http://www.psiquiatriainfantil.com.br/congressos/uel2007/201.htm |
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Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2
MÉTHODO - CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIAL
Araujo, A.R.
Araujo, E. F.
Almeida, D.
Baldin, A.C.
Cestaroli, A.J.
Silva, W.J.
A Méthodo, fundada em 1999, é um núcleo de desenvolvimento para pessoas com necessidades
especiais, que desenvolve um trabalho educacional desde a estimulação precoce até a alfabetização;
recreativo com atividades físicas adaptadas, de expressão corporal e artes; área clínica conta com
fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicopedagogo e arte-terapeuta.
Todos os profissionais são altamente qualificados e especializados em Educação Especial.
Desenvolvemos também um centro de atendimento pedagógico (CAP) onde pedagogos trabalham
individualmente as dificuldades de aprendizagem específicas. O núcleo busca sempre proporcionar a
pessoa especial um melhor desenvolvimento educacional, interação social, de reabilitação e de
independência de vida diária.
Na Méthodo são realizados atendimentos a diversas patologias neurológicas como: deficiência
mental, autismo, paralisia cerebral, síndromes diversas e múltiplas deficiências.
Na área educacional, desenvolvemos atividades de independência, de atenção e concentração, de
percepções táteis, auditivas e visuais, raciocínio lógico, comunicação, seqüência e alfabetização,
como leitura e escrita. Na área clínica são realizados atendimentos específicos aos alunos
matriculados na instituição e a toda comunidade, incluindo também um trabalho de assessoria a
escolas e empresas e a capacitação a profissionais interessados, promovendo palestras e
workshops. Promovemos também cursos de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), ministrados por
professores surdos e de Braille.
Com o trabalho multidisciplinar, podemos concluir que os educandos vem apresentando significativa
melhora no desenvolvimento global (cognitivo, emocional, comunicativo, físico e social) melhorando
sua qualidade de vida, alcançando o respeito às diferenças e valorizando o indivíduo como sendo
único.