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Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A TERAPIA OCUPACIONAL JUNTO AOS DEFICIENTES AUDITIVOS E VISUAIS
Adriana da Silva Lourenço


RESUMO

O objetivo da Educação Inclusiva é uma inclusão pautada em princípios éticos, políticos e estéticos de modo a assegurar, não apenas a processo de escolarização, como também a melhoria da qualidade de vida. Este trabalho mostra o trabalho que vem sendo desenvolvido a três décadas pela Educação Inclusiva. O que a Terapia Ocupacional contribui, sua história; conceito; atuação na Educação Inclusiva; a contribuição com Deficientes Visuais e Auditivos; a história e conceitos da Educação Inclusiva; O que são Necessidades Educacionais Especiais, assim como quem são os Portadores de Necessidades Educacionais.

Introdução
A Inclusão Social teve seu inicio a três décadas, desde então, a sociedade em todo o mundo vem se reestruturando, buscando mudanças e progressos. O processo de inclusão promove a construção de uma sociedade para todos.
Para que uma sociedade se torne inclusiva, é necessário que se tenha a inclusão em todos os níveis da sociedade, fazendo com que exista trabalho inclusivo, transporte inclusivo, escola inclusiva e assim por diante. E será justamente a Educação Inclusiva o objeto de estudo deste trabalho, pois é através da escola que poderemos construir uma nova filosofia que seja verdadeiramente inclusiva.
Acreditando na construção de uma sociedade onde o “direito a ter direito” é uma questão prioritária justificando, assim, a elaboração deste trabalho como forma de conscientização da existência do portador de Necessidades Educacionais Especiais, bem como de mostrar a importância do conviver com a diversidade, fortalecendo a colocação de todos indiscriminadamente.

Método
Incluir dá trabalho. Portanto na área educacional ela deve ter inicio na educação infantil até a educação superior, passando pelo ensino fundamental e ensino médio. Incluindo as demais modalidades: educação de jovens e adultos e educação profissional. O processo inclusivo significa uma verdadeira revolução educacional e envolve o aparecimento de uma escola eficiente, diferente, aberta, comunitária, solidária e democrática onde a pluralidade leva-nos a ultrapassar o limite da integração e alcançar a inclusão. (CARDOSO, 2003). É necessário capacitar todas as escolas (públicas e particulares) para atender todos os alunos, em particular aqueles que são portadores de Necessidades Educacionais Especiais.Os professores devem ter formação e a capacitação como meta principal, suporte aos professores. O professor contará com o apoio de toda a escola, dos pais dos alunos e de toda a equipe multiprofissional para que ele tenha ”[...] informações apropriadas a respeito das dificuldades da criança, dos seus processos de aprendizagem, do seu desenvolvimento social e individual.” (MRECH, 2003).
A escola deve oferecer apoio multiprofissional com reuniões freqüentes com a presença de toda a equipe para discutirem suas práticas e trocarem informações, as escolas devem promover adaptações e a participação da família.
A Terapia Ocupacional é muito importante devido trabalharem diretamente com as AVD´S (Atividades da Vida Diária) e AVP´S (Atividades da Vida prática). Assim poderá disponibilizar de seus conhecimentos, analisando e identificando as mudanças necessárias, com isto sugestionará e confeccionará adaptações para minimizar o processo de inclusão do aluno com Necessidades Educacionais Especiais no ensino regular.
A Terapia Ocupacional contribui com a Educação Inclusiva oferecendo uma visão ampla dos sujeitos envolvidos no processo do ensinar e do aprender, entendendo este processo como algo muito singular. O trabalho da Terapia Ocupacional na escola inclusiva está ligado no interesse em observar e agir em relação ao desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais e possibilitar e articular a inclusão destes alunos no ensino regular. (SCHÖER, 2003). A aproximação da Terapia Ocupacional permite compreender como o aluno se relaciona com os outros e com os objetos do conhecimento. É necessário que o terapeuta ocupacional utilize seu maior recurso terapêutico, a atividade, analisando, desenvolvendo e aplicando estas atividades para que facilitem  o aluno a participar de forma “plena” das atividades de sala de aula, adaptando o material para uso de cada aluno. A Terapia Ocupacional juntamente com a equipe multiprofissional irá verificar as possibilidades de adaptações curriculares estruturais e de pessoal, que dêem conta de atender com qualidade a demanda escolar.

Resultado
A Terapia Ocupacional busca como resultado no processo da Educação Inclusiva, uma sociedade realmente para todos. Assim a sociedade toda ganha: professores, terapeutas ocupacionais, profissionais e diretores, os estudantes com deficiência, os alunos sem deficiência. Com a inclusão todas as áreas usufruem de ganhos, sendo assim, adquirem vantagens sociais: a sociedade é mais humana se for mais inclusiva; em termos educativos: a escola inclusiva responde melhor às exigências dos seus clientes; e em termos econômicos; os recursos em equipamentos são distribuídos de forma mais sustentada e eqüitativa a toda a população. (STOLÄUS e MOSQUERA, 2003).
Finalizando Sassaki (2002), a Educação Inclusiva fornece um “senso de comunidade” na sala de aula, por toda a escola e envolvendo pais e atendentes pessoais. Fazendo com que se tenha na escola o estudo e a celebração da diversidade.
Fortalecendo as atitudes de aceitação das diferenças individuais e valorização da diversidade humana e enfatizando a importância do pertencer, da convivência, da cooperação e da contribuição que todas as pessoas podem dar para construirmos uma sociedade mais justa, mais saudáveis, mais satisfatória e principalmente com todos e para todos, acrescenta Sassaki (2002).

Discussão
A sociedade como um todo tem muito ainda a fazer para que se torne inclusiva. Mas, a boa notícia é que estamos caminhando para a conclusão do objetivo da inclusão social.
Nessa perspectiva, enquanto profissionais da área da saúde e da educação, temos que considerar nossos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, que antes de tudo sujeitos, suas necessidades são especiais porque a sociedade assim as considera. Portanto, podemos ainda desenvolver com eles habilidades essenciais para a conquista de uma maior autonomia e também a possibilidade de poder contribuir com a sua evolução como pessoas.
A inclusão de pessoas com deficiência nas escolas de ensino regular vem sendo implementada no Brasil há pouco tempo, com muitas falhas e dificuldades, como temos visto neste trabalho, mas também é certo que está ocorrendo um avanço neste sentido, principalmente na questão de incentivo e necessidade de especialização dos profissionais da área, sendo realizadas várias discussões sobre este tema em congressos, seminários e encontros de entidades. Além de especializações em diversos graus de conhecimentos. (SASSAKI, 2002).




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