas com pessoas não especializadas na educação da pessoa surdocega e das entrevistas com as famílias observou-se que, o desconhecimento sobre a surdocegueira é o grande gerador das maiores dificuldades enfrentadas.
Tanto as pessoas não especializadas como os pais encontram as mesmas dificuldades no que se refere à informação sobre as causas da deficiência, seu prognóstico (muitas vezes sem saber o diagnóstico), desconhecendo formas de comunicação que poderão ser utilizadas com o surdocego para que ele tenha acesso à informação da melhor maneira possível, mesmo com a sua limitação visual e auditiva.
Este trabalho tem a finalidade de oferecer algumas diretrizes para pais e pessoas não especializadas para a detecção, prevenção e atuação com a pessoa surdocega.

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