http://www.psiquiatriainfantil.com.br/congressos/uel2007/180.htm


Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE LONDRINA: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Marcos Jorge


Se tomarmos a Declaração de Salamanca (1994) como seu marco institucional, o debate em torno da inclusão já adentra, aproximadamente uma década e meia, e apesar dos esforços de todos os atores sociais envolvidos com a questão, constata-se uma realidade ainda muito distante das expectativas acordadas naquele documento. Promover a inclusão numa sociedade que tem na exclusão uma de suas características mais marcantes é o desafio que o Brasil enfrenta nesse século XXI. Dessa forma, utilizando uma abordagem histórica e focando a história da educação local, a proposta desse trabalho é apresentar um panorama histórico do processo de inclusão na rede municipal de Londrina (PR), inicialmente realizado com a implantação das classes especiais na década de 90.  Para subsidiar o estudo utilizaremos como fontes primárias documentos da Secretaria Municipal de Educação e das escolas pioneiras na implantação do projeto juntamente com o apoio da bibliografia especializada.