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NMO in pediatric patients: brain involvement and clinical expression

Joaquín A. Peña; María Elena Ravelo; Eduardo Mora-La Cruz; Cecilia Montiel-Nava
16 de abril de 2011
Neuromyelitis optica (NMO) is an uncommon inflammatory demyelinating disorder characterized by severe acute transverse myelitis (TM) with bilateral simultaneous or sequential optic neuritis (ON). Usually reported in adults and rarely in children, NMO has been considered an exceptional manifestation...


Desenvolvimento e validação preliminar de uma escala multidimensional de satisfação de vida para adolescentes

Joice Dickel Segabinazi; et al
19 de janeiro de 2015
O objetivo deste estudo foi desenvolver uma Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes (ESMVA). Participaram 425 adolescentes (224 meninos e 201 meninas), com idade média de 16,1 anos (DP=1,2)...


Brain morphology and neurological soft signs in adolescents with first-episode psychosis

Joost Janssen; et al
2 de julho de 2012
Adolescents with first-episode psychosis have increased severity of neurological soft signs when compared with controls, but it is unclear whether increased severity of neurological soft signs is an expression of specific structural brain deficits...


Prevenção do suicídio em adolescentes: programa de intervenção believe

Jorge Daniel Neto Façanha; et al
3 de janeiro de 2014
A prevenção dos comportamentos da esfera suicidária, entre os adolescentes, constitui atualmente uma das prioridades de intervenção, contemplada no Plano Nacional de Saúde Mental. No âmbito desse plano, defende-se, ainda, a necessidade de desenvolvimento de respostas e programas de ligação aos Cuida...


Síndrome de encefalopatía posterior reversible (PRES) en dos casos clínicos de eclampsia

Jorge Hasbún H.; Marcelo Rodríguez G.; Gonzalo Miranda G.
3 de julho de 2014
El Síndrome de Encefalopatía Posterior Reversible (PRES) es una entidad descrita en 1996 que ocurre en pacientes con condiciones sistémicas complejas, especialmente embarazadas con pre-eclampsia, en que se agregan signos y síntomas neurológicos destacando convulsiones tónico-clónicas, cefalea...


Psicopatología en familiares de tres generaciones: un estudio epidemiológico en la Ciudad de México

Jorge J. Caraveo-Anduaga; et al.
5 de março de 2012
Diversos estudios han señalado que existe una base familiar para diferentes trastornos psiquiátricos. Sin embargo, el conocimiento acerca de la agregación familiar de los trastornos psiquiátricos y del uso de sustancias está basado, principalmente, en muestras atípicas de personas afectadas...


As influências da psicanálise na educação brasileira no início do século XX

Jorge Luís Ferreira Abrão
9 de abril de 2015
O presente artigo tem por objetivo discutir, a partir de um vértice histórico, a relação entre educação e psicanálise no Brasil. Partindo de um estudo qualitativo, fundamentado na análise bibliográfica relativa à produção psicanalítica dedicada à educação produzida no país nas primeiras décadas do...


Educação escolar e conduta infracional em adolescentes: revisão integrativa da literatura

Jorge Luiz da Silva; Marina Rezende Bazon
16 de maio de 2016
A presente revisão integrativa de literatura investigou as relações existentes entre a educação escolar e a conduta infracional em adolescentes. As bases de dados consultadas foram PsycINFO, LILACS e Scielo, no período de 2008 a 2012...


Síndrome de Aicardi

José Alexandre Bastos; Moacir Alves Borges; Regina Albuquerque; Nely Silvia Aragão De Marchi
18 de julho de 2007
Relatamos um caso de síndrome de Aicardi completa em criança do sexo feminino de 2 meses de idade com defeitos lacunares da coróide, espasmos em flexão, agenesia de corpo caloso e alterações eletrencefalográficas do tipo hipsarritmia assimétrica e alterna atendida no Serviço de Neuropediatria...


Trastorno por déficit de atención con hiperactividad: Evolución en dimensiones clínicas, cognitivas, académicas y relacionales

José Antonio López Villalobos; et al.
6 de janeiro de 2012
El estudio analiza el desarrollo a través de la edad de dimensiones clínicas, cognitivas, académicas y relacionales en casos clínicos de Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad (TDAH)...



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