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Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2
PROTOCOLO DE REGISTRO DE OBSERVAÇÃO DA DINÂMICA DE ALUNOS
COM DEFICIÊNCIA FÍSICA EM RELAÇÃO AOS SEUS MOBILIÁRIOS E
RECURSOS.
Eliane Tie Mi Imamura
Grace Cristina Ferreira
Luciana Ramos Baleotti
Mauro Audi
Lígia Maria Presumido Braccialli
Programa de Pós Graduação em Educação - Unesp/Marília
RESUMO
O presente estudo teve por objetivo elaborar um protocolo de registro de observação da dinâmica de
alunos com deficiência física em relação aos seus mobiliários e recursos. O projeto foi autorizado pela
direção da escola onde se realizou a pesquisa, a professora da sala e os responsáveis pelos alunos da
sala especial para deficientes físicos assinaram o termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Participaram oito alunos com deficiência física na faixa etária variando entre 10 e 18 anos de idade,
com diagnóstico e seqüela motora variados. A coleta de dados foi realizada em uma classe especial
para deficientes físicos de uma escola da Rede Estadual de Ensino da cidade de Marília- S.P. As
questões do protocolo de registro de observação foram elaboradas com base no que preconiza a
literatura especializada a respeito de posicionamento, condições ergonômicas e aspectos relacionados.
As questões foram organizadas seguindo a ordem de observação: desde o momento da chegada do
aluno à escola, quando ainda se encontra dentro do veículo, até sua acomodação em sala de aula. Os
tipos de questões escolhidas foram do tipo fechadas, dicotômicas e de múltipla escolha, visando facilitar
o registro pelo profissional. Após a elaboração da primeira versão, o protocolo foi submetido à
avaliação de um pesquisador com renomada experiência na área da deficiência física e com adaptação
de mobiliário escolar, cujas sugestões contribuíram para a definição da versão final do protocolo. Como
resultado, obteve-se categorias de análise que compõem o protocolo.
1. Introdução
Analisar as características antropométricas de alunos com deficiência física, assim como as
condições ergonômicas de seus mobiliários e meios de locomoção se apresenta como importante
condição para possibilitar as funções e o desenvolvimento de habilidades nestes indivíduos
(BRACIALLI, 2001).
Neste contexto, faz-se necessário identificar tais características para que sirvam de base para o
planejamento de mobiliários, meios auxiliares de locomoção e recursos de adaptação, e que possam
vir, dessa forma, favorecer o acesso à educação e a inclusão escolar desses alunos, visto que para
Karagiannis, Stainback e Stainback (1999) as pessoas com deficiência necessitam de instruções, de
instrumentos, de técnicas e de equipamentos especializados, tendo em mente que o principal
propósito é facilitar a aprendizagem e o ajustamento educacional de todos os alunos.
2. Objetivo
Foi objetivo do estudo elaborar um protocolo de registro de observação da dinâmica de alunos com
deficiência física em relação aos seus mobiliários e recursos.
3. Método
As questões do protocolo de registro de observação foram elaboradas com base no que preconiza
a literatura especializada a respeito de posicionamento, condições ergonômicas e aspectos
relacionados.
As questões foram organizadas seguindo a ordem de observação: desde o momento da chegada do
aluno à escola, quando ainda se encontra dentro do veículo, até sua acomodação em sala de aula.
Os tipos de questões escolhidas foram do tipo fechadas, dicotômicas e de múltipla escolha, para
facilitar o registro pelo profissional. Após a elaboração da primeira versão, o protocolo foi
submetido à avaliação de um pesquisador com renomada experiência na área da deficiência física,
inclusive em adaptação de mobiliário escolar, cujas sugestões contribuíram para a definição da
versão final do protocolo.
Para verificar a pertinência e a adequação do protocolo de observação ele foi utilizado para avaliar
as condições dos mobiliários e recursos de uma sala especial para alunos deficientes físicos.
4. Resultados
O protocolo de observação final ficou estruturado com 10 categorias: 1) identificação; 2)
transporte; 3) cadeira de rodas; 4) cadeira adaptada; 5) sustentação postural; 6) conforto e
manutenção da postura: cadeira de rodas; 7) conforto e manutenção da postura: cadeira adaptada;
8) mesa; 9) disposição dos alunos na sala de aula; 10) stand table.
Cada uma das categorias encontradas foram subdivididas em subcategorias conforme o modelo
apresentado a seguir.
Protocolo de observação do aluno
1. Identificação:
Nome:_________________________________________________________________
Data de nascimento: ________________ Idade atual:____________________
2. Transporte
a) Posição no transporte:
( ) Sentado ( ) Em pé ( ) Deitado
b) Análise da posição:
( ) Adequada ( ) Inadequada
c) Utiliza cinto de segurança:
( ) Sim ( ) Não
d ) Desce do transporte:
Independentemente
( ) sem dificuldade ( ) com muita dificuldade ( )com pouca
dificuldade
Parcialmente dependente
|
Auxilio parcial de
recurso.
|
Auxílio parcial
do motorista
|
Auxílio parcial
da professora
|
Auxílio
parcial da
assistente
|
Auxílio
parcial de
colegas
|
Parcialmente
dependente
|
Qual
|
|
|
|
|
Dependente:
|
Auxilio total
de recurso.
|
Auxílio total
do motorista
|
Auxílio total
da professora
|
Auxílio total
da assistente
|
Auxílio total de
colegas
|
Dependente
|
|
|
|
|
|
e ) Método de transferência para cadeira:
Independentemente:
( ) sem dificuldade ( ) com muita dificuldade ( )com pouca
dificuldade
Parcialmente dependente:
|
Auxilio parcial de
recurso.
|
Auxílio parcial
do motorista
|
Auxílio parcial
da professora
|
Auxílio
parcial da
assistente
|
Auxílio
parcial de
colegas
|
Parcialmente
dependente
|
Qual
|
|
|
|
|
Dependente:
|
Auxilio total
de recurso.
|
Auxílio total
do motorista
|
Auxílio total
da professora
|
Auxílio total
da assistente
|
Auxílio total
de colegas
|
Dependente
|
|
|
|
|
|
3. Cadeira de rodas
a) Utiliza cadeira de rodas para ir para a sala:
( ) Sim. Qual o modelo__________________ ( ) Não
b) Análise do posicionamento do aluno na cadeira de rodas:
( ) Adequado ( ) Inadequado
|
Sim
|
Não
|
Necessita de adaptações para
melhorar posicionamento
|
Quais
|
|
Utiliza adaptações?
|
Quais
|
|
e) As adaptações são:
( ) totalmente adequada ( ) parcialmente adequada (
) inadequada
f) A cadeira de rodas permite mobilidade máxima?
( )Sim ( ) Não
g) A cadeira de rodas está adequada às características apresentadas pelo aluno?
( ) Sim ( )Não
h) Impulsão:
Independentemente
( ) sem dificuldade ( ) com muita dificuldade ( )com pouca
dificuldade
Parcialmente dependente
|
Auxilio parcial de
recurso.
|
Auxílio parcial da
professora
|
Auxílio parcial da
assistente
|
Auxílio parcial de
colegas
|
Parcialmente
dependente
|
Qual
|
|
|
|
Dependente:
|
Auxilio total de
recurso.
|
Auxílio total da
professora
|
Auxílio total da
assistente
|
Auxílio total de
colegas
|
Dependente
|
|
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|
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i) Apresenta assimetria:
( ) Domínio direito ( ) Domínio esquerdo ( ) Não apresenta
( ) Não observado
4. Cadeira adaptada
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Sim
|
Não
|
a)Faz uso de outro mobiliário na sala,
sem ser a cadeira de rodas?
|
Qual
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|
b)Se sim, permite regulagem de altura?
|
|
|
c)Permite regulagem de largura?
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|
|
d)Altura adequada
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|
|
e)Tem apoio para os pés?
|
|
|
Tem abdutores?
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Modelo
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|
Tem faixa de segurança?
|
Modelo
|
|
Tem estabilizador para tronco?
|
|
|
Análise
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Adequado
|
Inadequado
|
Análise do apoio para os pés
|
|
|
Análise dos abdutores:
|
|
|
Análise da faixa de segurança:
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|
|
Análise do estabilizador para tronco:
|
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5. Sustentação Postural
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Necessita
Sim Não
|
Utiliza
Sim
Não
|
Suporte para
tronco
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|
|
|
Cintas para
adutores
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|
c) Cintas para
abdutores
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|
d) Cintas para
colo:
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Estabilização da
pelve
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6. Conforto e manutenção da postura: Cadeira de rodas
a) Superfície do assento
( ) Assento em funda ( ) Assento firme
b) Análise da largura do assento
( ) Adequado ( ) Inadequado
c) Altura do encosto
( ) Alto ( ) Baixo
7. Conforto e manutenção da postura: Cadeira adaptada
a) Análise da largura do assento
( ) Adequado ( ) Inadequado
b) Altura do encosto
( ) Alto ( ) Baixo
8. Mesa
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Sim
|
Não
|
Permite regulagem de altura
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Recorte em semicírculo
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|
Altura adequada
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9. Disposição dos alunos em sala de aula
( ) Fileiras (horizontal em relação à professora
( ) Fileiras (vertical em relação à professora)
( ) Agrupamentos
( ) Semicírculos
10. Stand Table
Utiliza:
( ) Sim ( ) Não
Em quais situações:
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
O protocolo, por ser de fácil preenchimento, favoreceu para que a coleta de informações acerca da
dinâmica de oito alunos com seus mobiliários e recursos, fosse obtida em um dia de aula, com
apenas um observador.
Os dados posteriormente analisados, contribuíram para aclarar a realidade dos alunos da sala de
aula pesquisada e fomentar sugestões de adaptações, de acordo com as necessidades peculiares de
cada aluno.
5. Discussão e considerações finais
Várias pesquisas têm enfatizado os benefícios de um mobiliário adequado para o aluno, bem como
os prejuízos que podem surgir quando o aluno deficiente físico é mantido em posturas inadequadas
por muito tempo, como por exemplo, o período todo de aula (CAMATS, 2003; MYHR et al.,
1995; BRACCIALLI et al., 2001).
Desse modo, o estudo sustenta que estudar as características ergonômicas de mobiliários e recursos
de locomoção de alunos deficientes físicos é uma questão premente para o acesso ao ensino,
equiparação de oportunidades e possibilitar o processo de inclusão escolar. Tal afirmação, reside no
fato de que o posicionamento adequado proporcionado pelas condições ergonômicas apropriadas
do mobiliário escolar pode melhorar o desempenho funcional do aluno durante as atividades
desenvolvidas em sala de aula e, consequentemente, tornar mais eficaz o processo de ensino e
aprendizagem.
Assim, percebe-se que o protocolo apresentado, pode promover a observação sistemática e
criteriosa da dinâmica dos alunos em relação aos mobiliários e recursos utilizados em ambiente
escolar, e desse modo, favorecer a indicação de possíveis melhorias na postura desses alunos.
6. Referências Bibliográficas
BRACCIALLI, L. M. P.; MANZINI, E. J.; VILARTA, R. Influência do mobiliário adaptado na
performance do aluno com paralisia cerebral espástica: considerações sobre a literatura
especializada. Revista Brasileira de Educação Especial, p.25 - 33, n7, 2001.
CAMATS, E.S. Uso de ajudas técnicas para a comunicação, o jogo, a mobilidade e o
controle do meio: uma abordagem habilitadora. Cap. 3, p.23 -41. In: ALMIRALL, C.B;
CAMATS, E.S.; BULTO, C. R. Sistemas de sinais e ajudas técnicas para a comunicação
alternativa e a escrita. Princípios teóricos e aplicações. Santos. Livraria Editora. 2003.
MYHR,U., et al. Five-year follow-up of functional sitting position in children wich cerebral
palsy. Dev Med child neurol, v.37, p.587-596, 1995.