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Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2
IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO FÍSICA DOS DEFICIÊNTES FÍSICOS E
VISUAIS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE
DE LONDRINA
Guilherme Sanches Valverde
Rosangela Marques Busto
Universidade Estadual de Londrina
RESUMO
Tem como objetivo Identificar e promover a avaliação física dos alunos com
deficiências físicas e visuais da rede municipal de educação da cidade de
Londrina-PR. Será realizado levantamento junto a Secretaria Municipal de
Educação a fim de obter dados das 68 escolas municipais quanto aos alunos
deficientes físicos e visuais ali matriculados. Serão avaliadas crianças de ambos
os sexos, buscando identificar: idade, gênero, tipo e etiologia da deficiência,
local de nascimento, série em que está matriculada, serão realizadas ainda
avaliações físicas, com estas informações buscamos colaborar com o
planejamento da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Esportes
do Município quanto as ações a serem programadas que visam atender a esta
parcela da população.
- Introdução
O Estado tem como função fomentar práticas desportivas formais e não-formais
como direito de cada um segundo a Constituição Brasileira, artigo. 217 (BRASIL,
1988). Conquanto é a formação docente um dos fatores mais importante para se
propor uma intervenção no processo educacional de pessoas com deficiências
físicas e visuais. Desta magnitude, identificar os tipos de deficiências é
fundamental para um processo de ensino-aprendizagem em razão de possibilitar
uma prática atendendo as reais imprescindibilidades físicas do aluno com
necessidades especiais.
A identificação e avaliação física dos tipos de deficiências poderão contribuir
para que as Secretarias de Educação dos Municípios, Fundação de Esportes e
Universidades fomentem cursos de capacitação para os profissionais envolvidos
no atendimento de pessoas com necessidades especiais.
Após identificação das deficiências físicas e visuais, avaliações físicas, idades e
anos escolares dos alunos inseridos nas aulas de educação física podem
permitir a uma maior adequação dos conteúdos às necessidades dos alunos
com deficiências físicas e visuais juntamente com os alunos aparentemente
saudáveis. Assim, o modelo de inclusão preconiza que o atendimento às
necessidades pedagógicas de todos os alunos se faça no mesmo contexto,
embora adaptadas e que a aprendizagem desses alunos não dependa
unicamente de um programa de ensino adequado, mas também da
disponibilidade de recursos pedagógicos e mobiliários adaptados (MELLO;
MANZINI, 2003).
- Justificativa
Estima-se que em qualquer população, segundo a Organização das Nações
Unidas, 10% são portadores de alguma deficiência. No Brasil, de acordo com o
último senso do IBGE contamos com 14,5% ou seja aproximadamente 24,5
milhões de brasileiros são possuem alguma deficiência, seja ela física, auditiva,
visual ou mental. (SENSO IBGE 2000), se extrapolarmos para a cidade de
Londrina, devemos ter uma população de deficientes de aproximadamente 70 mil
pessoas.
Embora tenham aumentado significativamente o número de trabalhos científicos
com deficientes físicos, é insuficiente o número de trabalhos direcionados
especificamente a esta clientela.
Esta escassez de informações aliada a constantes nas pesquisas da
necessidade de se desenvolver estudos a clientelas específicas é que
submetemos este projeto.
- Objetivos
Geral
Diagnosticar e avaliar fisicamente educandos deficientes físicos e visuais
matriculados na rede pública municipal de ensino da cidade de Londrina.
Específicos
· Diagnosticar as causas e os tipos de deficiências físicas
e visuais em
educandos matriculados na rede publica municipal de educação.
· Promover as seguintes avaliações propostas pelo PROESP-BR:
1. Medida da estatura;
2. Medida de massa corporal;
3. Medida da envergadura;
4. Teste de flexibilidade;
5. Teste de força-resistência;
6. Teste de força-explosiva;
7. Teste de arremesso de medicine-ball;
8. Teste de agilidade;
9. Teste de velocidade;
10. Teste de resistência geral.
- Procedimentos Metodológicos
4.1. Participantes
Será composto por todos os alunos matriculados na rede publica municipal de
educação da cidade de Londrina. Os participantes serão de ambos os sexos.
Os indivíduos selecionados que se recusarem em participar serão excluídos do
estudo.
4.2. Delineamento da Pesquisa
O tipo de pesquisa que se pretende realizar circunscreve-se como Pesquisa de
Levantamento. Neste estudo as fontes primordiais de dados serão: os alunos.
4.3. Descrição do Ambiente de Coleta de Dados
A coleta de dados por meio de questionário e ficha de avaliação serão aplicados
pelo pesquisador que se deslocará até as escolas.
4.4 Instrumentos e Materiais para Coleta de Dados
O instrumento de coleta de dados a ser utilizado no estudo:
Questionário a ser utilizado com os alunos matriculados na rede pública
municipal de Londrina terá questões elaboradas tendo como eixo a busca de
diagnosticar a idade, local de nascimento, gênero, tipo e etiologia das
deficiências físicas e visuais.
4.5. Procedimentos
Esta pesquisa de levantamento será realizada dentro de uma abordagem
quantitativa e qualitativa, envolvendo a reflexão crítica dos dados. O procedimento
de coleta de dados deste estudo deverá acontecer de acordo com as etapas
abaixo:
Etapa 1
Esta etapa será caracterizada pela identificação e localização das escolas que
tem em seu quadro educandos deficientes físicos e visuais.
Etapa 2
Esta etapa será caracterizada pela elaboração dos questionários.
Etapa 3
Esta etapa será caracterizada pelo contato direto via telefone com as escolas
participantes, buscando agendar a coleta de dados.
Etapa 4
Preparação para aplicação das avaliações.
Etapa 5
Coleta de Dados
Etapa 6
Esta etapa será caracterizada pelo tratamento e análise dos dados coletados. Os
dados coletados receberão o tratamento estatístico
4.6. Tratamento dos Dados
Inicialmente serão criados dois bancos de dados utilizando Microsoft Office
Access 2003 para armazenar os dados coletados nas entrevistas. O primeiro
banco de dados será alimentado com as respostas dos questionários dos
participantes.
4.7. Considerações Éticas
O projeto de pesquisa e o termo de consentimento esclarecido serão submetidos
à apreciação e aprovação pela Comissão de Bioética do Hospital Universitário
Regional do Norte do Paraná, conforme resolução 196/96 do Conselho Nacional
de Saúde.
Participarão deste estudo alunos regularmente matriculados na rede pública de
ensino da cidade de Londrina.
- Bibliografia básica
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15ª JORNADAS NACIONALES DE UNIVERSIDAD Y EDUCACIÓN ESPECIAL,
OVIEDO. EDUCACIÓN E DIVERSIDAD, 1., Oviedo. Anais... Oviedo: Universidad
de Oviedo, 1998. p. 25-38
BRASIL. Constituição: Republica Federativa do Brasil. Brasília:
Senado
Federal. Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC,
1994.
FEDERACIÓN ESPAÑOLA DE DEPORTES PARA CIEGOS. Deportes para
personas ciegas y deficientes visuales. España: Federación Española de
Deportes para Ciegos (FEDC) 2002.
GLAT, R.; FERNANDES, E. M. Da educação segregada à educação inclusiva:
uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da educação
especial brasileira. Inclusão - Revista da Educação Especial - Out/2005
Mello, Marilia Isaura Telles & Manzini, Eduardo José. Condições que propiciariam
ou dificultariam a inclusão de alunos com deficiência física na classe comum. In
MARQUEZINE, M. C., ALMEIDA, M. A., TANAKA, E. D. O., BUSTO, R. M.,
SOUZA, S. R., MELETTI, S. M. F.; FUJISAWA, D. S. (Org.) Inclusão. Londrina:
Eduel, 2003, p. 191-200. (Coleção Perspectivas Multidisciplinares em Educação
Especial.
KOSMA, M.; CARDINAL, B. J.; RINTALA, P. Motivating Individuals With
Disabilities to be physically active. Quest, v. 54, n2 p. 116-132, 2002.