A linguagem constitui uma atividade de ação, pois utiliza o sujeito falante e os fatores contextuais de interpretação para a transmissão de mensagens (BLOOM E LAHEY, 1978; HAGE, 1997). A capacidade de utilizá-la é essencial para a aquisição dos sistemas simbólicos bem como para os relacionamentos interpessoais (SHUMAKER E SHERMAR, 1978; WARREN E KAISER, 1988 apud NUNES, 2003).
As diferenças existentes quanto à época em que a linguagem surge são determinadas por diferenças no ritmo de desenvolvimento de cada indivíduo, estimulação de linguagem, condições emocionais, maturidade social, hereditariedade, doenças ou outros fatores que venham afetar o processo de aquisição do desenvolvimento global da criança (ZORZI, 1997). Assim, podemos dividir o desenvolvimento da linguagem em fase pré-lingüística, em que são vocalizados apenas fonemas (do nascimento aos 12 meses) e a fase lingüística, na qual a criança começa a falar palavras isoladas e passíveis de serem compreendidas. (SCHIRMER, FONTOURA, NUNES, 2004).
O desenvolvimento da linguagem tem relação direta com o desenvolvimento de outras habilidades cognitivas e sócio-adaptativas. Os indivíduos com deficiência mental apresentam dificuldades em todo o processo de aprendizagem, sendo que a linguagem como forma de comunicação, também faz parte deste quadro de déficits. Os distúrbios durante o processo de desenvolvimento são justificados, uma vez que linguagem, por ser uma expressão dos processos mentais, depende da capacidade de inteligência do indivíduo para compreender conceitos, elaborar frases e expressar-se (LAMÔNICA, DE-VITTO, GEJÃO, 2006).
SALA I
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Linguagem Receptiva – seção não verbal
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Brinquedo
funcional
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Imitação
motora
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Identificação
de objetos
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Identificação
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Execução
de ação
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SALA I
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Linguagem Expressiva – seção verbal
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Imitação
de som
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Imitação
de
palavras
simples
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Produção
de nomes
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Imitação
de verbos
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Ação
verbal
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Iniciando
conversação
social
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Produção
de frases
com 2
palavras
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