http://www.psiquiatriainfantil.com.br/congressos/uel2007/278.htm | 
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Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2
 
ICBERG: MERGULHANDO NAS PAISAGENS ESCOLARES PELAS VIAS DOS 
MOVIMENTOS INSTITUINTES E INSTITUÍDOS COMO INCLUSIVOS
Sá, Maria das Graças Carvalho Silva de 
PPGE – UFES
POSTER
RESUMO
Objetiva conhecer acerca das relações de saber/poder que permeiam as paisagens escolares 
tendo como foco as práticas discursivas de professores/as e familiares em relação aos processos 
instituintes e instituídos como inclusivos que ali habitam, em busca de possíveis fissuras que nos 
dêem visibilidades para produzirmos coletivamente dispositivos que reafirmem atributos éticos, 
estéticos e políticos. Os equipamentos de bordo escolhidos como ferramentas teórico-conceituais 
pautaram-se primordialmente nas contribuições dos estudos Foucaultianos, da Psicanálise, pela 
via de Freud e de Lacan e das considerações tecidas por Célia Linhares acerca dos processos 
de escolarização vendo-o nestes, como um interessante equipamento para se mergulhar no 
contexto das paisagens escolares posto que os mesmos encontram-se atrelados a outros modos 
de se pensar estes espaços/lugares cujos imperativos de liberdade, justiça e de paz se fazem 
efetivamente presentes. Utiliza–se da Cartografia na busca incessante de se aprender, com/nos 
movimentos vislumbrados neste mergulho, sobre a coexistência dos processos micro/macro de 
singularização que alteram incessantemente o curso das práticas discursivas acercas de 
alunos/as caracterizados como aluno/a que apresenta necessidades educativas especiais. A 
pesquisa se encontra no momento de coleta de dados.
PALAVRAS CHAVES: Subjetividade, inclusão, Experiências Intituintes.