Notícias |
NE10 - [link]
Data: 08/04/2015
Publicado em 08/04/2015, às 20h49 | Atualizado em 08/04/2015, às 20h54
Pernambuco se torna pioneiro no ensino com robôs humanoides na rede pública em todo o paísFoto: Carlos Augusto/PCR
Estudantes autistas da rede de ensino municipal do Recife receberam nesta quarta-feira (8) um reforço para auxiliar na inclusão pedagógica: robôs que fazem parte do Programa Robótica nas Escolas começam a integrar o atendimento escolar especializado para esses alunos.
Com isto, Recife se torna pioneiro na rede pública de ensino do Brasil em utilizar a robótica no atendimento escolar especializado para o desenvolvimento de autistas.
No mês de março passado, 27 professores receberam formação para usar os robôs durante o processo de ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Na primeira etapa, 45 educandos participarão das atividades, que são específicas para cada um e foram planejadas pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado, em parceria com a equipe do Programa Robótica na Escola.
De acordo com o secretário-executivo de Tecnologia na Educação do Recife, Francisco Luiz dos Santos, a ação foi baseada em estudos teóricos de educação que tiveram experiência prática em diversos países do mundo, como Portugal, México e Estados Unidos. "As atividades podem potencializar a compreensão do ambiente e as habilidades de interação social, comunicação, atenção, motivação, organização acadêmica e de hábitos diários", disse o secretário.
ROBÓTICA NAS ESCOLAS - Os alunos da rede municipal de ensino do Recife passaram a aprender robótica em 2014, quando a Secretaria de Educação implementou o Programa Robótica na Escola, que atende desde as crianças das creches até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. Em sala de aula, os estudantes têm mais contato com os robôs feitos com blocos de encaixe da Lego Zoom. Eles também têm aulas com a linha de robôs humanoides (NAO) e, em breve, passarão a ter contato com a linha da metarreciclagem e ferramentas, na qual os robôs podem ser feitos com peças mecânicas e eletrônicas. Atualmente os professores estão passando por formações para depois começarem a dar aula de robótica com ferramentas.
AUTISMO - É um transtorno que compromete o desenvolvimento normal da criança e se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida. Caracteriza-se por diminuir o ritmo do desenvolvimento psiconeurológico, social e linguístico. Estas crianças também apresentam reações diferentes relacionadas a sensações diversas como ouvir, ver, tocar, sentir, equilibrar e degustar. Elas relacionam-se com pessoas, objetos ou eventos de uma maneira não usual. A linguagem algumas vezes é atrasada ou não se manifesta.