http://www.psiquiatriainfantil.com.br/congressos/uel2007/278.htm


Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2

ICBERG: MERGULHANDO NAS PAISAGENS ESCOLARES PELAS VIAS DOS MOVIMENTOS INSTITUINTES E INSTITUÍDOS COMO INCLUSIVOS
Sá, Maria das Graças Carvalho Silva de
PPGE – UFES

POSTER

RESUMO

Objetiva conhecer acerca das relações de saber/poder que permeiam as paisagens escolares tendo como foco as práticas discursivas de professores/as e familiares em relação aos processos instituintes e instituídos como inclusivos que ali habitam, em busca de possíveis fissuras que nos dêem visibilidades para produzirmos coletivamente dispositivos que reafirmem atributos éticos, estéticos e políticos. Os equipamentos de bordo escolhidos como ferramentas teórico-conceituais pautaram-se primordialmente nas contribuições dos estudos Foucaultianos, da Psicanálise, pela via de Freud e de Lacan e das considerações tecidas por Célia Linhares acerca dos processos de escolarização vendo-o nestes, como um interessante equipamento para se mergulhar no contexto das paisagens escolares posto que os mesmos encontram-se atrelados a outros modos de se pensar estes espaços/lugares cujos imperativos de liberdade, justiça e de paz se fazem efetivamente presentes. Utiliza–se da Cartografia na busca incessante de se aprender, com/nos movimentos vislumbrados neste mergulho, sobre a coexistência dos processos micro/macro de singularização que alteram incessantemente o curso das práticas discursivas acercas de alunos/as caracterizados como aluno/a que apresenta necessidades educativas especiais. A pesquisa se encontra no momento de coleta de dados.

PALAVRAS CHAVES: Subjetividade, inclusão, Experiências Intituintes.