Psiquiatra Infantil

Artigos Científicos

Buscar artigo:

   

Procure pelos seguintes campos: Título, autor e conteúdo

Busca Avançada



O uso de medidas intelectuais na análise do monitoramento metacognitivo de crianças

Marília Zampieri; Patrícia Waltz Schelini
19 de janeiro de 2015
O monitoramento metacognitivo é uma das habilidades compreendidas pela metacognição. É avaliado utilizando-se instrumentos de autorrelato ou pela formulação de julgamentos...


Validação das escalas de habilidades sociais, comportamentos problemáticos e competência acadêmica (SSRS-BR) para o ensino fundamental

Marina Bandeira; et al
4 de março de 2015
Não obstante o interesse crescente em habilidades sociais, há carência de escalas de medida no Brasil para avaliá-las. Esta pesquisa validou a escala SSRS, que avalia habilidades sociais, comportamentos problemáticos e competência acadêmica de estudantes do Ensino Fundamental...


Preditores de não aderência ao tratamento na psicoterapia psicanalítica de crianças

Marina Bento Gastaud; et al.
7 de outubro de 2011
Recentes estudos do Lancet Global Mental Health Group demonstram que 30% da população mundial apresenta alguma forma de transtorno mental, o que afeta a funcionalidade do indivíduo e sua qualidade de vida...


Construção e validação da Escala de Identificação de Sintomas Psicopatológicos em Escolares (EISPE)

Marina Nolli Bittencourt, Divane de Vargas
8 de fevereiro de 2022
Objetivo: construir e validar a Escala de Identificação de Sintomas Psicopatológicos em Escolares (EISPE)...


A avaliação da competência social: versão portuguesa da forma para professores do SSRS

Marina Serra de Lemos; Helena Isabel Meneses
8 de junho de 2015
O trabalho de investigação aqui apresentado teve um duplo objetivo: explorar as dimensões da competência social em crianças portuguesas e adaptar um instrumento de avaliação válido para a investigação e intervenção nesta área e utilizável em contexto escolar...


Crianças e jovens autistas: impacto na dinâmica familiar e pessoal de seus pais

Mário Henriques Marques; Maria dos Anjos Rodrigues Dixe
1º de julho de 2011
O autismo é considerado uma perturbação do neurodesenvolvimento, com implicações severas no comportamento, comunicação e na interação social, tornando-se uma fonte de preocupações para os pais...


Avaliação da teoria da mente: estudo com alunos de escolas públicas e particulares mineiras

Marisa Cosenza Rodrigues; et al
11 de agosto de 2015
Este estudo avalia o desenvolvimento da teoria da mente em pré-escolares de 4 e 5 anos de idade, bem como as possíveis interações entre as variáveis sexo, idade e rede de ensino...


Effects of early spasticity treatment on children with hemiplegic cerebral palsy: a preliminary study

Marise Bueno Zonta; et al
14 de julho de 2013
The ultimate goal for the treatment of children with cerebral palsy (CP) is an improvement in functionality and increased independence, which will prepare these children for adult life...


Validação da Escala de Atitudes Alimentares Transtornadas para adolescentes

Marle S. Alvarenga, Priscila Koritar, Vanessa D. Pinzon, Manoela Figueiredo, Bacy Fleitlich-Bilyk, Sonia T. Philippi, Fernanda B. Scagliusi
8 de fevereiro de 2022
Objetivo: Realizar a avaliação psicométrica da Escala de Atitudes Alimentares Transtornadas (EAAT) para adolescentes...


Dependência e adolescência: a recusa da diferença

Marta Rezende Cardoso
11 de agosto de 2015
Este artigo é dedicado à problemática da dependência psíquica na adolescência a partir de dois eixos de análise: a relação eu/outro e a polaridade interioridade/exterioridade. A experiência de separação do objeto está implicada nessa passagem da vida infantil à vida adulta, vertente central da ques...



Total de artigos: 954
Página 67 de 96
Exibindo 10 artigos por página
O portal Psiquiatria Infantil.com.br já recebeu

48.034.841 visitantes