Psiquiatra Infantil

Artigos Científicos

Buscar artigo:

   

Procure pelos seguintes campos: Título, autor e conteúdo

Busca Avançada



Compreensão de leitura: estratégias de tomar notas e da imagem mental

Sandra Patrícia Ataíde Ferreira; Maria da Graça Bompastor Borges Dias
8 de junho de 2015
Objetivou-se verificar e comparar o efeito do treinamento das estratégias de Tomar Notas e da Imagem Mental sobre a compreensão de leitura entre crianças de oito a 14 anos com dificuldades nesta área, de escolas públicas e particulares...


O conceito de morte em crianças portadoras de doenças crônicas

Wilma da Costa Torres
8 de junho de 2015
O estudo investiga a relação entre o nível cognitivo e o conceito de morte em crianças portadoras de doenças crônicas e compara a evolução deste conceito entre essas crianças e crianças sadias do mesmo nível cognitivo e mesmo nível sócio econômico (carência)...


As relações entre o desempenho em problemas de divisão e as concepções de crianças sobre a divisão

Síntria Labres Lautert; Alina Galvão Spinillo
8 de junho de 2015
O conhecimento matemático de crianças sobre a divisão foi investigado a partir de dois aspectos: desempenho em problemas de divisão e as concepções sobre a divisão. Oitenta crianças (5-9 anos) foram solicitadas a resolver dois tipos de problemas de divisão(um de partição e outro por quotas)...


Dificuldades no desenvolvimento da lectoescrita: o papel das habilidades metalingüísticas

Sandra Regina Kirchner Guimarães
8 de junho de 2015
Este estudo investigou a relação entre habilidades metalingüísticas (consciência fonológica e sintática) e desempenho na leitura e na escrita (ortografia) de palavras isoladas...


A avaliação da competência social: versão portuguesa da forma para professores do SSRS

Marina Serra de Lemos; Helena Isabel Meneses
8 de junho de 2015
O trabalho de investigação aqui apresentado teve um duplo objetivo: explorar as dimensões da competência social em crianças portuguesas e adaptar um instrumento de avaliação válido para a investigação e intervenção nesta área e utilizável em contexto escolar...


Atividades cotidianas de crianças em situação de rua

Paola Biasoli Alves; et al
8 de junho de 2015
Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa descritiva da observação de atividades cotidianas de vinte crianças em situação de rua da área central de Porto Alegre, Brasil...


Aspectos Cognitivos e Comportamentais na Média Meninice de Crianças Nascidas Pré-Termo e com Muito Baixo Peso

Maria Beatriz Machado Bordin, Maria Beatriz Martins Linhares, Salim Moysés Jorge
8 de junho de 2015
O objetivo deste estudo consiste em avaliar o desenvolvimento cognitivo e o comportamento de 20 crianças de 8 a 10 anos nascidas pré-termo e baixo peso (£ 1500g) no HCFMRP...


O Brinquedo de Pré-Escolares: Um Espaço de Ressignificação Cultural

Luciane De Conti, Tania Mara Sperb
8 de junho de 2015
Este artigo analisa a construção do significado social do brincar em um grupo de crianças pré-escolares, cinco meninos e cinco meninas. Para atingir este objetivo, mães e a professora destas crianças foram entrevistadas para definir suas concepções sobre o brincar. As atividades de brincar das crian...


Concepções de Educadoras Sobre a Adaptação de Bebês à Creche

Andrea Rapoport2, Cesar A. Piccinini
8 de junho de 2015
Embora haja consenso entre os pesquisadores sobre a complexidade do período de adaptação à creche, existem ainda inconsistências sobre o momento mais adequado para se colocar o bebê na creche, quanto ao conceito de adaptação e como avaliar este período...


Deficiência Mental e Família: Implicações para o Desenvolvimento da Criança

Nara Liana Pereira Silva, Maria Auxiliadora Dessen
8 de junho de 2015
O conceito de deficiência mental possui uma história que esteve sempre muito próxima das concepções sócio-econômicas e de homem vigentes em uma determinada sociedade...



Total de artigos: 954
Página 12 de 96
Exibindo 10 artigos por página
O portal Psiquiatria Infantil.com.br já recebeu

49.748.761 visitantes