Bookmark e Compartilhe
Notícias
Estudante com autismo passou 5 anos sem conversar e hoje dá palestras

Por: Folha de São Paulo

11 de agosto de 2015

Folha de São Paulo - [link]

Data: 01/04/2015

Na véspera do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta quinta-feira (2), a "TV Folha" abriu espaço para discutir diversos aspectos do distúrbio e formas atuais de inclusão das pessoas com a síndrome em sociedade.

O estudante Nicolas Brito Sales, 16, estudante do 2º ano do ensino médio e com "autismo clássico", um dos integrantes da mesa, falou sobre sua evolução diante do autismo. Ele chegou a passar cinco anos sem manter uma conversa lógica com pessoas ao seu redor. Hoje, ele é palestrante, defende as diversas possibilidades de vida de uma pessoa com a síndrome e virou hit da internet após gravar um vídeo com o humorista Fábio Porchat.

A psicóloga Joana Portolese, integrante da ONG Autismo & Realidade explicou as maneiras mais modernas de abordagens, diagnóstico e possibilidades de uma vida comum para quem tem autismo.

Também compôs a mesa, mediada pelo colunista da Folha Jairo Marques, a jornalista Silvia Ruiz, que falou de sua experiência como mãe de um menino com autismo. Ela defendeu a inclusão escolar, o direito a terapias complementares e ao trabalho por parte das pessoas do grupo.

O portal Psiquiatria Infantil.com.br já recebeu

35156603 de visitantes