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Aula 3 - Curso Psicopatologia Infanto-Juvenil
Tema: Transtornos abrangentes de desenvolvimento

Psiquiatria Infantil.com.br


1) O autismo, hoje, é considerado
a) uma síndrome comportamental de base biológica
b) uma síndrome comportamental de base psicológica
c) uma doença de base biológica
d) uma doença de base psicológica
e) uma psicose infantil

2) Qual das seguintes teorias não é pensada hoje como ligada aos quadros de autismo?
a) teoria da Mente
b) teoria da coerência central
c) prejuízo das funções executivas
d) teoria do apego
e) n.d.a.

3) Qual das seguintes drogas não é utilizada na abordagem medicamentosa do autismo?
a) neurolépticos
b) antagonistas opióides
c) inibidores de recaptação de serotonina
d) carbonato de lítio
e) anticonvulsivantes

4) A principal doença genética associada aos quadros autísticos é a
a) Síndrome de Down
b) Síndrome do X frágil
c) Síndrome de Bourneville
d) Síndrome de Cornélia De Lange
e) Síndrome de Prader Willy

5) A prevalência atualmente considerada por diferentes autores como a mais provável para os Transtornos Abrangentes de Desenvolvimento é
a) tão pequena que é pouco esclarecida
b) 1:100.000
c) 1:10000
d) 1: 500
e) 1:10

6) Os quadros diagnosticados como Síndrome de Asperger são, muitas vezes, confundidos durante a idade adulta com indivíduos diagnosticados como portadores de
a) Esquizofrenia
b) Transtorno Afetivo
c) Personalidade esquizotípica
d) Personalidade Borderline
e) Não existe possibilidade de confusão com quadros em adultos

7) A Síndrome de Asperger, descrita por Hans Asperger em 1994 recebeu, primeiramente o nome de
a) Psicopatia autística
b) Pré psicose
c) Parapsicose
d) Criança atípica
e) Sempre teve o mesmo nome

8) A mudança conceitual por que passou o autismo nos últimos 20 anos ocasionou
a) mudanças terapêuticas
b) mudanças no rumo das pesquisas etiológicas
c) mudanças na prevalência
d) todas as anteriores
e) nenhuma das anteriores

9) Não fazem parte do grupo dos Transtornos Abrangentes de Desenvolvimento
a) Síndrome de Rett
b) Transtornos Desintegrativos
c) Transtorno de Asperger
d) TDAH
e) Transtorno autista

10) No “continuum” autístico descrito por Lorna Winga o fator diferencial que determina a variabilidade sintomatológica é
a) nível intelectual
b) padrão lingüístico
c) tipo de estereotipias
d) tipo de vínculo social
e) n.d.a.

11) Os fatores mais ligados a um bom prognóstico nos quadros autísticos são
a) linguagem e nível intelectual
b) linguagem e padrão de sociabilidade
c) linguagem e padrão familiar
d) linguagem e ausência de estereotipias
e) linguagem e atividades de vida diárias

12) O instrumento diagnóstico para autismo mais divulgado é
a) PEP
b) CARS
c) ATA
d) Vinneland
e) WISC

13) Os modelos terapêuticos mais utilizados, neste momento, para o autismo são
a) psicofarmacoterapia
b) psicoterapia de base analítica
c) psicoterapia de base comportamental
d) reabilitação de base comportamental
e) reabilitação de base pedagógica

14) O prejuízo nas funções executivas ocasiona
a) dificuldades em se colocar no lugar do outro
b) déficits de planejamento
c) dificuldades de sociabilidade
d) dificuldades afetivas que interferem no contacto social
e) n.d.a.

15) A síndrome de Rett, diagnóstico diferencial dos quadros autísticos, tem maior prevalência em indivíduos do sexo feminino e seu padrão etiológico é
a) herança autosômica recessiva
b) herança autosômica dominante
c) herança poligênica
d) herança ligada ao X
e) herança não esclarecida


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