http://www.psiquiatriainfantil.com.br/congressos/uel2007/278.htm |
|
Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2
ICBERG: MERGULHANDO NAS PAISAGENS ESCOLARES PELAS VIAS DOS
MOVIMENTOS INSTITUINTES E INSTITUÍDOS COMO INCLUSIVOS
Sá, Maria das Graças Carvalho Silva de
PPGE – UFES
POSTER
RESUMO
Objetiva conhecer acerca das relações de saber/poder que permeiam as paisagens escolares
tendo como foco as práticas discursivas de professores/as e familiares em relação aos processos
instituintes e instituídos como inclusivos que ali habitam, em busca de possíveis fissuras que nos
dêem visibilidades para produzirmos coletivamente dispositivos que reafirmem atributos éticos,
estéticos e políticos. Os equipamentos de bordo escolhidos como ferramentas teórico-conceituais
pautaram-se primordialmente nas contribuições dos estudos Foucaultianos, da Psicanálise, pela
via de Freud e de Lacan e das considerações tecidas por Célia Linhares acerca dos processos
de escolarização vendo-o nestes, como um interessante equipamento para se mergulhar no
contexto das paisagens escolares posto que os mesmos encontram-se atrelados a outros modos
de se pensar estes espaços/lugares cujos imperativos de liberdade, justiça e de paz se fazem
efetivamente presentes. Utiliza–se da Cartografia na busca incessante de se aprender, com/nos
movimentos vislumbrados neste mergulho, sobre a coexistência dos processos micro/macro de
singularização que alteram incessantemente o curso das práticas discursivas acercas de
alunos/as caracterizados como aluno/a que apresenta necessidades educativas especiais. A
pesquisa se encontra no momento de coleta de dados.
PALAVRAS CHAVES: Subjetividade, inclusão, Experiências Intituintes.