http://www.psiquiatriainfantil.com.br/congressos/uel2007/201.htm


Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2

MÉTHODO - CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIAL
Araujo, A.R.
Araujo, E. F.
Almeida, D.
Baldin, A.C.
Cestaroli, A.J.
Silva, W.J.



A Méthodo, fundada em 1999, é um núcleo de desenvolvimento para pessoas com necessidades especiais, que desenvolve um trabalho educacional desde a estimulação precoce até a alfabetização; recreativo com atividades físicas adaptadas,  de expressão corporal e artes; área clínica conta com fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicopedagogo e arte-terapeuta. Todos os profissionais são altamente qualificados e especializados em Educação Especial. Desenvolvemos também um centro de atendimento pedagógico (CAP) onde pedagogos trabalham individualmente as dificuldades de aprendizagem específicas. O núcleo busca sempre proporcionar a pessoa especial um melhor desenvolvimento educacional, interação social, de reabilitação e de independência de vida diária.
Na Méthodo são realizados atendimentos a diversas patologias neurológicas como: deficiência mental, autismo, paralisia cerebral, síndromes diversas e múltiplas deficiências.
Na área educacional, desenvolvemos atividades de independência, de atenção e concentração, de percepções táteis, auditivas e visuais, raciocínio lógico, comunicação, seqüência e alfabetização, como leitura e escrita. Na área clínica são realizados atendimentos específicos aos alunos matriculados na instituição e a toda comunidade, incluindo também um trabalho de assessoria a escolas e empresas e a capacitação a profissionais interessados, promovendo palestras e workshops. Promovemos também cursos de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), ministrados por professores surdos e de Braille.
Com o trabalho multidisciplinar, podemos concluir que os educandos vem apresentando significativa melhora no desenvolvimento global (cognitivo, emocional, comunicativo, físico e social) melhorando sua qualidade de vida, alcançando o respeito às diferenças e valorizando o indivíduo como sendo único.