SAÚDE MENTAL INFANTIL

Biblioteca de Pais

Textos elaborados pensando em facilitar aos pais e aos cuidadores.

  Voltar para a Biblioteca de Pais

Manual AVAPE de Autismo - Parte 2



Grupo de Saúde Mental da AVAPE

Publicado em 24 de março de 2012



Clique aqui para abrir o arquivo PDF

“O Capitão AVAPE contra o Fantasma Autismo”


      Este manual foi elaborado pelo Grupo de Saúde Mental da AVAPE (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência), em parceria com o Projeto Distúrbios do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da USP, com o objetivo de informar e esclarecer as pessoas sobre o autismo.
      O autismo, para fins diagnósticos, é encontrado no DSM IV-TR e na CID 10, dentro da classificação dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento.
      O conceito mais utilizada desde 2001 é “continuum autistico”, sendo também evidenciado como transtorno do espectro autista. Contudo, clinicamente, para pais e cuidadores, a linguagem coloquial de fácil entendimento usualmente utilizada é Autismo.
      Por meio de uma linguagem simples e acessível, o Manual expõe as principais características de diagnóstico do autismo, que podem ser observadas pelos pais e cuidadores desde a primeira infância. Este volume abordará o que é o Autismo e como evidenciá-lo precocemente. E no próximo episódio, confira: “O Capitão AVAPE contra o Fantasma Autismo - Parte 2: o combate”.

Boa leitura,
Grupo de Saúde Mental da AVAPE


Expediente

Presidente da AVAPE:

Sylvia Cury

Editor de Arte:
Juarez Corrêa
juarezsbc@yahoo.com.br

Redação:
Grupo de Saúde Mental AVAPE (Dr. Claudio Gomes, Dr. Marcio Falcão, Dr. Francisco Assumpção, Julianna Di Matteo, Roseli Paicheco, Simone Cucolichio, Carolina Padovani).

Comitê Editorial:
Dr. Claudio Gomes, Dr. Marcio Falcão, Dr. Francisco Assumpção, Eliana Victor, Juliana Di Matteo, Roseli Paicheco, Simone Cucolichio, Carolina Padovani, Valquíria Barbosa, Gisele Achkar, Giovana Batistella.

Diagramação:
Mariana Dahrug

Avenida Brasil, 726
Jd. América - São Paulo/SP
CEP 01430-000
Tel: (11) 3055-5000
E-mail: avape@avape.org.br
www.avape.org.br

O portal Psiquiatria Infantil.com.br já recebeu

47.029.192 visitantes