http://www.psiquiatriainfantil.com.br/congressos/uel2007/180.htm |
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Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE LONDRINA: UMA
PERSPECTIVA HISTÓRICA
Marcos Jorge
Se tomarmos a Declaração de Salamanca (1994) como seu marco institucional, o debate em
torno da inclusão já adentra, aproximadamente uma década e meia, e apesar dos esforços de
todos os atores sociais envolvidos com a questão, constata-se uma realidade ainda muito
distante das expectativas acordadas naquele documento. Promover a inclusão numa
sociedade que tem na exclusão uma de suas características mais marcantes é o desafio que o
Brasil enfrenta nesse século XXI. Dessa forma, utilizando uma abordagem histórica e focando
a história da educação local, a proposta desse trabalho é apresentar um panorama histórico
do processo de inclusão na rede municipal de Londrina (PR), inicialmente realizado com a
implantação das classes especiais na década de 90. Para subsidiar o estudo utilizaremos
como fontes primárias documentos da Secretaria Municipal de Educação e das escolas
pioneiras na implantação do projeto juntamente com o apoio da bibliografia especializada.