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Depressão e ansiedade em adolescentes de escolas públicas e privadas

Joana DArc Vila Nova Jatobá; Othon Bastos
8 de abril de 2010
A adolescência, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o período da vida a partir do qual surgem as características sexuais secundárias e se desenvolvem os processos psicológicos e os padrões de identificação, que evoluem da fase infantil para a adulta...


Sonolência diurna excessiva em pré-vestibulandos

José Carlos Souza; Neomar Souza; Ester Shiori Hirai Arashiro; Rafaela Schaedler
8 de abril de 2010
Durante o processo do dormir ocorrem modificações fisiológicas e comportamentais. Há, também, interferência direta nos processos cognitivos e de aprendizagem...


Desempenho neuropsicológico de tipos de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em tarefas de atenção visual

Gabriel Coutinho; Paulo Mattos; Catia Araújo
8 de abril de 2010
Os critérios propostos pelo DSM-IV (American Psychiatric Association, 1994) para o diagnóstico do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) contemplam duas dimensões sintomáticas distintas, permitindo os seguintes tipos diagnósticos: com predomínio de desatenção...


Fobia social – estudo da prevalência em duas escolas em Porto Alegre

Gabrielly Cruvinel Fernandes; Mauro Barbosa Terra
23 de março de 2010
Fobia pode ser definida como medo irracional que provoca a esquiva consciente do objeto, da atividade ou da situação específica temida. A presença ou a antecipação da entidade fóbica provoca grave sofrimento no indivíduo afetado, que reconhece sua ação como excessiva...


Estudo antropométrico do crânio de recém-nascidos normais em Sergipe

Hélio A. Oliveira; Antonio C. da Paixão; Marcelo de Oliveira R. Paixão; Vanessa Cristina F. Barros
23 de março de 2010
O estudo antropométrico do crânio é fundamental para a avaliação do recém-nascido. As medidas antropométricas usadas na atualidade são baseadas em resultados obtidos há mais de cinco décadas, os quais não são capazes de determinar um padrão nacional em decorrência de possíveis influências de algumas...


Meningoencefalocele transesfenoidal transpalatina

Marcílio Monteiro; et al
23 de março de 2010
A meningoencefalocele transesfenoidal é rara apresentação dos disrafismos do tubo neural. Caracteriza-se pela herniação do tecido neural através de uma falha óssea no osso esfenóide. A apresentação clínica é variável, podendo ser desde assintomática até obstrução das vias aéreas, rinorréia...


Ecografia transfontanelar com fluxo a cores em recém-nascidos prematuros

Marcelo Cardoso de Assis; Helio Rubens Machado
23 de março de 2010
Com o objetivo de determinarmos, evolutivamente, a medida da velocidade do fluxo sangüíneo nas artérias intracranianas, em recém-nascidos prematuros (RNP) normais e com hemorragia intracerebral, avaliamos - no período de junho de 1994 a março de 1999 - 73 recém-nascidos prematuros...


Análise da eficácia do metilfenidato usando a versão abreviada do questionário de conners em transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

Ênio Roberto de Andrade; Claudia Scheuer
23 de março de 2010
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é quadro diagnóstico bastante complexo, de início precoce, com evolução crônica que repercute em diversos contextos. Três a 5% das crianças em idade escolar apresentam esse transtorno. O questionário de Conners vem sendo utilizado como...


Transtornos depressivos em crianças com leucemia linfoide aguda e com insuficiência renal crônica terminal / estudo de série de casos

Juliana Oliveira; José Marcelino Bandim; José Eulálio Cabral Filho
1 de março de 2010
Dentre as pesquisas sobre psicopatologia na infância e adolescência, têm-se destacado estudos sobre depressão (na sua forma sindrômica ou puramente sintomatológica). Tais estudos não só focalizam populações de forma geral, mas também populações específicas, como crianças com outras doenças...


Características das prescrições no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

Walter Camargos Jr.; Rodrigo Nicolato
1 de março de 2010
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDA/H) tem sido extensamente trabalhado do ponto de vista científico nessas duas últimas décadas. Aspectos genéticos, clínicos, terapêuticos via psicofarmacologia ou psicoterápicos, familiares, pedagógicos ou mesmo jurídicos têm sido propagados...



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