http://www.psiquiatriainfantil.com.br/escalas/sinaisdislexicos.htm |
|
INVENTÁRIO PARA IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS DISLÉXICOS
EM PRÉ-ESCOLARES: PERCEPÇÃO DO PROFESSOR
Construído a partir das indicações sugeridas pela British Dyslexia Association
por
Minervino (1999), identifica sinais de dislexia na pré-escola, em crianças de 4 a 6 anos de
idade, com aplicação individual, com uma soma total de respostas entre zero e 120, ponto de
corte de 54, com a menor pontuação encontrada sendo igual a 7 e a maior igual a 102.
Dados gerais de identificação
Sexo
1 – masculino
2 – Feminino
Idade
________________________ ___________________________
anos meses
Comportamentos observáveis
Percepção do Professor
Item 1: Em sala de aula, seu aluno é
0 – Tão quieto, que passa desapercebido
1 – Pouco ativo
2 – Ativo
3 – Muito ativo
4 – Ativo demais
Item 2: Você apresentou as vogais, seu aluno tem que associar o grafema ao fonema...
0 – Associa com êxito, sem dificuldades
1 – Associa corretamente
2 – Associa, após demonstração
3 – Possui dificuldade para efetivar a associação corretamente
4 – Não associa
Item 3: Seu aluno
0 – Fala claramente, de forma adequada para a idade
1 – Fala bem, mas quando está nervoso (por exemplo) troca letras ou gagueja
2 – Fala, mas preciso (o professor) me esforçar para entendê-lo
3 – Fala usando monossílabos, está abaixo do nível da turma
4 – Fala sempre trocando as letras (t/d;f/v;r/l); noto atraso no desenvolvimento da
linguagem
Item 4: Ainda a respeito da fala, de seu aluno
0 – Constrói frases, usando começo, meio e fim
1 – Inicia uma frase, mas não consegue finalizar
2 – Inicia uma frase sobre um determinado assunto e termina com outro assunto
diferente
3 – Não utiliza verbos adequadamente durante sua fala
4 – Não consegue construir frases claras, adequadamente para sua idade
Item 5: Quando tem que tomar uma decisão, seu aluno
0 – Executa o comando rapidamente
1 – Executa o comando, sem demonstrar que refletiu sobre o mesmo
2 – Pensa antes de executar o comando, demorando para executar
3 – Ao receber o comando, pensa e questiona tentando compreender, depois executa
4 – Não consegue compreender o comando demorando para executar (mesmo após
segunda explicação)
Item 6: Seu aluno escreve ou desenha com...
0 – A mão direita
1 – A mão esquerda
2 – A mão direita, mas as vezes usa a esquerda
3 – A mão esquerda, mas as vezes usa a direita
4 – Não tem preferência, usa as duas mãos
Item 7: Se você pede para que coloque a bola em cima da mesa
0 – Coloca, sem hesitar, o objeto em cima da mesa, após pedido verbal do professor
1 – Reflete e depois coloca o objeto em cima da mesa
2 – Após a segunda explicação verbal, coloca o objeto em cima da mesa
3 – Só coloca o objeto em cima da mesa depois que um colega o faz (visualização)
4 – Não consegue seguir a orientação verbal de colocar o objeto em cima da mesa
Item 8: Em uma atividade onde tem que pintar a figura que está embaixo da mesa:
0 – Pinta sem dificuldade, seguindo a orientação verbal do professor
1 – Reflete sobre a orientação e executa a tarefa corretamente
2 – Pinta corretamente após a segunda orientação verbal do professor
3 – Após observar um colega realizando a tarefa, emite a resposta esperada
(visualização)
4 – Não consegue pintar de acordo com a orientação verbal do professor
Item 9: Em atividade concreta, você pede para que fique dentro do círculo:
0 – Fica dentro do círculo, após orientação verbal do professor
1 – Reflete sobre a orientação e executa a tarefa corretamente
2 – Entra no círculo corretamente, após uma segunda orientação verbal do professor
3 – Após observar um colega realizando a tarefa emite a resposta esperada
(visualização)
4 – Não consegue realizar a atividade de acordo com a orientação verbal do
professor
Item 10: Em uma atividade onde tem que pintar a figura que está fora da caixa:
0 –Pinta a figura sem dificuldades, após orientação verbal do professor
1 – Reflete sobre a orientação e executa a tarefa corretamente
2 – Entra no círculo corretamente, após uma segunda orientação verbal do professor
3 – Após observar um colega realizando a tarefa emite a resposta esperada
(visualização)
4 – Não consegue realizar a atividade de acordo com a orientação verbal do
professor
Item 11: Seu aluno
0 – Realiza desenhos comuns à idade
1 – Desenha uma figura com os principais componentes
2 – Desenha usando detalhes
3 – Desenha usando muitas cores
4 – Desenha com detalhes e fazendo uso de muitas cores
Item 12: Seu aluno (a) na escola...
0 – Orienta-se sem dificuldades
1 – Esporadicamente pede ajuda
2 – Pede ajuda, mas consegue encontrar o local que procura
3 – Apresenta dificuldades em se orientar na escola, o faz com ajuda de colegas
4 – Perde-se com freqüência
Item 13: Em uma tarefa visual de identificar diferenças ( ex.:b/ d e d/b):
0 – Identifica facilmente, após única orientação verbal do professor
1 – Identifica, após segunda orientação verbal
2 – Identifica, após visualizar a atividade de um colega
3 – Possui dificuldade para identificar as diferenças
4 – Não identifica as diferenças
Item 14: Ao pedir para seu aluno contar uma história que acabou de ouvir, ele...
0 – Reproduz muito bem, inclusive com detalhes
1 – Reproduz, com suas palavras, as partes principais
2 – Reproduz, com sentido
3 – Possui dificuldades para reproduzir a história
4 – Não consegue reproduzir a história, com começo, meio e fim
Item 15: Em uma tarefa visual para identificar a grafia semelhante(ex.: p/q e b/q):
0 – Identifica facilmente, após única orientação verbal do professor
1 – Identifica, após segunda orientação verbal
2 – Identifica, após visualizar a atividade de um colega
3 – Possui dificuldade para identificar as diferenças
4 – Não identifica as diferenças
Item 16: Ao entrar na sala:
0 – Senta em seu lugar, sem dificuldades
1 – Senta em seu lugar, após conversar com alguns colegas
2 – Senta em seu lugar, após pedido da professora
3 – Senta em seu lugar, derrubando alguns objetos ao passar
4 – Derruba objetos, bate nas cadeiras, às vezes chega a cair, até que se senta
Item 17: Como você percebe seu aluno em relação à organização do material escolar:
0 – Muito organizado com o seu material escolar, quando comparado ao restante da
turma
1 – Organizado como os demais alunos de sua turma
2 – Nem sempre organizado
3 – Desorganizado
4 – Desorganizado, em relação aos seus colegas. Perde o material, deixa o material
cair de sua mesa com freqüência
Item 18: Em relação às suas tarefas escolares:
0 – Muito limpas e organizadas, raramente usa a borracha
1 – Limpas e tenta não amassá-las, usa a borracha adequadamente
2 – Às vezes suja-as e amassa-as, usa a borracha com dificuldade
3 – Raramente apresenta uma tarefa limpa, sem estar amassada. Usa muito a borracha
4 – Sempre sujas e amassadas, usa freqüentemente a borracha, ao ponto de chegar a
rasgar o papel pelo uso excessivo
Item 19: Ao pintar sua tarefinha:
0 – Pinta o desenho, adequadamente para a sua idade, usa mais ou menos quatro
cores diferentes
1 – Pinta o desenho sem que haja preocupação com limites, usa mais ou menos
quatro cores
2 – Pinta o desenho sem que haja preocupação com cores
3 – Pinta sem se preocupar com os limites ou com as cores, porém usa mais cores
diferentes
4 – Pinta com acentuada criatividade e bom senso para o uso de cores
Item 20: No parque com os colegas:
0 – É muito bem aceito nas brincadeiras, sempre sendo requisitado e organizando as
regras
1 – Gosta de brincar com os colegas, é aceito e entende as regras
2 – Demonstra timidez, mas consegue se inserir nas brincadeiras, quando requisitado
3 – Possui dificuldades para se inserir nas brincadeiras, possui dificuldades para
entender as regras
4 – Não é bem aceito nas brincadeiras, pois não consegue entender as regras
impostas pelo grupo
Item 21: Habilidade nas brincadeiras:
0 – Demonstra mais habilidade e interesse com bonecos, bola, carrinhos
1 – Demonstra mais habilidade e interesse com jogos de corda
2 – Demonstra mais habilidade e interesse com jogos com as mãos
3 – Demonstra mais habilidade e interesse com quebra-cabeças
4 – Demonstra mais habilidade e interesse com “lego”,blocos de montar,
videogames, computadores
Item 22: Em relação aos livros:
0 – Demonstra muito interesse e curiosidade em saber o que está escrito nos livros
1 – Demonstra interesse pelas letras
2 – Raramente demonstra interesse ou curiosidade pelos livros
3 – Gosta de escutar as histórias, mas não se interessa pelos livros ou pelas letras
neles contidas
4 – Nunca se interessa ou demonstra curiosidade pelo que está escrito nos livros ou
pelo significado de suas letras
Item 23: em datas comemorativas, como Dia das Mães, tem que aprender pequenas rimas,
por exemplo: “Batatinha quando nasce esparrama pelo chão, levo papai no bolso e mamãe no
coração”:
0 – Facilmente reproduz corretamente rimas infantis
1 – Reproduz as rimas infantis logo após escutá-las
2 – Reproduz as rimas infantis com auxílio
3 – Tenta reproduzir rimas infantis, mas esquece partes importantes
4 – Não consegue reproduzir adequadamente rimas infantis
Item 24: Brincando de rimar palavras (por exemplo, rato rima com pato), a criança:
0 – Realiza rima com palavras simples, sem dificuldades
1 – Realiza rima com palavras simples, após orientação verbal do professor
2 – Realiza rima com palavras simples, após ouvir um colega realizar a tarefa
3 – Rima com muitas dificuldades
4 – Não consegue realizar rima com palavras simples adequadamente
Item 25: Você apresenta (oralmente) a seguinte seqüência (por ex., GATO-GARFO-PATO-
RATO):
1 – Identifica sem dificuldade
2 – Após orientação verbal do professor
2 – Identifica após verificar um colega fazê-lo
3 – Identifica após várias tentativas sem sucesso
4 – Não identifica
Item 26: Você emite uma mensagem para ser entregue a outra pessoa. Seu aluno...
0 – Facilmente transmite a mensagem corretamente
1 – Transmite a mensagem correta
2 – Pergunta novamente para poder gravar a mensagem e transmite corretamente
3 – Possui dificuldades para memorizar a mensagem
4 – Não consegue transmitir a mensagem corretamente
Item 27: Você pede para que imite uma minhoca no chão:
0 – Facilmente rasteja como uma minhoca, após orientação verbal do professor
1 – Rasteja após segunda orientação verbal do professor
2 – Espera que os colegas façam para depois realizar a atividade
3 – Sente muita dificuldade para rastejar
4 – Não consegue rastejar
Item 28: Em um exercício de seqüência (por ex., O O 0)
0 – Segue a seqüência das cores sem dificuldades, após orientação verbal do
professor
1 – Segue a seqüência após duas explicações verbais do professor
2 – Espera que os colegas façam a atividade e depois realiza a seqüência
3 – Possui muita dificuldade, atrapalhando-se ao seguir a seqüência
4 – Não consegue seguir a seqüência adequadamente
Item 29: Em relação ao humor de seu aluno, como você o considera?
0 – Feliz
1 – Feliz, mas com raros momentos de tristeza
2 – Triste, mas com raros momentos de felicidade
3 – Sempre triste
4 – Instável, ora feliz, ora triste
Item 30: Você considera que...
0 – Sua inteligência está muito abaixo da média da turma
1 – Sua inteligência está abaixo da média da turma
2 – Sua inteligência está na média da turma
3 – Sua inteligência está acima da média da turma
4 – Meu aluno parece muito inteligente
C.A.S.M. Minervino - “Identificação de sinais disléxicos em Pré-Escolares:
Percepção do professor.” Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento humano,
Universidade Federal da Paraíba; 1999.
Uma série de outras escalas, inventários ou entrevistas estruturadas são ainda utilizadas em
nosso meio. Entretanto, não sabemos a respeito de suas respectivas validações nem mesmo
traduções realizadas com o conhecimento ou o aval dos respectivos autores.