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ESCALA TRAÇO-ANSIEDADE INFANTIL
Validada por Assumpção & Resch (em vias de publicação), visa avaliar forma de reação
ansiosa na criança, sem que se constitua em um Transtorno Ansioso. Apresenta ponto de
corte igual a 41, no qual observamos sensibilidade de 0,733 (73,3%) e especificidade de
0,733 (73,3%)
Nome:
Sexo: Idade:
Data:
Vocês encontrarão aqui indicações descrevendo os comportamentos infantis ou seus
problemas. Leiam atentamente as indicações e escolham o grau de sofrimento da criança
em relação ao problema apresentado. Indique 0: ausente; 1: raramente; 2: freqüentemente;
3: sempre.
1) Tem tendência a se mostrar inquieto ou a ficar preocupado a propósito de
qualquer
coisa (exames, competições, doenças de pessoas próximas, brigas entre os pais...).
2) Tem tendência a preocupar-se, evitar ou recusar situações novas.
3) Tem tendência a ter dores de barriga.
4) Tem tendência a se preocupar ou evitar pessoas que não lhe são familiares.
5) Tem tendência a perguntar muito a respeito de fatos cotidianos.
6) Tem tendência a se preocupar com a volta às aulas, as idas ao quadro negro,
os
exames.
7) Queixa-se de dores de cabeça.
8) Queixa-se de vários tipos de dores.
9) Tende a ser irritável, nervoso, reclamando de tudo.
10) Tem a tendência de perguntar
muito no que se refere a temas insólitos ou
surpreendentes.
11) Queixa-se, espontaneamente,
de esquecimento ou lacunas de memória.
12) Preocupa-se com o que os outros
pensam a seu respeito (colegas,
professores, instrutores etc.).
13) Recusa-se a ficar sozinho ou
tem medo da solidão.
14) Abandona rapidamente as tarefas
iniciadas.
15) Chora facilmente
16) Procura situações
de segurança (por contato físico, pela presença e pessoa
familiar, por encorajamento).
17) Tem medo de escuro.
18) É sensível às
críticas.
19) Apresenta recusas sistemáticas
e apresenta “caprichos” (para levantar-se pela
manhã, para se vestir, para lavar-se, para fazer as lições da escola etc.).
20) Duvida de seu valor e de seu
sucesso (escolar, esportivo etc.).
21) Justifica os maus resultados
escolares por esquecimento ou falhas de memória.
22) É instável, agitado,
superexcitado.
23) Tem tendência a apresentar
problemas digestivos (náuseas, vômitos,
diarréias).
24) Tem dificuldades para se alimentar
(apetite caprichoso, recusas alimentares).
25) Preocupa-se em ter mau desempenho
ou fazer mau aos outros (exames,
competições, relacionamento com os colegas ou professores).
26) Tende a se distrair ou apresenta
dificuldades em se concentrar.
27) Rói unhas.
28) Queixa-se de opressão
no peito ou dificuldades em respirar
(independentemente de esforço físico).
29) Tem dificuldades de sono (recusa-se
a deitar, tem rituais de adormecimento,
exige companhia).
30) Dificuldades em engolir (queixa-se
de uma bola na garganta).
31) Sobressalta-se com ruídos.
32) Apresenta pesadelos freqüentes.
33) Queixa-se de que o coração
bate muito forte (independente de esforço físico).
34) Tem tendência a apresentar
movimentos nervosos (tremores, tiques).
(A. Bouden; MB Halayem; R. Fakhfakh. Neuropsychiatrie de I’Enfance et de I’Adolescence;
2002; 50 (2): 25-30)