SAÚDE MENTAL INFANTIL

Biblioteca de Pais

Textos elaborados pensando em facilitar aos pais e aos cuidadores.

  Voltar para a Biblioteca de Pais

Desenvolvimento e os cuidados com a criança



Letícia Calmon Drummond Amorin

Publicado em 12 de agosto de 2013



Letícia Calmon Drummond Amorin

As condições de afeto, carinho e atenção são dadas inicialmente através de cuidados e de fornecimento da alimentação. Assim, amamente o seu filho ao seio preferencialmente, ou no caso da mamadeira, utilize uma posição que ao mesmo tempo em que tenha facilitada a ingestão, com a cabeça firme e em posição correta, ele possa olha ouvir e principalmente sentir você.

Até por volta dos 3 meses de idade não existem muitas coisas de estimulação Além do cuidado pessoal, sempre permeado pelo esquema afetivo.

LEMBRE-SE: O amamentar deve ser feito em posição confortável e em condições de higiene adequadas. Portanto, lave as mãos com cuidado, acomode-se, e dê todo seu afeto para que o bebê possa absorvê-lo junto com o leite.

Um bebê passa obrigatoriamente por um processo de desenvolvimento no qual, passos não podem ser pulados ou acelerados. Cada criança tem um ritmo próprio que deve ser respeitado, embora você possa dar condições que favoreçam esse andamento.

LEMBRE-SE: Uma criança é sempre uma pessoa inteira e não deve nunca ser vista como um conjunto de objetivos a serem atingidos.

Texto completo: PDF

Projeto Distúrbios do Desenvolvimento
IP-USP

O portal Psiquiatria Infantil.com.br já recebeu

47.322.456 visitantes