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Further Evidence for Robust Familiality of Pediatric Bipolar I Disorder: Results From a Very Large Controlled Family Study of Pediatric Bipolar I Disorder and a Meta-Analysis

Janet Wozniak; et al
19 de março de 2014
An emerging pediatric literature documents that pediatric bipolar disorder is prevalent and estimated to afflict more than 1% of children. Lewinsohn et al1 reported a 1% prevalence of bipolar I disorder in a community sample of adolescents in Oregon...


Gender parity and drug use: are girls catching up with boys?

André Malbergier; Luciana Roberta Donola Cardoso; Ricardo Abrantes do Amaral; Verena Castellani Vitor Santos
1º de maio de 2012
The consumption of psychoactive substances is a common behavior in many countries and their use is starting at everearlier ages. Male adolescents had been linked to higher frequency and quantity of alcohol and other drug use and to more drinking-related problems than female adolescents...


Genética do autismo

Gianna Carvalheira; Naja Vergani; Décio Brunoni
5 de julho de 2007
O autismo é uma doença neuropsiquiátrica com profundas conseqüências sociofamilares. Inúmeros trabalhos investigaram pacientes e famílias com metodologia genético-clínica, citogenética e biologia molecular. Os resultados destes trabalhos apontam para um modelo multiloci com interação epistática...


Genética dos transtornos afetivos

Ivanor Velloso Meira Lima; Everton Botelho Sougey; Homero Pinto Vallada Filho
12 de outubro de 2007
Os autores revisam neste artigo o conjunto de evidências genético-epidemiológicas que indicam a presença de fatores genéticos na vulnerabilidade para os transtornos afetivos. Apresentam também os dados obtidos até o momento, através de estratégias...


Genotype-phenotype correlation in Brazillian Rett syndrome patients

Fernanda T. de Lima et al.
28 de outubro de 2009
Rett syndrome (RS) is an X-linked dominant neurodevelpmental disorder, with an estimated prevalence of one in 15000 girls1. There is a typical evolution of the disease, although some of the girls show a variant evolution, and are described as the atypical forms of RS1,2...


Gravidez na adolescência: conhecimentos e prevenção entre jovens

Edna Araújo Guimarães; Geraldina Porto Witter
21 de outubro de 2014
A sexualidade é considerada aspecto importante na adolescência e a gravidez aparece como problema nessa fase de vida...


Grupoterapia cognitivo-comportamental para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual

Luísa Fernanda Habigzang; et al.
24 de novembro de 2009
O abuso sexual contra crianças e adolescentes é um grave problema de saúde pública. Segundo estimativas, uma em cada quatro meninas e um em cada seis meninos são vítimas de alguma forma de abuso sexual antes de completar 16 anos. Esta forma de violência pode desencadear efeitos negativos para...


Guillain-Barré syndrome in children: clinic, laboratorial and epidemiologic study of 61 patients

Vanessa van der Linden; José Albino da Paz; Erasmo Barbante Casella; Maria Joaquina Marques-Dias
5 de maio de 2010
The aim of the study was to analyze the epidemiologic, clinical, laboratory and development profile of Guillain-Barré syndrome series studied at the Child Institute, between 1989 and 2000. From the 61 patients that fulfilled the selection criteria, aged between 7 months and 13 years old...


Habilidades de argumentación escrita: Una propuesta de medición para estudiantes de quinto básico

Antonia Larraín; Paulina Freire; Trinidad Olivos
12 de agosto de 2014
La habilidad para argumentar es fundamental para la inserción en sociedad. Sin embargo, la evidencia sugiere que los sistemas escolares muestran poca capacidad para promover el desarrollo de estas habilidades. En parte, esto se debe a la dificultad para medirla y reconocer su progreso...


Habilidades sociais na síndrome de Asperger

Carolina Rabello Padovani; Francisco Baptista Assumpção Junior
21 de outubro de 2014
A Síndrome de Asperger (S.A.) é um transtorno do comportamento, caracterizado principalmente por prejuízo na interação social e na relação emocional como também por interesses e comportamentos bizarros, com desenvolvimento da linguagem sem atraso e tampouco na evolução cognitiva...



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