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ESCALA DE AVALIAÇÃO DA REAÇÃO DE RETRAÇÃO
PROLONGADA DA CRIANÇA PEQUENA
Esta escala foi validada em nosso meio por Assumpção Jr et al., 2002. No entanto, ainda não
foi estabelecido um ponto de corte. Cada item está ao lado de um número de 0 a 4. As
indicações são fornecidas somente a título de indicação, em casos onde hajam dúvidas entre
dois valores da escala:
A. Guedeney, Neuropsychiatr Enfance Adolescence (1-2): 63-71
0: Normal
1: Dúvida sobre o caráter patológico
2: Sinal patológico mais discreto
3: Evidente para todos observadores
4: Intenso
A escala é melhor preenchida pelo próprio observador, com base em suas próprias
observações logo após a consulta. Avaliam-se os comportamentos espontâneos, após a
reação aos estímulos (sorriso, voz, gestos, toques, etc.) e a evolução das reações no decorrer
do exame. O valor corresponde à reação mais significativa durante toda a observação.
1. Expressão facial: avaliação da redução da expressividade facial:
0: a face é, espontaneamente, móvel, expressiva, animada por freqüentes mudanças de
expressão
1: face móvel, expressiva mas sem mudanças freqüentes de expressão
2: Pouca mobilidade facial espontânea
3: Face imóvel, triste
4: Face imóvel, fria, ausente ou tendo um ar de envelhecimento prematuro
2. Contato visual: Avaliação da redução do contato visual:
0: Contato visual espontâneo, fácil e prolongado
1: Contato visual espontâneo, porém breve
2: Contato visual possível, mas somente quando provocado
3: Contato visual fugaz, vago, fugidio
4: Recusa total do contato visual
3. Atividade corporal: Avaliação da redução da atividade da cabeça, torso e membros sem
considerar-se a atividade de mãos e dedos:
0: Movimentos freqüentes e espontâneos do torso, cabeça e membros
1: Atividade geral espontânea ligeiramente reduzida
2: Pouca ou quase nenhuma atividade espontânea
3: Atividade falha na resposta aos estímulos
4: Imóvel e congelada, independentemente dos estímulos
4. Gestos de auto-estimulação: Avaliação da freqüência com a qual a criança brinca com seu
próprio corpo (dedos, mãos, cabelos, sucção do polegar, fricções repetidas, etc.) de maneira
automática e sem prazer, em comparação com a atividade geral:
0: Ausência de auto-estimulação, a atividade de auto-exploração é ligada harmoniosamente
com o nível de atividade geral
1: Auto-estimulação não identificável com certeza
2: Auto-estimulação pouco freqüente, porém evidente
3: Auto-estimulação freqüente
4: Auto-estimulação constante
5. Vocalizações: Avaliação da redução das vocalizações traduzindo o prazer (gargalhadas,
risos, lalação, balbucios, gritos agudos de prazer, etc.)
0: Vocalizações positivas espontâneas freqüentes, alegres, moduladas; gritos ou choros breves
em resposta a uma sensação desagradável
1: Vocalizações espontâneas breves; gritos ou choro intermitente
2: Choro quase que constante
3:Vocalizações de desprazer raras e breves, somente em resposta a um estímulo
4: Nenhuma vocalização
6. Vivacidade das reações aos estímulos: Avaliação da redução da vivacidade da reação à
estimulação agradável ou desagradável, no decorrer do exame (sorriso, voz, toque):
0: Reação adaptada, viva e rápida
1: Reação ligeiramente retardada
2: Reação marcadamente retardada
3: Reação muito lentificada, mesmo com estimulação desagradável
4: ausência total de reação
7. Relação: Avaliação da redação da criança ao iniciar a relação com o observador, médico
ou qualquer pessoa apresentada, exceção feita àquela que lhe cuida. A relação é avaliada
pelo comportamento, contato visual, reação aos estímulos e a reação ao fim da seqüência.
0: A relação é rápida e marcadamente estabelecida (após uma eventual fase de ansiedade),
equilibrada e evolutiva
1: Relação identificável, freqüentemente positiva mas não acentuada
2: Relação pouco acentuada, retardada, às vezes negativa e não evolutiva
3: Dúvida sobre a existência de uma relação
4: Ausência de relação identificável
8. Atratividade: Avaliação da impressão geral que o contato com a criança fornece:
0: A criança atrai a atenção sobre si de forma ativa, inspirando sentimentos de interesse e
prazer
1: Inspira interesse, porém não sentimento de prazer
2: Não inspira interesse sobre si
3: Contato desagradável, com impressão de ser mantido à distância
4: Contato ausente, impressão de ser uma criança inatingível
TOTAL:
NOME: RG:
IDADE:...........meses.............dias
EXAMINADOR: