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Transtorno da conduta e comportamento anti-social

Isabel AS Bordin; David R Offord
1° de outubro de 2009
Certos comportamentos, como mentir e matar aula, podem ser observados no curso do desenvolvimento normal de crianças e adolescentes. Para diferenciar normalidade de psicopatologia, é importante verificar se esses comportamentos ocorrem esporadicamente e de modo isolado ou se constituem síndromes...


Apresentação de uma versão em português para uso no Brasil do instrumento MTA-SNAP-IV de avaliação de sintomas de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e sintomas de transtorno desafiador e de oposição

Paulo Mattos; Maria Antonia Serra-Pinheiro; Luis Augusto Rohde; Diana Pinto
1° de outubro de 2009
O instrumento SNAP-IV foi desenvolvido para avaliação de sintomas do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade em crianças e adolescentes. Pode ser preenchido por pais ou professores e emprega os sintomas listados no Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM-IV) para...


Transtorno desafiador de oposição: uma revisão de correlatos neurobiológicos e ambientais, comorbidades, tratamento e prognóstico

Maria Antonia Serra-Pinheiro; Marcelo Schmitz; Paulo Mattos; Isabella Souza
1° de outubro de 2009
Transtorno desafiador de oposição (TDO) é uma entidade diagnóstica independente, mas é freqüentemente estudada em conjunto com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) ou com transtorno de conduta (TC). O objetivo deste artigo é o de fazer uma revisão das evidências existentes...


Força-tarefa brasileira de psiquiatras da infância e adolescência

César de Moraes; Caio Abujadi; Sylvia Maria Ciasca; Maria Valeriana Moura-Ribeiro
29 de setembro de 2009
A International Association for a Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions (IACAPAP) propõe que cada país implemente um currículo de especialização e pós-graduação de alto nível em psiquiatria da infância e adolescência, garantindo um número suficiente de profissionais treinados para...


O Desafio das Línguas - Da má gestão ao bom senso

Claude Piron
23 de setembro de 2009
Para enfrentar os inúmeros problemas causados pela barreira das línguas, nossa sociedade se vale de paliativos que levam a resultados de precária qualidade. O autor, com uma sólida e bem documentada argumentação, aborda a questão da comunicação lingüística internacional como um consultor incumbido...


Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura

Síglia Pimentel Höher Camargo; Cleonice Alves Bosa
22 de setembro de 2009
O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação, assim como pelo repertório marcadamente restrito de atividades e interesses. Estas características podem levar a um isolamento contínuo da criança e sua família...


A relação entre o processamento fonológico e a habilidade de leitura: evidência da síndrome de Down e da síndrome de Williams

Cláudia Cardoso-MartinsI; Juliane Ribeiro da SilvaII
15 de setembro de 2009
O presente artigo apresenta uma avaliação dos resultados de estudos que investigaram a relação entre o processamento fonológico e a habilidade de ler palavras em dois distúrbios do desenvolvimento: a síndrome de Down (SD) e a síndrome de Williams (SW). Os resultados sugerem que, como crianças sem...


Psicoterapia baseada em evidências em crianças e adolescentes

Gabriel Ferreira Pheula; Luciano Rassier Isolan
10 de setembro de 2009
ratamentos baseados em evidências referem-se a intervenções que apresentam evidência empírica de sua eficácia. Evidência significa que a intervenção foi comparada a um grupo controle ou outro tratamento ativo, sendo demonstradas resposta terapêutica e melhora da psicopatologia...


Implantação e implementação de serviços de saúde mental comunitários para crianças e adolescentes

Bacy W. Fleitlich; Robert Goodman
10 de setembro de 2009
Os transtornos mentais infantis mais comuns incluem os transtornos de conduta, os transtornos de atenção e hiperatividade e os transtornos emocionais. Esses transtornos são importantes, porque resultam em sofrimento aos jovens e àqueles com quem convivem e, também, porque interferem no desenvolvimen...


Tradução para o português da escala M-CHAT para rastreamento precoce de autismo

Mirella Fiuza Losapio; Milena Pereira Pondé
4 de junho de 2009
A escala Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) é um instrumento de rastreamento precoce de autismo, que visa identificar indícios desse transtorno em crianças entre 18 e 24 meses. Deve ser aplicada nos pais ou cuidadores da criança. É auto-aplicável e simples, e apresenta alta sensibi...



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