http://www.psiquiatriainfantil.com.br/congressos/uel2007/219.htm | 
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Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2
 
O QUE A TELENOVELA ENCENA E O QUE ENSINA SOBRE O PROCESSO DE 
INCLUSÃO
Msc. Luzia Grandini Cabreira - UEM1
Msc. Luciana Grandini Cabreira - UEM2
Msc. Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar - UEM3
1  Docente no Departamento de Teoria e Prática - DTP/UEM. Mestre em Educação - UEL (2005). Especialista em 
Metodologia do Ensino Superior. Pedagoga - FAFIJAN (1986) e Jornalista - UEL (1992). Desenvolve estudos 
sobre “Formação de Professores”, “Educomunicação” e “Educação a Distância”.  E-mail: lzcabreira@hotmail.com
2  Docente no Departamento de Teoria e Prática - DTP/UEM. Mestre em Educação - UEL (2006). Especialista em 
Psicologia Aplicada à Educação - UEL (2001), Psicologia - UEL (2000). Desenvolve estudos sobre “Brinquedo e 
Formação do Educador”, “Mídia e Educação” e “Jogos Eletrônicos”.  E-mail: lugrandini@gmail.com
3  Docente no Departamento de Teoria e Prática - DTP/UEM. Mestre em Educação - UERJ (2003), Especialização 
em Educação Especial Deficiência Mental - UEM (1995). Pedagogia - AEPREVE (1994). Desenvolve estudos sobre 
“Comunicação Alternativa” e “Deficiência Mental”. E-mail: alencargizeli@hotmail.com
RESUMO
O teor ideológico presente nas telenovelas já foi tema de diversos estudos, contudo, vemos que o 
discurso acadêmico hoje se volta para a análise do seu teor e de seu papel na educação. Nessa 
direção alguns autores se empenham para conferir maior seriedade, retratando em seu enredo temas 
sociais como a inclusão. Esse movimento para inscrever a telenovela no cenário educacional e 
protegê-la de possíveis críticas conta com o engajamento de autores como Glória Perez e Manoel 
Carlos que a exemplo de “O Clone” e “América”, trouxe em “Páginas da Vida” o testemunho de 
pessoas reais em meio ao enredo do folhetim televisivo, o que gerou muita polêmica em razão do 
teor de alguns casos. Outros espaços, melhor aproveitados, vieram apoiar a trama, como o 
depoimento de uma mãe, que a exemplo da personagem Helena, adotou uma criança com Síndrome 
de Down. Assim, amparamos nosso estudo nos pressupostos da pesquisa bibliográfica, a fim de 
analisar o tratamento que a novela “Páginas da Vida” conferiu ao processo de inclusão vivido por 
Clara, personagem de Joana Mocarzel, para então discutir o papel que desempenha na sociedade. 
A idéia de telenovela, como espaço educacional, tem sido apoiada por autores que como Belloni 
(2001) argumentam que sua trama pode ser aproveitada no dia-a-dia formando elos para as 
relações familiares e desenvolvimento das crianças. No entanto, considerar a telenovela um espaço 
comprometido com a educação pode nos induzir ao erro, pois esta como qualquer outro produto da 
indústria cultural também dissemina o consumo. 
 
Palavras-chave: Inclusão - Telenovela - Educação. 
Ficção e Realidade na Trama da Telenovela - Introdução
Antes vista como produto meramente ideológico, hoje a telenovela tem seu potencial para a 
educação reavaliado e discutido por inúmeros teóricos que atentam para as dimensões que 
alcançam as problematizações apresentadas na sua trama. Cada autor, com seu estilo, procura 
integrar no enredo questões que possam esclarecer fenômenos sociais ou mesmo espelhar as 
transformações da sociedade, através da discussão que evoca no público. 
Para se ter uma idéia do alcance e mobilização da teledramaturgia junto ao público precisamos 
considerar que mesmo aquelas pessoas que não assistem a telenovela podem ter acesso a temática 
desenvolvida na sua trama, uma vez que as “chamadas” sempre apresentam trechos do seu enredo, 
tomando de assalto a atenção até daquele telespectador mais resistente. 
Outra forma que a telenovela encontra para alcançar e envolver mais pessoas remete ao fenômeno 
conhecido como “agenda setting”, conceito baseado na teoria de que o que a mídia veicula permeia 
o discurso das pessoas, ou seja, segundo Barros Filho é a “hipótese segundo a qual a mídia, pela 
seleção, disposição e incidência de suas notícias, vem determinar os temas sobre os quais o público 
falará e discutirá" (2001, p. 169). Maffesoli (1996, p. 50) atesta que “através da explosão 
publicitária, pela difusão do videotexto ou das imagens televisivas, uma sensibilidade coletiva está se 
afirmando, e é inútil querer negligenciar ou minimizar”. 
A novela “Páginas da Vida” escrita por Manoel Carlos e exibida pela Rede Globo (Ago/2006 a 
Mar/2007), a exemplo de “América” de Glória Peres, trouxe como tema de um de seus núcleos de 
personagens, a inclusão. Diversas pessoas se emocionaram com a história de Nanda que teve filhos 
gêmeos, um menino e uma menina, separados após a morte da mãe, em decorrência da 
discriminação da avó, por Clara apresentar a Síndrome de Down. 
Clara, personagem vivida por Joana Mocarzel, fez todo o país refletir sobre o processo de inclusão, 
chamando atenção para o papel da professora e da escola nesse processo e finalmente trouxe aos 
telespectadores o conceito de escola inclusiva quando Helena, personagem de Regina Duarte, 
finalmente encontra uma instituição escolar que habita o sonho de milhares de brasileiros.
No enredo de “Páginas da Vida” acompanhamos também o depoimento de uma mãe, que a 
exemplo da personagem Helena, adotou uma criança com Síndrome de Down, fruto do primeiro 
casamento do seu esposo. Esse recurso de mesclar ficção e realidade, já bastante explorado por 
Glória Perez, veio conferir à trama de Manoel Carlos a credibilidade necessária junto ao público 
que acompanhou o drama do casal de gêmeos ao longo de oito meses.
Assim, do encontro entre a ficção e a realidade construída em “Páginas da Vida”, emergem algumas 
questões que nos propomos a analisar: Considerando seu engajamento nas causas sociais a 
telenovela pode ser inscrita no cenário educacional? Como o processo de inclusão foi tratado na 
trama de Manoel Carlos? De que forma o conceito de escola inclusiva foi construído no seu 
enredo? A mistura entre ficção e realidade presente na trama da telenovela favorece a confusão 
entre o real e o imaginário na população?
Nosso objetivo nesta pesquisa foi analisar a forma com que a telenovela vem tratando temas sociais 
como a inclusão para propor uma discussão quanto ao papel que desempenha na sociedade.
O Percurso da Pesquisa - Método
Elegemos a pesquisa bibliográfica como norteadora da nossa ação no processo de coleta de dados. 
Esta abordagem teórica caracteriza-se principalmente pela “consulta de fontes diversas de 
informação impressa ou eletrônica” (SANTOS, 2005, p. 7).
Em uma pesquisa bibliográfica nos deparamos com inúmeros materiais e fontes de que o 
pesquisador pode se utilizar para desenvolver seus estudos. Gil (2002) relaciona as principais fontes 
bibliográficas, às quais podemos somar os materiais disponibilizados em bibliotecas eletrônicas e 
mídias interativas descritas por Santos (2005), pois com o avanço na informática testemunhamos o 
surgimento de novas formas de armazenamento de dados e de possibilidades de trocas entre 
pesquisadores de diferentes países.  
Realizada a partir de levantamentos de materiais com dados já analisados e publicados por meios 
escritos e/ou eletrônicos (livros, artigos científicos, páginas na web), “esta modalidade de 
investigação é regida pela pesquisa documental”, de acordo com Santos (2005, p. 7), pois opera 
também com dados que ainda não receberam tratamento analítico e ainda não foram publicados.
Assim, selecionamos quatro trechos da novela de Manoel Carlos “Páginas da Vida” para analisar 
como o processo de inclusão de portadores de necessidades especiais foi abordado na trama da 
telenovela gerando discussões em todo o país sobre a atitude de Helena, personagem de Regina 
Duarte que adota Clara (vivida por Joana Mocarzel) portadora da Síndrome de Down. Utilizamos 
também alguns fóruns de debate na internet para acompanhar a reação do público e as matérias 
veiculadas no meio especializado na internet.
Telenovela: Espaço Educacional? - Resultado
A professora Maria Aparecida Baccega analisa que as produções televisivas “tendo qualidade, 
serão educativas, serão materiais a mais para o professor usar em sala de aula ou para a sociedade 
usar” (apud PIVETA, 1999, p.42). Elas fornecem um farto material que dependerá da didática do 
professor para explorar o assunto em sala de aula, analisando as cenas e explorando criticamente o 
tema abordado.
Estudo realizado pelo Núcleo de pesquisas de Telenovelas da USP garante que novelas são 
uma poderosa ferramenta de ensino. Segundo os pesquisadores, os pais e professores 
podem discutir com seus filhos e alunos os valores passados pelos folhetins. ‘Com a ajuda 
das novelas consegui ensinar meus alunos o que é estrutura narrativa’, orgulha-se a 
professora de português, Kedna Corrêa. A professora dá aulas para o ensino médio, em 
Brasília (APRENDIZ, [on line], 2001).
De fato, nas mãos do professor qualquer material pode se transformar em objeto de ensino, 
contudo a idéia de telenovela como ferramenta na educação ganha a cada dia mais adeptos: 
A TV não substitui a intersubjetividade, mas fornece os conteúdos para situações de 
interação entre a criança e os outros, especialmente a família e o grupo de pares. Neste, as 
mensagens da telinha são integradas aos jogos e brincadeiras, em que se manifestam as 
identificações, a distribuição de papéis e a discussão das regras do jogo, durante o qual se 
estabelece um complexo jogo de relações intersubjetivas de extrema importância para o 
desenvolvimento socioafetivo das crianças (BELLONI, 2001, p. 34).
De acordo com a proposta de Belloni a telenovela pode ser aproveitada no dia-a-dia formando elos 
para as relações familiares e desenvolvimento das crianças. Nessa direção tomamos como elemento 
de análise o tema inclusão, que foi amplamente discutido a partir do drama vivido pela personagem 
Helena que adota uma criança com Síndrome de Down depois de vê-la ser rejeitada pela avó, que 
sem qualquer escrúpulo a afasta de seu irmão gêmeo e do convívio do restante da família. 
A discriminação que Clara sofre na escola só é percebida por Helena, quando na reunião de pais 
não recebe nenhum trabalho seu. A passagem do tempo neste trecho da novela (capítulo nº. 50) é 
bem marcado, as pastas com os trabalhos, entregues um a um, remetem à produção que os alunos 
tiveram no último mês. 
Quando a professora é questionada por Helena sobre os trabalhinhos da filha, esta tenta dissimular 
dizendo, a princípio, que teria esquecido o material na sala de aula dos alunos. Helena zangada não 
aceita a fala da professora e destaca o número reduzido de alunos que esta possui para justificar um 
“esquecimento”. Diante da situação a professora revela a farsa e declara que Clara passou a maior 
parte do tempo brincando. 
(...) muitas crianças com necessidades educativas especiais nas áreas de comunicação e 
linguagem, ou de mobilidade, vivenciam a escolarização como espectadoras. Na construção 
de uma escola brasileira inclusiva, de fato, e não apenas inclusiva na palavra da lei, será 
preciso atentar para garantir acesso aos instrumentos de mediação da atividade. 
Instrumentos esses primordialmente lingüísticos (REILY, 2004, p. 23).
Reily (2004) chama a atenção para a necessidade de se tirar as crianças com necessidades 
especiais da passividade característica dos espectadores, propondo atividades que desenvolvam a 
comunicação e a linguagem. 
Dessa forma, quando Helena usando o discurso inicial da professora sobre a necessidade de 
estimulação na pré-alfabetização cobra coerência na ação docente, o faz segundo o modelo de 
escola inclusiva que respeita e promove a participação de todos no cenário educacional. 
A passagem do tempo é mais uma vez destacada na trama, Clara está ali desde que tinha um aninho 
e só agora passa por essa situação, logo Helena como mãe tem estado atenta ao seu 
desenvolvimento mesmo na escola. 
Quando se vê diante da discriminação que Clara sofre o discurso de Helena ganha outro peso, a 
atitude da professora é taxada como criminosa e ela é ameaçada de denúncia no Ministério Público. 
Com a diretora da escola a tensão criada na sala de aula perante os outros pais é levemente 
dissipada, e a discriminação da professora é justificada como incapacidade para lidar com o 
problema da inclusão. Helena exige providências, mas concorda em deixar Clara na escola diante 
das argumentações da direção. 
Em um outro capítulo, Helena vai visitar a escola e percebe que o problema continua acontecendo, 
novamente discute com a diretora e decide transferir Clara. Na procura por outra instituição escolar 
conversa com uma diretora no pátio, justificando não ter condições para atender a menina. 
Quando finalmente Helena encontra a escola que há tanto procurava, observamos que o plano de 
gravação é o mesmo e a sala da diretora muito parecida com a da escola que atendia Clara 
anteriormente. Nessa cena, exibida no capítulo 115, surge na conversa o conceito de escola 
inclusiva na fala da diretora que acaba eximindo de culpa a professora anterior de Clara, tida por 
Helena como a vilã no processo de inclusão da filha. Reily (2004, p. 22) defende que “na escola 
inclusiva, os princípios de aprendizagem significativa, em ação e por mediação, valem tanto para os 
alunos com necessidades educativas especiais como para qualquer outro aluno”.
Durante a exibição da novela acompanhamos algumas matérias que eram veiculadas na rede mundial 
de computadores, vimos que Joana Mocarzel intérprete de Clara já tinha participado como atriz no 
curta “Do Luto à Luta” de 2005, dirigido por Evaldo Morcazel, seu pai. 
Joana atuou ainda no programa “É Preciso Saber Viver”, que Dudu Braga apresentava na novela 
América exibida em 2005, neste programa “fictício” pessoas portadoras de diversas deficiências 
eram entrevistadas. A novela de Glória Perez também abordou o processo de inclusão, enfocando 
as dificuldades dos deficientes visuais, mesclando no programa depoimentos reais em meio à ficção 
do folhetim.  A mistura entre ficção e realidade favorecida pela trama de Manoel Carlos levou a mãe 
de Joana Mocarzel se pronunciar a respeito do processo de inclusão vivido pela filha, vejamos:
Recentemente, Letícia Morcazel, mãe da atriz-mirim, contou à Agência Estado que Joana está 
freqüentando a pré-escola pela segunda vez. ‘Nosso primeiro objetivo é que ela seja 
alfabetizada. Se isso levar dois anos, três anos, não importa. O que importa é que ela cumpra 
etapas com qualidade e prazer. A Joana tem limitações, mas consegue superá-las de uma 
maneira muito bacana. Os amigos têm uma relação positiva e são solidários.’ (RAMOS, 2006, 
p. 1).
A carga dramática que o personagem de Clara vive foi tão intensa em alguns capítulos que o público 
passou a considerar que a atriz por apresentar as mesmas limitações da personagem estivesse 
vivenciando de forma semelhante a inclusão na escola. 
Situações dessa ordem favorecem a confusão, até mesmo porque o drama da adoção de uma 
criança com Down tomou espaço ao término de um dos capítulos da novela apresentando a 
experiência de vida que uma mulher, a exemplo da personagem Helena, teve ao adotar a filha do 
casamento anterior de seu marido, acometida pela mesma síndrome que Clara.
A telenovela como recurso pedagógico - Discussão
A discriminação que Clara sofre é muito suavizada diante do cenário de violência que vemos nas 
escolas na atualidade, com casos de salas superlotadas e professores inexperientes que não 
cumprem seu papel de ensinar. 
Na reunião que Helena discute com a professora é importante observar que não há nenhuma criança 
presente e a professora se mostra ingênua na mentira que tenta passar, confusa e despreparada para 
lidar com o problema de Clara. Nessa direção, o discurso de Helena intimida a professora e a 
escola, pois traz a lei e a ameaça de denúncia. 
A cena exibida apresenta uma série de informações úteis para os pais que se vêem diante de um 
problema semelhante, pois discute a estimulação necessária à fase de pré-alfabetização, o papel que 
a professora deve desempenhar, desqualifica a brincadeira como única ferramenta de ensino. Outro 
ponto observado é que a figura da professora é que surge confusa e despreparada como ocorre 
normalmente com a maioria dos pais que se vêem impotentes diante da perícia escola.
Belloni (2001) propõe que a telenovela seja aproveitada no dia-a-dia formando elos para as 
relações familiares e desenvolvimento das crianças, no entanto, por mais que se esteja atento ao seu 
conteúdo, algumas cenas, por não apresentarem um texto adequado para a idade, podem causar 
mais danos que benefícios para as crianças que, muitas vezes, não estão preparadas para enfrentar 
certas problemáticas do universo adulto.  
Helena é retratada como uma mãe que mesmo sem ter tem todas as respostas não se intimida e luta 
pelos direitos de sua filha, conclamando a sociedade a lidar com a inclusão de outra forma. 
Espanto. Este pode ser um dos adjetivos mais aplicado à sociedade de forma geral se o 
desejo da professora Maria Aparecida Baccega, um dia, for realizado. Ela espera que a 
telenovela entre na sala de aula e auxilie na formação da criança, pois acredita que a 
sociedade tem muito a ganhar se a telenovela suscitar debates, discussões, redações, e 
peças de teatro nas escolas. A idéia não descarta o que a telenovela tem de ruim, mas 
objetiva discutir e fazer com que o professor explique aos alunos o porquê de determinado 
fato/cena ser errado, preconceituoso ou discriminatório (PIVETA, 1999, p.36).
Quando surge o conceito de escola inclusiva o público é informado de como esta deve ser 
constituída para dar suporte ao trabalho do professor junto aos alunos, Helena que é médica fica 
surpresa com a novidade. 
A semelhança com que são retratadas as duas escolas, a que discrimina e a que inclui, levam o 
público a pensar que a diferença está unicamente na ação e no preparo dos profissionais para lidar 
com o tema e não na estrutura física da escola. O que contrasta com a realidade do ensino público 
no nosso país, pois mesmo o número de alunos matriculados por turma, em geral, é superior ao 
apresentado nas cenas da novela. 
Quanto à mistura entre ficção e realidade promovida em “Páginas da Vida” ela se efetivou em dois 
momentos, quando as pessoas passaram a confundir Joana Mocarzel com sua personagem Clara 
em face das limitações que a Síndrome de Down confere, especulando inclusive sobre a 
discriminação que a atriz/personagem sofria na escola, o que levou a mãe de Joana a se pronunciar 
a respeito, e, em um segundo momento, quando o depoimento de pessoas reais era veiculado ao 
término de cada capítulo da novela. 
Analisando os primeiros ciclos da programação na TV, Marcondes Fº (1994), tinha-se a idéia de 
que havia uma separação nítida entre ficção e realidade, o que já não se constata mais na opinião de 
Umberto Eco.
O crítico italiano Umberto Eco é o primeiro a defender a tese de que foi abolida essa divisão 
na televisão. Para ele, já não existe mais a clássica separação entre ficção e não-ficção, entre 
programas jornalísticos e programas ligados ao imaginário, mas sim a divisão entre dois 
tipos de forma de se fazer televisão: aquela em que as pessoas falam olhando para a câmera 
e outra, em que as pessoas falam sem olhar para ela (MARCONDES Fº, 1994, p. 35).
De fato, as conseqüências que a confusão entre real e imaginário provoca na população ainda são 
mal equacionados e o preço de toda essa interatividade precisa ser melhor estudado. 
O que se discute ainda é se a telenovela no contexto de sala de aula, pode ser útil ao professor. 
Sobre esse ponto diversos autores argumentam que se o professor souber explorar criticamente a 
temática novelística no sentido de aproveitar o que os alunos vêem, com o cuidado de propor 
também outras atividades mais construtivas, a fim de não estimular ainda mais a audiência desse 
programa, a telenovela pode se converter a favor do ensino “negar o uso da TV para a criança 
popular na escola é negar-lhe a chance de ter uma razão a mais para gostar da escola e, 
principalmente, é negar-lhe a possibilidade de ser sujeito na relação com a TV” (GADOTTI, 2000, 
p. 213).
De fato, a televisão como recurso tecnológico supera outros meios utilizados na escola, ignorar seu 
efeito sobre a população, pode colocar o ensino à margem da discussão que seus programas 
suscitam e desencorajar o aluno que se encontra familiarizado com sua linguagem.
Estou fazendo um elogio à TV, porque sei que pode auxiliar-nos também na melhoria da 
qualidade do ensino. (...) A TV pode ser um bom instrumento para isso, mas será sempre um 
instrumento e, como todo instrumento, os resultados dependerão de quem o utiliza. Como 
dizia Voltaire, ‘Deus é contra quem faz a guerra, mas fica do lado de quem atira bem’. É 
preciso, acima de tudo, formar o professor e a professora para que tenham boa pontaria 
(GADOTTI, 2001, p. 214).
Nesse sentido é essencial investir na formação do professor, para que sua compreensão possa 
explorar os outros significados ocultos no enredo das telenovelas que se modernizam cada vez mais, 
inaugurando novas formas de impor o consumo aos cidadãos, em meio ao entretenimento e 
campanhas educacionais. 
Como as telenovelas buscam a todo custo aprisionar o telespectador para garantir sua audiência, 
muitas vezes lançam mão de recursos pouco ortodoxos visando transformar o comportamento de 
toda a sociedade, senão dirigi-lo, portanto, todo cuidado é bem vindo no momento de incluir a 
programação da telinha no cenário educacional.
Contatamos que a discriminação que Clara sofre é muito suavizada diante do cenário de violência 
que vemos nas escolas na atualidade, com casos de salas superlotadas e professores inexperientes 
que não cumprem o papel de ensinar. 
Para que a novela tenha seu caráter educacional definitivamente reconhecido, precisaria estar a 
princípio, dissociada da comoção em favor do consumismo, logo, considerar a telenovela como 
meio educativo pode nos induzir ao erro, pois esta não tem comprometimento com a causa 
educacional, seu campo de ação se circunscreve ao entretenimento, numa rede em que “fala mais 
alto” a audiência e o lucro, pois todo meio de comunicação é antes de tudo uma empresa.
Contextualizar a telenovela em meio aos problemas educacionais do Brasil lhe dá 
responsabilidades e atributos que ela, normalmente, não tem. O que é preciso deixar claro é 
que a telenovela tem por finalidade entreter e, neste bojo, ela pode mesclar ‘pitadas de 
conhecimento’ no seu enredo, e não o contrário. Se em uma determinada cena a telenovela 
ensina como se faz um auto-exame de câncer de mama, em várias outras ela pode mostrar, 
por exemplo, os problemas cotidianos amenizados ou satirizados. O dia em que a telenovela 
se ater a um enredo inteiramente educativo, estará fadada ao fracasso. Na hora da novela o 
telespectador quer ter um momento de descanso e diversão para contrapor os problemas e 
dificuldades do dia-a-dia. Educar é papel do Estado, a telenovela pode apenas auxiliá-lo 
neste difícil processo (PIVETA, 1999, p. 23).
Sobre a mistura entre o real e o imaginário, ficção e realidade vimos que o público encontra 
dificuldade para discernir entre o que se passa na vida real e na novela, mesmo entre os atores, 
portanto, faz-se necessária uma discussão sobre esse artifício, mesmo que venha sendo utilizado 
para tratar de temas sociais e campanhas educacionais, pois como já discutimos a telenovela 
enquanto coadjuvante da aprendizagem pode sim ser aproveitada pelo professor se ele estiver 
preparado para fazer uma leitura crítica da comoção e do consumo que os folhetins televisivos 
promovem.
Dessa forma, os incentivos que o governo destina às campanhas educacionais na televisão, que na 
atualidade envolvem quase que toda a programação televisiva podem sim contribuir para apenas 
informar o telespectador que se diverte sob a pretensa intenção de ser tocado pela mensagem 
“educativa”.
Referências Bibliográficas
BARROS FILHO, Clóvis de. Ética na Comunicação: da informação ao receptor. São Paulo: 
Moderna, 2001.
BELLONI, Maria Luiza. O que é Mídia-Educação: Polêmicas do Nosso Tempo.  Petrópolis: 
Autores Associados, 2001.
GADOTTI, Moacir.  A televisão como espaço educativo.  In: Perspectivas Atuais na Educação.  
Moacir Gadotti e Colaboradores.  Porto Alegre: Artmed, 2000.
MAFFESOLI, M.  No Fundo das Aparências.  Rio de Janeiro: Vozes, 1996.
MARCONDES Fº, Ciro.  Televisão. São Paulo: Scipione, 1994.
PIVETA, Patricia Rosana. Telenovela: um dos procedimentos educativos da sociedade 
brasileira. Londrina: UEL, 1999. 
RAMOS, Carlos.  Menina que vive Clara em Páginas da Vida já atuou na Globo.  O Fuxico, 
[on line] 28 Ago 2006. Disponível em:  <http://ofuxico.uol.com.br/Materias/Noticias/2006/08/29777.htm>  
Acessado em Fev/2007.
REILY, Lucia.  Escola Inclusiva: Linguagem e Mediação.  Campinas, SP: Papirus, 2004.
SOUZA, Jésus Barbosa de. Meios de Comunicação de Massa: Jornal, Televisão, Rádio. São 
Paulo: Scipione, 1996.