http://www.psiquiatriainfantil.com.br/congressos/uel2007/303.htm


Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2

PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Alexandra Ayach Anache


Pretendemos desenvolver estudo sobre o processo de aprendizagem de sujeitos que apresentam deficiência mental, e, nesse sentido, a epistemologia qualitativa tem oferecido sustentação para possibilidade de elaboração de uma proposta de leitura sobre a subjetividade do sujeito que apresenta tal deficiência. Levantamos a suposição de que o processo educativo do aluno especial guarda relação com as diferentes especialidades imbricadas nas diversas disciplinas que compõem o campo de referência dos educadores, em vez de relacionar-se unicamente ao processo de ensino-aprendizagem. Com o propósito de viabilizarmos esta pesquisa, fizemos, inicialmente, algumas reflexões sobre o conceito de educação especial, procurando esclarecer o seu objeto de estudo - o que se configura como especial, oferecendo-nos subsídios para compreendermos as diferentes concepções que fundamentam as práticas que visam a promover o processo de aprendizagem de alunos com deficiência mental. Em seguida, direcionamos atenção para o estudo do sujeito da educação especial, considerando-se sua dimensão subjetiva, a qual o estudo de caso foi a técnica inicial mais indicada. A seguir, por meio da pesquisa-ação construímos estratégias de intervenção para avaliar os processos de aprendizagem da pessoa.